Comentários
600
Mercado imobiliário

A cultura prevencionista está dando resultados

As entidades e os empresários do setor da construção civil em Minas permanecem inquietos, sempre trabalhando na evolução dos procedimentos para eliminar os riscos à saúde e à vida do trabalhador

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
Ao longo dos anos, a indústria da construção vem investindo maciçamente em procedimentos e tecnologias com o intuito de eliminar os riscos à saúde e segurança do operário. Aliado a isso, as empresas também intensificaram seus esforços para qualificar e instruir seus funcionários quanto à necessidade de seguir as regras e adotar um comportamento responsável e preventivo em seus locais de trabalho.

Diante do desafio constante de incorporar cada vez mais segurança nos canteiros de obra e garantir um ambiente saudável, o Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado de Minas Gerais (Sinduscon-MG), por meio do Serviço Social da Indústria da Construção Civil no Estado de Minas Gerais (Seconci-MG), seu braço social, vem promovendo diversas ações e projetos.

São inúmeros cursos, palestras, fóruns e seminários realizados durante o ano com o enfoque em saúde e segurança no trabalho. Nesses encontros, novas soluções são discutidas para viabilizar a sua adoção no setor e nas práticas cotidianas dentro das obras.

Paralelamente, o Sinduscon-MG reafirma seu compromisso com o setor orientando as empresas associadas a seguirem todas as normas de segurança do trabalho por meio de informativos, cartilhas e eventos diversos.

Para sensibilizar também os operários, os contratados pelas empresas associadas passam por um treinamento de seis horas, em conformidade com a NR-18, do Ministério do Trabalho e Emprego, além de ser estimulado a participar de palestras dentro e fora das obras. Periodicamente, jornais e cartilhas são distribuídos para disseminar e fortalecer a cultura prevencionista.

Um dos projetos de destaque nessa área é o Prêmio Segurança do Trabalho, iniciativa do Seconci-MG e do Sinduscon-MG, que completou 15 edições em 2013. O evento avalia os procedimentos de segurança das empresas concorrentes e elege aquelas que têm boas práticas em relação à prevenção e que investem para um bom ambiente de trabalho em suas obras.

Os resultados positivos dessas e de outras iniciativas têm refletido, de fato, nas estatísticas oficiais. Lançada recentemente, a cartilha Segurança no trabalho na construção civil, que faz parte da 7ª edição do Kit Qualidade Sinduscon-MG, reúne as principais normas regulamentadoras e agrega um levantamento sobre acidentes do trabalho no Brasil e em Minas Gerais. Com base nos dados do Ministério da Previdência, a publicação aponta que os índices de acidentes e mortalidade estão diminuindo em nossos canteiros.

Em Minas Gerais, a taxa de incidência de acidentes de trabalho na construção civil apresentou redução significativa entre 2007 e 2011, saindo de 22,14 para cada mil vínculos de trabalho para 19,06 por mil, queda de 13,91%.

Já a taxa de mortalidade no setor em Minas caiu de 18,94 em cada 100 mil vínculos de trabalho para 11,25 em cada 100 mil, de 2007 a 2011. Redução de mais de 40% no indicador. Cabe lembrar que a taxa de mortalidade na construção, em 2011, no nosso estado, foi bem inferior a do Brasil, que registrou 16,21 óbitos por 100 mil trabalhadores. Uma conquista muito importante e que deve ser motivo para redobrarmos nossos esforços.

Por isso, as entidades e os empresários do setor da construção civil em Minas permanecem inquietos, sempre trabalhando na evolução dos procedimentos para eliminar os riscos à saúde e à vida do trabalhador. Esse é o compromisso do Sinduscon-MG e do Seconci-MG.

* Vice-presidente de Comunicação do Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado de Minas Gerais (Sinduscon-MG)


E-mail para esta coluna: comunicacao@sinduscon-mg.org.br

Tags: mercado imobiliário

Outros Artigos

ver todas
22 de junho de 2015
01 de junho de 2015
27 de abril de 2015
31 de março de 2015
03 de fevereiro de 2015