Comentários
600

Informação e conhecimento a serviço da construção civil

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
O Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado de Minas Gerais (Sinduscon-MG), atento às demandas por aumento de qualidade, produtividade e sustentabilidade no setor, apresenta mais uma vez ao mercado o seu Kit Qualidade. Em sua oitava edição, ele será lançado no dia 12 e tem o objetivo de disseminar informações e conhecimentos para que as construtoras melhorem os seus produtos e ofereçam ainda mais benefícios ao consumidor.

Na área técnica, o Sinduscon-MG focou em publicações que atualizam os conhecimentos acerca de questões envolvendo meio ambiente e processos que utilizam concreto. A terceira edição da cartilha Alternativas para a destinação de resíduos da construção é a única publicação do país com subsídios para cumprir todo o artigo 9 da Resolução 307/2002, do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama). As orientações, somadas às da Cartilha de gerenciamento de resíduos da construção civil, também do Sinduscon-MG, auxiliam as empresas na destinação adequada dos resíduos.

Em sua segunda edição, o gibi Gerenciamento de resíduos e gestão ambiental no canteiro é voltado para os profissionais dos canteiros de obras. Ele aborda de forma lúdica as boas práticas, com foco na sustentabilidade e no cumprimento das exigências legais.

Formatada como uma revista em quadrinhos, a segunda edição da cartilha Alvenaria estrutural, do Programa Qualidade dos Serviços (Qualiserv), explica os passos para a execução desse sistema construtivo, informando os materiais, as ferramentas e os cuidados necessários com a segurança.

Pelo Programa Qualidade dos Materiais (Qualimat), duas cartilhas estão em sua segunda edição: a Concreto dosado em central e a Bloco vazado de concreto para alvenaria estrutural – Manual de recebimento e controle. Ambas trazem as especificações estabelecidas pelas normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), em conformidade com as melhores práticas de aquisição, especificação, inspeção, recebimento, armazenamento e manuseio.

Já na área econômica, as publicações estão voltadas para gestão e planejamento dos empreendimentos. A cartilha Análise financeira de investimentos em empreendimentos imobiliários procura instrumentalizar os gestores para que eles possam examinar os custos em cada etapa do empreendimento, o custo do capital, a taxa interna de retorno, entre outras variáveis.

Como constituir um patrimônio de afetação, como operacionalizá-lo e quais as suas principais características são temas que fazem parte da cartilha Aspectos básicos do patrimônio de afetação, da Sociedade de Propósito Específico (SPE) e da Sociedade em Conta de Participação (SCP).

Para explicar sobre diferentes índices utilizados na construção, o Sinduscon-MG elaborou a cartilha Aspectos básicos de alguns índices de preços e de custos da economia nacional. O conteúdo detalha a composição dos indicadores e as metodologias de cálculo.

Também faz parte do Kit Qualidade 2014 a sexta edição da cartilha Encargos previdenciários e trabalhistas no setor da construção civil. Nela são descritas as variáveis que compõem os custos da mão de obra, considerando os encargos previdenciários e trabalhistas, além dos benefícios da convenção coletiva de trabalho.

Neste ano, o Seconci-MG, braço social do Sinduscon-MG, foi o responsável pela elaboração da segunda edição do Manual básico para implantação de segurança no canteiro de obras.

Por fim, o número 4 da revista Construção em Foco traz artigos que abordam, entre outros temas, o mercado imobiliário de Belo Horizonte, os 50 anos da Lei de Incorporação Imobiliária, o Regime Especial de Tributação (RET), as Letras Imobiliárias Garantidas e o programa Minha casa, minha vida.

Ao todo, são 11 publicações que dão sequência à contribuição que o Sinduscon-MG vem dando ao desenvolvimento do setor da construção civil em Minas Gerais.

 

* Vice-presidente de Comunicação do Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado de Minas Gerais (Sinduscon-MG)


E-mail para esta coluna: comunicacao@sinduscon-mg.org.br

Tags: construção civil

Outros Artigos

ver todas
22 de junho de 2015
01 de junho de 2015
27 de abril de 2015
31 de março de 2015
03 de fevereiro de 2015