Closets e armários otimizam espaço e compõem decoração

Com um pouco de criatividade, é possível destacá-los com estilo

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 17/10/2010 13:59 Júnia Leticia /Estado de Minas
A designer de interiores Maria da Penha Tatagiba mostra armário para louças com acabamento em laca acetinado - Eduardo Almeida/RA Studio A designer de interiores Maria da Penha Tatagiba mostra armário para louças com acabamento em laca acetinado
Acompanhe também o Lugar Certo pelo Twitter

Quem não quer contar com tudo organizado e, ainda por cima, ter praticidade e privacidade ao se vestir? Pensando nisso, cada dia mais profissionais investem em projetos que possibilitem a criação de closet, espaço que pode ser instalado dentro do quarto de dormir. Como nem sempre há espaço para essa peça importante nos apartamentos e casas menores, outra opção é apostar em armários que facilitam a vida de quem quer roupas e acessórios no lugar, sem que para isso haja muito trabalho.

Antes de investir na ideia, a primeira coisa a pensar é para quem se destina o espaço. Segundo a arquiteta Renata Basques, para um projeto de closet ou armário deve ser levado em consideração para quem está ele sendo feito. "Homem, mulher, criança, casal e a quantidade de objetos, roupas e sapatos que vai guardar no espaço são informações importantes a serem consideradas", explica.

Veja fotos de closets e armários

A arquiteta Ana Flávia Mendonça também ressalta a importância de identificar as necessidades do cliente para melhor aproveitamento de cada espaço. Para isso, ela aposta em um levantamento prévio do que será colocado nele. "Uma dica é fazer uma lista de todos os objetos que serão guardados naquele local", sugere.

A forma como o usuário prefere guardar cada coisa também influencia, conforme a designer de interiores Maria da Penha Tatagiba. "Pendurar em cabides, dobrar e deixar em prateleiras ou esconder em gavetas?", questiona. Além disso, é preciso saber se o espaço será compartilhado com alguém. "Neste caso, a parte da mulher deverá ser sempre maior, pois ela acumula mais objetos que o homem", explica. O investimento destinado ao projeto é outro fator muito importante. De acordo com Maria da Penha Tatagiba, a disponibilidade de verba influencia na especificação dos materiais a serem usados.

LEIA MAIS
Saiba escolher o melhor acabamento

Mas, além de funcional, Ana Flávia diz que o projeto tem de ser bonito. Para ela, solução inteligente é aquela que reúne estética, qualidade e funcionalidade. "Devem-se pesquisar as tendências do mercado, novas soluções e materiais. Criatividade, bom gosto e funcionalidade dos espaços são itens básicos a serem aplicados no projeto."

Entre as alternativas de materiais disponíveis no mercado a arquiteta conta que os móveis planejados agora têm prateleiras de vidro iluminadas com LEDs, perfis de alumínio de diversos tons, espelhos adesivados e laminados com padronagens ousadas. "E, para maior aproveitamento do ambiente, use portas de correr. Além de ganhar espaço, o projeto ficará mais bonito e prático", aconselha Ana Flávia.

Há opções no mercado para todos os bolsos. Acabamento todo em vidro, com espelhos, laminados de várias padronagens, em couro, laqueado - que chega a encarecer em cerca de 40% o preço do armário - e gofrato (laca com textura). "Para espaços pequenos, indico usar as portas com espelho. Assim, amplia-se o ambiente. Ou acabamentos em tons claros, para dar leveza", diz a arquiteta.

Para quem quer ter um projeto a um só tempo moderno e barato, Renata Basques sugere o uso do MDF, seja interna ou externamente. Maria da Penha Tatagiba acrescenta dizendo que o MDF com padrão de madeira oferece possibilidades variadas em diversos tons e texturas. "A microtextura e a laca podem ser usadas em muitas cores e tonalidades. E acaba de chegar ao mercado o laminado alto brilho, que vem para concorrer com a laca, sendo que o preço é 20% a 30% mais barato", indica a designer de interiores.

A arquiteta Ana Flávia Mendonça destaca a importância de identificar as necessidades do cliente para melhor aproveitamento dos espaços - Eduardo Almeida/RA Studio A arquiteta Ana Flávia Mendonça destaca a importância de identificar as necessidades do cliente para melhor aproveitamento dos espaços

LEVEZA

Com relação aos espelhos, Maria da Penha Tatagiba diz que eles podem vir nas cores prata, bronze ou fumê. Ela ressalta, ainda, a tecnologia dos materiais de acabamento. "Que pode ser observada nos trilhos telescópicos, nas gavetas que se abrem automaticamente com um leve toque, nos amortecedores usados para portas e gavetas (que fazem com que elas se fechem suavemente) e nos trilhos dos gaveteiros com roletes, que proporcionam estabilidade, deslizamento suave e evitam desgastes", enumera.

Diante de tantas opções, se a verba não for suficiente para investir nos materiais mais modernos, ela diz que isso não inviabiliza o trabalho. "Existem bons marceneiros no mercado e, com um bom projeto, há como satisfazer o cliente com um custo bem menor."
Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
600

Últimas Notícias

ver todas
13 de julho de 2023
04 de julho de 2023