30 de agosto de 2010 - Neste mesmo espaço, na nossa coluna publicada em 1º de agosto, antecipamos sobre um evento que ocorreu na semana passada, dia 21, e do qual muito nos orgulhamos: o Dia Nacional da Construção Social. Hoje, queremos aqui falar sobre os resultados dessa comemoração.
Em números, o evento reuniu 6,2 mil trabalhadores da construção e seus familiares no Clube do Trabalhador, em Betim, oferecendo 36.484 atendimentos nas áreas de saúde, cidadania e lazer, um verdadeiro mutirão solidário organizado pelo Sinduscon-MG, Sindicato da Indústria da Construção Pesada (Sicepot-MG) e Serviço Social da Indústria da Construção Civil no Estado de Minas Gerais (Seconci-MG).
Mas mais importante do que o resultado quantitativo é o resultado qualitativo desse tipo de iniciativa. É muito gratificante, por exemplo, acompanhar a emoção de uma dona de casa que, aos 58 anos, teve a oportunidade de, pela primeira vez na vida, emitir seus documentos e ouvi-la comemorar com o protocolo de emissão da carteira de identidade e do CPF em mãos: “Sempre cuidei dos outros e nunca tive tempo de cuidar de mim. Moro longe do Centro de Belo Horizonte e para mim fica difícil correr atrás dessas coisas. Agora chegou a minha vez”.
Empolgante também foi acompanhar o interesse dos operários e operárias – sim, havia várias mulheres – nas aulas práticas de construção civil oferecidas pelo Senai, por meio da Escola de Formação Profissional Paulo de Tarso. Revestimento cerâmico, instalação hidrossanitária e de gás, assentamento de alvenaria, dry wall/gesso acartonado, ergonomia e primeiros socorros e palestras sobre saúde ocupacional e demonstrações de Equipamentos de Proteção Individual (EPI) e Coletivos (EPCs) estiveram na agenda do dia.
Na área da saúde, nos surpreendeu o nível de consciência das mulheres sobre a importância do exame de prevenção do câncer de mama. Por meio do Seconci-MG, foram passadas orientações sobre a doença e como preveni-la, além de realizados exames de toque. E o resultado foi que grande parte das atendidas vem fazendo periodicamente o exame.
Em relação às orientações sobre doenças sexualmente transmissíveis repassadas pela equipe do Serviço de Prevenção e Assistência a Doenças Infecciosas (Sepadi) da Prefeitura de Betim, o que mais chamou a atenção foi o preservativo feminino. Tanto mulheres quanto homens se interessaram pelo assunto e, em sua maioria, se mostraram à vontade para falar sobre o tema.
Ainda na área de saúde, a Unidade Móvel Odontológica do Seconci-MG não ficou um minuto sequer sem fila. E isso nos proporciona uma imensa satisfação, pois revela a carência desse público em relação à saúde bucal.
E, claro, sempre é emocionante ver a alegria das crianças nos diversos brinquedos da Rua de Lazer. E, ainda, acompanhar a descontração dos participantes jcom as mascotes dos principais times de futebol de Minas – América, Atlético e Cruzeiro – ,que circularam pelo clube, enfatizando o tema escolhido do evento deste ano: o esporte.
No fim do dia, a sensação que tivemos foi de que os objetivos do Dia Nacional da Construção Social foram atingidos: promover o resgate da cidadania e qualidade de vida dos trabalhadores e sensibilizar os empresários para a importância da responsabilidade social.
* Diretor de Comunicação do Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado de Minas Gerais (Sinduscon-MG)
Esta matéria tem: (0) comentários
Não existem comentários ainda