Comentários
600
Mercado imobiliário

A hora certa de comprar o imóvel

"Ao retardar a decisão de compra, o consumidor pode vir a enfrentar um cenário em que o ritmo de valorização do imóvel seja maior que o ritmo de incremento da renda"

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
Comprar uma casa ou apartamento é, certamente, umas das decisões que mais deve ser planejada ao longo da vida. Muitas pessoas ficam em dúvida sobre quando é a hora certa para dar esse importante passo, principalmente agora que as notícias sobre economia estão conflitantes. Contudo, especialistas em finanças pessoais sempre indicam a aquisição de imóvel para quem está pagando aluguel e tem condição de comprar.

Para famílias que estão em busca da casa própria, a melhor hora para comprar é quando elas estão com condições financeiras para realizar a operação. Isso porque o valor do aluguel, que entra como despesa no orçamento, pode ser transformado em investimento, já que ele estará possibilitando a aquisição de um patrimônio durável para toda a família.

Por isso, não há momento ruim para a compra de imóvel. Muito pelo contrário. Deixar-se levar pela especulação e esperar por uma queda de preços pode resultar em prejuízo ou mesmo frustração.

Apesar de não estarem ocorrendo grandes aumentos nos preços médios do mercado, os imóveis seguem se valorizando e especialistas descartam uma queda nos valores. Cabe ressaltar, ainda, que o mercado imobiliário pode apresentar dinâmicas diferentes, dependendo da região. Assim, por questões específicas e locais, os preços podem apresentar elevação acima da média do mercado, mesmo com a economia brasileira em desaceleração.

Alguns dos fatores que provocam esse fenômeno são a instalação de equipamentos urbanos (teatro, cinemas, centros de compras, escolas, hospitais etc.), investimentos em infraestrutura viária (ruas, avenidas, duplicação de rodovias ou metrô) e, também, o aumento na disponibilidade de serviços e comércio (redes e sistemas de água, energia, saneamento e telecomunicações, inauguração de shoppings etc.).

Desse modo, ao retardar a decisão de compra, o consumidor pode vir a enfrentar um cenário em que o ritmo de valorização do imóvel seja maior que o ritmo de incremento da renda. A consequência disso é que o apartamento que todos gostaram, e que hoje cabe no bolso, pode aumentar de preço e sair das condições financeiras da família. Por isso, o investimento em imóvel é sempre indicado, principalmente em tempos de crise, quando a inflação alta corrompe o poder de compra.

É preciso considerar também a segurança que a casa própria propicia, garantindo uma das necessidades básicas. A moradia fica garantida, mesmo em momentos de dificuldade financeira.

Morando de aluguel, a incerteza sempre ronda os membros da família. São muitos os casos em que o proprietário do imóvel impõe um aumento no valor da locação acima das condições financeiras do inquilino ou mesmo solicita a desocupação. Assim, na urgência de achar uma nova moradia para a família, é grande a possibilidade de se fazer um mau negócio.

Portanto, quem está em condições de realizar o tão almejado sonho da casa própria deve planejar as suas finanças e buscar, no mercado, os imóveis que mais se adequem ao seu perfil e à sua capacidade de pagamento.

O importante é que a decisão de compra do imóvel seja discutida por toda a família. É preciso ficar atento às ofertas e comparar as vantagens de cada empreendimento, de acordo com as necessidades de todos que vão habitar a nova moradia. Hoje, há empreendimentos de todos os tipos e a escolha certa pode significar maior qualidade de vida e economia de tempo e dinheiro.

 

* Vice-presidente de Comunicação do Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado de Minas Gerais (Sinduscon-MG)


E-mail para esta coluna: comunicacao@sinduscon-mg.org.br

Tags: comprar

Outros Artigos

ver todas
22 de junho de 2015
01 de junho de 2015
27 de abril de 2015
31 de março de 2015
03 de fevereiro de 2015