Comentários
600

Paisagismo valoriza o imóvel

Um bom projeto paisagístico pode aumentar o valor dos empreendimentos

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 26/05/2010 14:48 / atualizado em 25/04/2013 15:56 Kátia Matos /Especial para o Lugar Certo
Trópica Paisagismo/Divulgação
Com o aquecimento do mercado imobiliário, mais do que nunca os imóveis se tornaram boas opções de investimento. Num mercado competitivo, há sempre a necessidade de alcançar diferenciação e atrair novos clientes. Também é fato que os clientes estão cada vez mais exigentes e vários fatores são avaliados durante o processo de compra. Nessa busca para agregar valor aos imóveis, as áreas externas têm merecido um destaque especial promovendo personalização e possibilitando uma melhor qualidade de vida para os moradores. Além de fatores como qualidade da construção, localização, vizinhança, acessibilidade, o paisagismo tem se tornado um item fundamental na percepção de valor por parte dos compradores. Um estudo do mercado imobiliário americano revelou que o paisagismo chega a agregar um aumento de 10% a 30% ao valor do imóvel. Além disso, também foi revelado que, numa mesma região, dois imóveis semelhantes podem ser vendidos a preços diferentes, exclusivamente por causa do paisagismo.

Veja mais fotos de alguns trabalhos da Trópica Paisagismo

No Brasil, a procura de imóveis com áreas externas cresceu 50% no ano de 2008, e esse percentual tende a crescer. O paisagismo, cartão de visitas do imóvel, virou moeda de negócio na hora da venda, podendo ser um fator decisivo no fechamento do contrato. De olho nesse filão, é perceptível a aposta das construtoras na contratação de paisagistas para elaborar projetos que possam ser um diferencial na disputa de novos clientes. As áreas externas estão cada vez mais elaboradas, recebendo, além da vegetação, piscinas, cascatas, pomares, espaços gourmets, pistas de cooper, pergolados, jardins verticais, vasos, playgrounds, espelhos d’ água e uma gama de opções que tornam os empreendimentos mais atrativos. Projetos de irrigação e iluminação têm sido utilizados para agregar mais valor a esses espaços, fornecendo funcionalidade, segurança e economia.

Diante de tanta diversidade de opções para as áreas externas, um bom projeto de paisagismo pode prever a localização de todos os espaços desejados pelos moradores, respeitando as suas necessidades. A escolha correta das espécies, a adequação ao clima, a observação da intensidade de exposição à luz solar, o perfil dos moradores, a adequação ao estilo arquitetônico do imóvel e outros fatores são importantíssimos e devem ser observados. Sob esta ótica, após o projeto e a implantação do jardim, a manutenção ganha status de proteção ao investimento realizado.

Leia o outro artigo da Trópica Paisagismo no Lugar Certo

Assim como as outras etapas da construção, o paisagismo deve estar incluso na planilha de investimento desde a fase inicial. Um paisagismo bem planejado e executado pode prever, em algumas áreas, o plantio de mudas maiores em áreas de grande destaque e apelo visual e, em outras áreas, mudas menores que, com o tempo e os devidos cuidados, chegarão à sua exuberância agregando cada vez mais valor ao projeto. Planejado no início do empreendimento, o paisagismo pode, inclusive, complementar o projeto arquitetônico e ser fonte de soluções para engenheiros e arquitetos ao valorizar fachadas, atenuar pés direitos muito altos, favorecer a drenagem do terreno, oferecer oportunidades de redução de temperatura local, entre outros.

Avaliando o mercado imobiliário e todas as movimentações ocorridas durante os últimos anos, percebe-se que, cada vez mais, os gastos com paisagismo podem ser chamados de investimentos. Isso sem falar que o contato com natureza pode ser considerado uma saída para driblar o estresse e a vida corrida de todo dia.

* Kátia Matos é paisagista da Trópica Paisagismo (acesse o site!). Dúvidas e sugestões para esta coluna podem ser enviadas para contato@tropicapaisagismo.com.br

Outros Artigos

ver todas
26 de maio de 2010
08 de maio de 2009