Mostra Morar Mais por Menos está aberta até o dia 27 em BH, trazendo uma decoração requintada ao alcance de todos. Reaproveitamento de materiais e sustentabilidade são as palavras de ordem
Carlos Loyo no Lavabo da Celebridade e Rosemarie Schettino na Cozinha da Executiva: glamour acessível com criatividade
Beleza, sustentabilidade, custo médio e acessível são três requisitos que se aliam para transformar a decoração em um desejo luxuoso ao alcance de todos. Reunindo 80 profissionais - entre arquitetos, decoradores e artistas plásticos -, em 46 ambientes que têm como premissas maiores a reutilização de materiais e o requinte, a mostra Morar mais por menos fica aberta na capital até o próximo dia 27 de setembro. A casa dos anos 1950 no Cidade Jardim cria a atmosfera perfeita para adentrar em sonhos possíveis quando se está pensando em ornamentar, com criatividade, praticidade, e resultados visuais singulares, o lar, os espaços de trabalho e lazer, sem esquecer do respeito à natureza.
Logo na entrada, depois do Jardim, do Caminho das Ideias que leva até a entrada principal da casa, onde está a Fachada e o Alpendre, os visitantes são recebidos em uma charmosa Bilheteria, em materiais, texturas, destacando uma releitura de um lustre de cristal que, jogado com peças em acrílico assinadas pelo designer Flaviano Simplício, contrapõe o novo e o antigo. No Lavabo da Simples Arquitetura, de Natália Botelho e Paola Corteletti, mais sóbrio, em cores escuras, as louças originais foram mantidas para não haver geração de entulhos, com a colocação de um papel de parede texturizado que revitalizou e enobreceu o ambiente. Salta aos olhos o painel feito com sobras de marcenaria, em circunferências de MDF cortadas a laser que receberam pintura acetinada, e o detalhe no vaso de flores da Asmare, associação de catadores de papel que mantêm amplo trabalho social e cultural de recuperação de vidas através do que se considera lixo.
No Hall do Lavabo, as arquitetas Marta Assunção de Almeida e Malisa Caram, aproveitaram o vão de uma escada de 3 m² para usar com luxo uma trama de arame de cobre colocada no teto, favorecendo a iluminação. A preocupação ambiental está no uso de madeira de demolição, retalhos de MDF, conjugados com textura em mármore e um banco coliseu. No Espaço do Banho e Spa do Casal, as arquitetas Estela Netto e Raquel Brum aproveitaram um antigo closet para instalar uma banheira moderna e inteligente no consumo de energia, mesclando o contemporâneo e o clássico, considerando a idade da casa, em uma cortina de veludo molhado e um jardim vertical, de planta batom, que umidifica e dá leveza ao ambiente. O uso de espelhos amplia o espaço e a beleza também está nas prateleiras e arandelas iluminadas. Revestimentos em porcelanato oriundo de resíduos de obra e piso ecologicamente correto 100% PVC, além do papel de parede, diminuem a geração de entulhos e a necessidade de mão-de-obra civil.
No espaço ao lado, o Banho e Spa do Casal, Estela e Raquel projetaram um ambiente para unir os pombinhos. "É um lugar para o casal se cuidar, descansar da rotina, relaxar depois de um dia estressante, tomar um tempo para si. Eles podem estar na ducha, fazendo massagem, ouvindo música", conta Estela. O futon vinho colocado à altura ideal para uma massagem dá o clima oriental de meditação, para a mulher, enquanto o homem pode cuidar do visual na cadeira de barbearia original da casa. O reaproveitamento das peças que compõem o acervo da mansão também está no móvel de peroba trabalhado com ar elegante, completa Raquel. Um vestido pendurado com cara de avó reforça o ar vintage, e o compromisso sustentável é reafirmado na utilização de PVC, lâmpadas fluorescentes, sistema ecoflush para bacia sanitária, ducha monocomando, e manutenção de mármore original. "Os materiais são baratos. O porcelanato pode ser usado em banheiros, garagens e diversos espaços, é colado com duplaface e tem 3 mm de espessura. Em várias cores, você sai da madeira, sem quebra-quebra, mão-de-obra e geração de lixo. Também usamos gesso, drywall, alumínio, e papel de parede barato", ressaltam.
As arquitetas Estela Netto e Raquel Brum aproveitaram um antigo closet para criar o Espaço do Banho, com tecnologia, beleza, e preocupação ambiental
No Lavado da Celebridade, de Carlos Henrique Loyo, o cliente é tido como a estrela maior. "O designer tem a obrigação de atendê-lo, realizar seus desejos. Esse espaço não é só um lavabo, é o que qualquer pessoa almejaria", conta Carlos Loyo. A saboneteira em telha de amianto lixada e pintada mostra uma solução simples, charmosa e barata para decorar um lavabo, assim como o painel com flores brancas em tecido, coladas na parede sobre um vidro. Um pequeno canteiro com espadas de São Jorge por trás da pia são para espantar o mal olhado, brinca o designer de ambientes.
O toque do mundo da construção fica por conta de um suporte em tijolo de vidro, e com brilho destaca-se a parede cravejada com 900 cristais Swarovski, colados um a um, que também enfeitam dois quadros com pratos de cozinha para dar ideia de continuidade para o próximo ambiente. "Os rodameios e rodapés são feitos com material aproveitado a partir de monitores velhos de computador e isopor. A cuba é um lançamento, o piso laminado imita madeira, e detalhe para o lustre em fios de seda. Quis criar um ambiente de romantismo e glamour, sobretudo, acessível", continua Carlos Loyo.
Outra ideia criativa e barata aparece na Cozinha da Executiva, de Rosemarie Naufel Schettino e Renata Raquel. Ralos para escoamento de água enfileirados e pintados formam um belo painel na parede e lembram os crochés dos suplás, conferindo nobreza. Porcelanato com 20% de material reciclado, mini-horta em bambu, armários em MDF, laminados, espelhos, vidros e cores compõem o ar arrojado da cozinha. Uma TV e a bancada móvel em que se apoia o fogão, que pode ser adequada para receber convidados trazem versatilidade e funcionalidade. "A intenção foi criar um local para a mulher contemporânea, que trabalha fora mas gosta de cozinhar. Uma cozinha funcional, moderna e arrojada", assinala Rosemarie. MORAR MAIS POR MENOS - Até 27 de setembro, na rua Eduardo Porto, 612, Cidade Jardim, BH. Quarta a sexta das 16h às 22h, sábado das 13h às 22h e domingo das 13h às 20h. Mais informações: (31) 3261-6584 e www.morarmais.com.br
Comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação