Comentários
600
Mercado imobiliário

Desenvolvimento e renovação no setor

Os desafios mudam e é preciso encontrar novos instrumentos para que o desenvolvimento seja perene. É preciso modernizar ainda mais, incorporando tecnologias e novas formas de gestão

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
Este mês tem sido de muita movimentação para o setor. Importantes eventos vêm debatendo o futuro da construção, se debruçando, principalmente, sobre temas e projetos que envolvem o ganho de competitividade e sustentabilidade das empresas. Hoje, vivemos um novo tempo e temos que buscar meios de introduzir maior eficiência aos processos construtivos ao passo em que se deve elevar a qualidade das edificações.

Alinhado como esse momento, a 85ª edição do Encontro Nacional da Indústria da Construção (Enic) reuniu profissionais e empresários de todo o Brasil em Fortaleza (CE) para discutir propostas concretas de desenvolvimento. A programação do evento, que ocorreu no início do mês, abarcou todos os principais temas em evidência, entre eles, obras de infraestrutura, agenda ambiental, segmento imobiliário e habitação popular, relações trabalhistas e perspectivas econômicas.

Participando ativamente dos debates, o Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado de Minas Gerais (Sinduscon-MG) foi destaque na condução dos trabalhos do Fórum Nacional das Empresas Prestadoras de Serviços e do Fórum Banco de Dados da CBIC. Outra contribuição importante foram os lançamentos das cartilhas Principais normas técnicas – Edificações e Manual de uso, operação e manutenção das edificações.

Eventos do porte do Enic, que reuniu mais de 1,5 mil players do mercado, são importantes para dimensionar o quanto essa indústria cresceu nos últimos anos e o quanto contribui para o desenvolvimento socioeconômico.

Em Minas Gerais, mais de 8,2 mil empresas com atuação na área da construção estão filiadas ao Sinduscon-MG. Um verdadeiro exército de empresários que se dispuseram a enfrentar desafios para gerar riqueza, edificar o nosso estado e criar oportunidades de trabalho e carreira para os mineiros. Números que justificaram celebrar bastante o Dia da Construção Civil em 25 de outubro. Já no dia seguinte foi a vez de comemorar o Dia Nacional do Trabalhador da Construção Civil.

Além do crescimento do setor e do volume de empregos gerados, ao longo desse período houve grande evolução dentro e fora do canteiro de obra. Hoje, as empresas e entidades do setor, como o Sinduscon-MG e o Seconci-MG, o seu braço social, têm investido na capacitação e qualificação em todos os níveis, tornando cada vez mais comum histórias de operários que começaram como serventes e chegaram a cargos de gerência. Outro ponto em que o setor tem concentrado esforços é nas áreas de segurança e saúde. Desde a criação do Seconci-MG, em 1992, mais de 1,5 milhão de atendimentos foram feitos. Investimento que reflete na melhora do bem-estar de toda sociedade.

Contudo, os desafios mudam e é preciso encontrar novos instrumentos para que o desenvolvimento seja perene. É preciso modernizar ainda mais, incorporando tecnologias e novas formas de gestão. Por isso, mais uma iniciativa que vai ocorrer neste mês mostra o quão dinâmico é o setor. Trata-se do Construbusiness – Fórum da Construção Civil, voltado para discutir as tendências da economia brasileira e do setor nos próximos anos. O evento é uma realização do Sinduscon-MG Jovem, que reúne os novos gestores da construção mineira e reflete o movimento contínuo de renovação do espírito empreendedor no setor.

* Vice-presidente de Comunicação do Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado de Minas Gerais (Sinduscon-MG)

E-mail para esta coluna: comunicacao@sinduscon-mg.org.br

Tags: construção civil

Outros Artigos

ver todas
22 de junho de 2015
01 de junho de 2015
27 de abril de 2015
31 de março de 2015
03 de fevereiro de 2015