Comentários
600

A era dos supercompactos

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
No segundo semestre de 2013, a CMI-Secovi/MG divulgou o resultado de um levantamento realizado entre 1983 e 2013, quando foram pesquisadas as áreas internas médias dos apartamentos à venda em Belo Horizonte, cuja metragem nas últimas quatro décadas passou de 150 metros quadrados (m²) em 1983 para 130m² em 1993, 120m² em 2003 e 113m² em 2013, o que representou uma redução média de 25% no período.

Embora essa seja uma tendência mundial, cujo fenômeno foi registrado nas grandes cidades dos continentes europeu e norte-americano, ela vem de encontro a outra pesquisa realizada na capital paulista pela Geoimóvel Tecnologia e Informação Imobiliária, que constatou terem sido lançados mais de 10 mil imóveis em 2006, representando 35% do total. Em 2013, esse número foi inferior a 3 mil unidades, o que não chegou a 10% dos lançamentos ocorridos na cidade de São Paulo.

Segundo o estudo elaborado pela consultoria imobiliária, isso se deve a uma mudança socioeconômica relacionada ao encolhimento das famílias, a maior quantidade de pessoas solteiras, a existência de um estoque desse tipo de imóvel e, principalmente, à alta do valor do metro quadrado, tanto de terreno como das unidades construídas. Isso fez com que o produto imobiliário se tornasse por demais oneroso à maior parte da população.

Esse estudo buscou ainda contextualizar os diversos perfis de imóveis, individualizados pelo número de dormitórios. O apartamento de quatro quartos foi identificado para o segmento de alto padrão, para quem quer muitos cômodos, mas por seu valor ultrapassar R$ 1 milhão perde espaço nos lançamentos, enquanto o de três quartos é voltado para os casais com dois filhos e que querem um cômodo extra, mas não se presta a quem quer uma opção econômica, embora a grande maioria situa-se em uma faixa de preço que permite o uso do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS).

Nas unidades menores, os apartamentos de dois quartos atendem os casais com um filho ou solteiros que buscam um escritório em casa, representando a maior parte dos lançamentos. Já as unidades de um quarto voltam-se para solteiros ou casais sem filhos, embora sua área situa-se usualmente abaixo de 40m², o que reduz o espaço do apartamento, mostrando que sua participação nos lançamentos é crescente e representa a aposta das incorporadoras no segmento de alto padrão.

Isso se deve a uma constatação dos empreendedores de voltar seus produtos para as pessoas que moram sozinhas. Essa parte da população em Belo Horizonte já representa mais de 100 mil residências segundo o censo de 2010, o que levou ao planejamento de edifícios com muita oferta de serviços, além de repaginarem as áreas de uso comum, que compensa a redução das áreas privativas.

Nesse novo conceito não basta o salão de festas, o playground e uma piscina modesta. Os compradores valorizam o que se denomina condomínio-clube, no qual o morador encontra muito mais conforto e itens disponíveis, tais como academia, amplas piscinas, sauna, espaço gourmet e espaço mulher, dotando o edifício de toda a infraestrutura que compensa a redução da área privativa do apartamento.

Por outro lado, os espaços internos também desafiam a criatividade dos arquitetos, que utilizam artifícios técnicos para garantir uma sensação de amplitude, como a integração da sala à cozinha, a adaptação da varanda para um espaço gourmet, utilização de mesa-balcão entre a cozinha e a sala, um mesmo piso para todo o imóvel, janelas até o piso e a colocação de espelhos.

Nessa onda de redução de espaço, o recordista é um apartamento ao “estilo japonês”, lançado recentemente na cidade de São Paulo, com a incrível metragem de 19m², que se tornou uma sensação de vendas. Atende um público que fica pouco em casa, busca a praticidade e que se acostumou com a armazenagem digital, por isso não acumula tantas coisas, sabendo, assim, aproveitar melhor os espaços.

*Engenheiro e advogado, sócio da Precisão Consultoria e autor do livro Guia de negócios imobiliários - Como comprar, vender ou alugar seu imóvel

E-mail para esta coluna: coluna@precisaoconsultoria.com.br

Tags: imóveis

Outros Artigos

ver todas
13 de março de 2017
21 de novembro de 2016
24 de outubro de 2016
26 de setembro de 2016
01 de setembro de 2016