Comentários
600
Mercado imobiliário

O crescimento do país na pauta da construção

"As discussões acerca de habitação, infraestrutura, saneamento, construção sustentável, inovações tecnológicas, produtividade, competitividade e capacitação de profissionais são pautas fundamentais de uma agenda multissetorial de desenvolvimento para todo o país"

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
Diante da atual conjuntura macroeconômica brasileira, de nossas potencialidades e das oportunidades que o país está deixando de desenvolver ainda mais, a 86ª edição do Encontro Nacional da Indústria da Construção (Enic) adotou um lema que explicita os anseios, não somente dos agentes do setor, mas de toda a sociedade brasileira: “Cresce, Brasil!”.

O maior evento da construção na América Latina reuniu empresários, gestores, profissionais e especialistas, além de autoridades, para debater soluções inerentes ao setor. Contudo, as discussões acerca de habitação, infraestrutura, saneamento, construção sustentável, inovações tecnológicas, produtividade, competitividade e capacitação de profissionais são pautas fundamentais de uma agenda multissetorial de desenvolvimento para todo o país.

Por isso, o encontro, realizado entre os dias 21 e 23, ganha ainda mais relevância nesse momento em que o Brasil procura meios para retomar a curva ascendente. Cabe lembrar que, historicamente, os ciclos com maiores taxas de elevação do produto interno bruto (PIB) estiveram atrelados a um sólido desempenho da indústria da construção.

Assim, reafirmando o compromisso com seus associados, com a sociedade mineira e com o progresso do país, o Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado de Minas Gerais (Sinduscon-MG) assumiu papel de destaque dentro das discussões do Enic 2014.

No Fórum Nacional das Empresas Prestadoras de Serviços, o presidente do Sinduscon-MG, Luiz Fernando Pires, com o apoio da Diretoria de Obras Públicas do Sindicato, conduziu os trabalhos sobre eficácia na gestão e aspectos específicos do segmento de montagem industrial. O encontro teve a participação de representantes de Sinduscons de sete estados.

Nas reuniões do Banco de Dados da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), coordenadas pelo Sinduscon-MG, foi apresentado o projeto do novo sistema on-line de cálculo e divulgação do custo unitário básico (cub). O objetivo é dinamizar ainda mais o atual sistema, que já é utilizado por mais de 20 Sinduscons no país.

Dentro das reuniões do banco de dados também foram ministradas as palestras: Aspectos econômicos e financeiros dos empreendimentos imobiliários; Pesquisa anual da indústria da construção (PAIC); Sondagem da indústria da construção; e Ferramenta para obtenção de informações do mercado imobiliário.

Na parte técnica, durante o Enic2014 também houve o lançamento de duas publicações que tiveram a participação do Sinduscon-MG em sua elaboração. Uma é o Manual Nacional de Garantias, trabalho inédito que pretende uniformizar a linguagem dos manuais, principalmente dos prazos de garantias e informações acerca do uso, operação e manutenção dos edifícios.

A outra é a cartilha Principais Normas Técnicas, uma realização do Sinduscon-MG com o apoio da CBIC, que lista as normas da ABNT relacionadas à atividade de construção de edifícios. Em sua terceira edição, a publicação traz a atualização do conteúdo e incorpora as novas normas de reforma e cabeamento estruturado.

A programação do evento contemplou ainda a entrega do Prêmio CBIC de Responsabilidade Social para as boas iniciativas no setor, por categoria Empresa, Destaque Social e Trabalhador Modelo. O 86º Enic foi realizado em Goiânia pelo Sinduscon-GO e pela Associação das Empresas do Mercado Imobiliário de Goiás (Ademi-GO).

 

* Vice-presidente de Comunicação do Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado de Minas Gerais (Sinduscon-MG)


E-mail para esta coluna: comunicacao@sinduscon-mg.org.br

Tags: mercado imobiliário

Outros Artigos

ver todas
22 de junho de 2015
01 de junho de 2015
27 de abril de 2015
31 de março de 2015
03 de fevereiro de 2015