Comentários
600
Mercado imobiliário

Um prêmio à segurança na construção

Quando cada parte implementa ações palpáveis, os resultados beneficiam todos

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
Uma das grandes transformações pelas quais passou a indústria da construção nas últimas décadas refere-se à saúde e segurança no trabalho. Ao longo dos anos, a segurança nos canteiros de obra deixou de ter caráter corretivo para ser encarada com uma concepção mais ampla, que contempla desde o projeto até a conclusão das obras, preconizando um ambiente de trabalho saudável e amparando também a qualidade de vida do trabalhador.

Desse modo, ajudar a construir uma cultura prevencionista e disseminá-la junto aos agentes do setor tornou-se um dos objetivos do Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado de Minas Gerais (Sinduscon-MG) e do seu braço social, o Serviço Social da Indústria da Construção Civil no Estado de Minas Gerais (Seconci-MG).

São várias as iniciativas implementadas, que incluem programas educativos, treinamentos e capacitações de profissionais. Todas as ações são estruturadas em conformidade com a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) e com as Normas Regulamentadoras (NRs), editadas pelo Ministério do Trabalho e Emprego. Contudo, o entendimento consolidado no setor é de que sempre é preciso ir além do que determina a legislação, pois investir em segurança é preservar a vida e promover o desenvolvimento social, cultural e econômico de nossa sociedade.

Por isso, como forma de reconhecimento às boas práticas adotadas nos canteiros de obras, e também com o intuito de disseminá-las, o Sinduscon-MG e o Seconci-MG criaram o Prêmio Segurança do Trabalho. O concurso é aberto a todas as empresas associadas às duas entidades. Em 2013, além das empresas de Belo Horizonte, puderam participar aquelas com obras sendo executadas em Betim, Contagem, Lagoa Santa e Nova Lima, desde que estivessem inscritas no Programa Brasileiro de Qualidade e Produtividade do Hábitat (PBQP-H).

O grande destaque da 15ª edição Prêmio de Segurança do Trabalho foi a categoria Empresa prevencionista, tendo como empresa vencedora de 2013 a Construtora Castor. Ela acumulou a maior pontuação no sistema de avaliação do Segcon, um software de gestão da NR 18, desenvolvido pelo Seconci-MG, que relaciona elementos da obra a itens da norma regulamentadora, além de fornecer referência a normas complementares.

Já as empresas que alcançaram as cinco melhores médias de pontuação abaixo da vencedora foram premiadas com o Certificado de empresa prevencionista. Por ordem alfabética, são elas: Dominus Engenharia, Habitare Construtora e Incorporadora, MRV Engenharia e Participações, Odebrecht Realizações Imobiliárias e Participações e Sengel Construções.

Outra categoria é a Empresa destaque na área de vivência, que valoriza a segurança e o conforto para o funcionário no canteiro de obras. O prêmio foi conquistado pela MRV Engenharia e Participações, devido à maior pontuação nas inspeções realizadas nas áreas de vivência.

Por meio de projetos como o Prêmio de Segurança do Trabalho, o Sinduscon-MG, o Seconci-MG e as empresas do setor em Minas vêm redobrando seus esforços para sensibilizar todos os agentes da importância, da necessidade e da viabilidade de adotar uma conduta responsável. Quando cada parte implementa ações palpáveis, os resultados beneficiam todos.

Portanto, faz-se necessário parabenizar as empresas vencedoras do 15º Prêmio de Segurança do Trabalho e reafirmar o nosso comprometimento em reduzir os acidentes e promover melhorias no ambiente de trabalho com vistas à saúde e segurança do trabalhador.

 

* Vice-presidente de Comunicação do Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado de Minas Gerais (Sinduscon-MG)


E-mail para esta coluna: comunicacao@sinduscon-mg.org.br

 

Tags: construção

Outros Artigos

ver todas
22 de junho de 2015
01 de junho de 2015
27 de abril de 2015
31 de março de 2015
03 de fevereiro de 2015