Comentários
600
Mercado imobiliário

Intolerância à falta de tolerância

O preço a se pagar pode ser muito alto para se acordar o gigante adormecido e ensinar o brasileiro a pensar antes de votar, a acompanhar os desmandos de quem está no governo, e a cobrar responsabilidades

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
Como muitas vezes sentimos insuportável o mundo... Como as pessoas estão insuportáveis, intolerantes, depressivas e agressivas. De repente, a polarização tomou conta do país. Um professor foi demitido semana passada em São Paulo por ter ameaçado um aluno, por meio das redes sociais, dizendo que iria acabar com ele e com sua família “assim que iniciar a tão esperada revolução”. Uma pediatra do Rio Grande do sul se nega a atender a uma criança por ser filha de petista...

As pessoas perderam o escrúpulo? Perderam a esperança?

Milhões vão às ruas contra a corrupção e lutando por mais ética, mas cometem delitos no seu cotidiano. Só enxergam desrespeito as regras em terceiros e não em si mesmos. A falta de ética e caráter, a política de levar vantagem em tudo, a ilegalidade e a impunidade trazem uma carga perversa e vergonhosa ao povo brasileiro.

Choca muito essa violência atual (e virtual), porque vai muito além da violência urbana que sempre assolou e assustou o Brasil e que deveria estar na tônica das discussões políticas e sociais, juntamente aos temas que dizem respeito ao Estado: saúde, educação e habitação.

O preço a se pagar pode ser muito alto para se acordar o gigante adormecido e ensinar o brasileiro a pensar antes de votar, a acompanhar os desmandos de quem está no governo, e a cobrar responsabilidades.

Corrupção sempre existiu, no Brasil e no mundo. A novidade por aqui é que em meio a um período superturbulento da economia e da política, estão prendendo elementos do governo e da iniciativa privada. Gente “graúda”: corruptos e corruptores.

O que está ocorrendo é um grande amadurecimento digno de orgulho e esperança devido ao fortalecimento das instituições democráticas e autonomia da Polícia Federal e da Justiça.

Não podemos deixar a polarização crescer e nos ameaçar.

Urge enxergarmos além do óbvio, reconhecer os malefícios de gestões desastrosas e arrogantes. Devemos nos importar com a situação do país e de seu povo.

Exigir políticas e reformas necessárias e lutar por segurança, sem brigas ou armas. É legítimo flamular bandeiras mas que não sangrem, mesmo que vermelhas.

No hino à Bandeira do Brasil Olavo Bilac diz que “nos momentos de festa ou de dor, paira sempre sagrada bandeira, pavilhão da justiça e do amor”!

Estamos sofridos, todos e de todas as classes, idades e credos. Por isso tanta amargura. A dimensão da crise atual alcança a todos. Os ânimos estão exaltados, as pessoas inseguras. Sentimos isso em nosso dia a dia. No trânsito, nas relações familiares e sociais, no trabalho.

Especialmente no trabalho, além da percepção dos desgastes nas relações pessoais devido à intransigência resultante do status quo, há algo extremamente saudável acontecendo: a busca por inovação, da qual já falei algumas vezes, e a melhoria na gestão.

Talvez por perceber onde pode levar a falta dela ao ver o próprio país e tantas organizações em situações gravíssimas, todos queremos reavaliar e melhorar os processos de gestão. Isso me parece extremamente benéfico para as empresas (e para governos) que tiverem a capacidade de se reinventarem.

Na sociedade brasileira, em vez de ser paternalistas, temos de estimular a criatividade, preparar as pessoas, buscar soluções, competir e ser mais éticos. Especialmente, termos esperança em dias, empresas e governos melhores, bendizer a vida, parar de ter dó de nós mesmos e ler um pouco mais de Olavo Bilac e outros poetas.

“Um pouco de poesia não faz mal a ninguém!”

Tags: tolerância intolerância comportamento sociedade brasil corrupção ética violência

Outros Artigos

ver todas
17 de outubro de 2016
26 de setembro de 2016
21 de agosto de 2016
25 de julho de 2016
27 de junho de 2016