Comentários
600
Mercado imobiliário

Produtividade é o diferencial competitivo do momento

O desafio de aumentar a produtividade também compreende avanços em políticas públicas, na segurança jurídica e na melhora do ambiente de negócios do país

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 28/03/2016 17:20 / atualizado em 20/07/2016 09:56
Diante do cenário político e econômico adverso que o Brasil atravessa, uma das saídas para que as empresas consigam superar a turbulência está no aumento da produtividade. Certamente, as empresas que vêm investindo na eficiência de seus processos estão em outro patamar de competitividade e têm conseguido direcionar sua atuação para segmentos e nichos de mercado rentáveis mesmo neste quadro econômico de 2016.

Durante o período de crescimento experimentado pala construção civil e pelo país até 2013, o mercado aquecido permitia que empresas pouco eficientes ainda fossem rentáveis. Contudo, agora não há espaço para amadores. Hoje, as construtoras e seus dirigentes precisam antecipar demandas, pois atender apenas às necessidades atuais não gera vantagem competitiva.

Por isso, é preciso direcionar investimentos para melhorias na gestão das empresas. De acordo com a pesquisa PM Survey, divulgada no ano passado, no setor de construção, incluindo infraestrutura, 57% dos projetos sempre ou na maior parte do tempo não alcançam os resultados esperados de custo, tempo e satisfação do cliente.

Tal quadro mostra a necessidade de se implantar e disseminar a governança de projetos, que contempla o planejamento, controle, mensuração e aprimoramento dos processos em cada área e em toda a empresa. Mais especificamente no canteiro de obra, especialistas avaliam que um sistema integrado de controle e avaliação reduz em 30% os custos. Ou seja, em um empreendimento com quatro torres, a quarta pode ser construída praticamente com os materiais que seriam desperdiçados.

Por isso, o Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado de Minas Gerais (Sinduscon-MG) tem promovido uma série de ações e eventos para discutir novas formas de gestão de projetos que privilegiem sustentabilidade e produtividade. É o caso do uso da modelagem de informações de construção (BIM), que reduz drasticamente a necessidade de adequações no projeto com a obra em andamento.

Outra frente em que o Sinduscon-MG vem atuando é na questão da reutilização e reaproveitamento dos materiais, bem como a correta destinação dos resíduos, diminuindo o desperdício no canteiro de obras. Contudo, o desafio de aumentar a produtividade também compreende avanços em políticas públicas, na segurança jurídica e na melhora do ambiente de negócios do país.

Sem dúvida alguma, a rigidez da legislação trabalhista é um empecilho para as empresas mais dinâmicas. A morosidade nos trâmites junto aos órgãos públicos e o complexo sistema tributário são problemas que incorporam mais custos aos empreendimentos e demandam força de trabalho excessiva.

Nessa frente de atuação, o Sinduscon-MG também tem buscado parcerias estruturantes em benefício de suas empresas associadas. Exemplo é a Câmara Intersetorial de Acompanhamento de Empreendimentos e Obras da Construção Civil e Infraestrutura, fruto de entendimentos do Sindicato com o governo de Minas Gerais, que será um canal de diálogo e irá minimizar as pendências de empresas junto às secretarias de estado e concessionárias como Copasa e Cemig.

Nos últimos anos, a indústria da construção foi uma das que mais incorporaram tecnologias e se reformulou. Contudo, esse processo deve ser continuo e é a única forma de as empresas se solidificarem no mercado que está cada vez mais competitivo. Portanto, a saída para este momento está na implantação e desenvolvimento da gestão moderna, que direciona os esforços para o capital empregado, dando atenção a todas as interações estabelecidas com acionistas, fornecedores, colaboradores, concorrentes, clientes, órgãos reguladores e com o Estado.

*Bruno Vinícius Magalhães, vice-presidente administrativo-financeiro do Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado de Minas Gerais (Sinduscon-MG)

Anúncios do Lugar Certo

Outros Artigos

ver todas
10 de novembro de 2016
12 de outubro de 2016
13 de setembro de 2016
16 de agosto de 2016
20 de julho de 2016