Estilo conforme o morador

Saber a importância de um projeto de iluminação é o primeiro passo para quem planeja ter um lar saudável

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 30/01/2011 12:13 Júnia Leticia /Estado de Minas
Uso inteligente de pontos de luz em vários cantos da casa ajuda a imprimir ao imóvel uma característica única e cheia de estilo.  - Eduardo Almeida/RA Studio Uso inteligente de pontos de luz em vários cantos da casa ajuda a imprimir ao imóvel uma característica única e cheia de estilo.
Acompanhe também o Lugar Certo pelo Twitter

30/01/2011 - Antes de sair comprando tudo o que vê pela frente em termos de iluminação, é necessário saber a importância de se contar com um projeto luminotécnico. O trabalho tem como objetivo valorizar o espaço e equilibrar a técnica e a criatividade para alcançar o efeito desejado em cada edificação.

Quem faz essas considerações é a arquiteta Ana Flávia Mendonça, que diz que, ao se escolher a iluminação, é preciso considerar o perfil, a idade, os hábitos e as expectativas dos moradores, usos dos ambientes, layout do mobiliário, cores, acabamentos, texturas e objetos para destacar. “A especificação adequada dos tipos de lâmpadas é o principal fator para suas aplicações em diferentes ambientes”, completa.

Para se ter uma ideia dos aspectos que envolvem um projeto luminotécnico, a arquiteta conta que a temperatura da cor (K), o fluxo luminoso (lm) e o índice de reprodução de cor (IRC) são parâmetros a serem estudados. “Também existe a NBR 5413 (iluminância de interiores), norma da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) que indica que cada ambiente requer um determinado nível de iluminância (E) ideal”, revela Ana Flávia Mendonça.

A temperatura de cores expressa a aparência de cor da luz emitida pela fonte de luz e tem como unidade de medida o Kelvin (K). Quanto mais alta a temperatura de cor, mais clara é a tonalidade de cor da luz. Ana Flávia aponta algumas aplicações de temperatura de cores das lâmpadas. As de cor quente são indicadas quando se deseja uma atmosfera íntima, sociável, pessoal e exclusiva no ambiente. “As frias são adequadas para ambientes formais, nos quais se deseja estimular a atividade humana e a precisão das ações, alem de destacar aspectos como limpeza e organização”, conta.

Quanto ao tipo de lâmpadas, a arquiteta Natacha Nascif conta que existem as fluorescentes, as incandescentes e as de LED. A diferença entre elas é que as primeiras têm como vantagem o consumo menor de energia, mas, em contrapartida, têm pouca variedade, ao contrário das incandescentes. Entretanto, estas consomem muita energia e têm duração menor que as fluorescentes.
Uso de fontes de luz que não emitem raios nocivos são indicadas pelos especialistas - Eduardo Almeida/RA Studio Uso de fontes de luz que não emitem raios nocivos são indicadas pelos especialistas


DIFERENÇAS

As de LED também possibilitam menor consumo de energia, maior duração das lâmpadas e têm alta aplicabilidade nos projetos luminotécnicos. Entretanto, como é um produto novo no mercado, seu custo ainda é elevado. “Mas a tendência é diminuir cada vez mais o custo das lâmpadas e reatores”, acredita Natacha.

Além dessas opções, Saulma Freitas aponta as halógenas, que também são consideradas incandescentes. Segundo a designer, a grande vantagem de seu uso é permitir angulação diferenciada, que proporciona a obtenção de fachos de luz fechados ou abertos e alcances variados. “Elas têm vida útil longa e alta eficiência energética. Porém, funcionam em baixa tensão.”

COMO FAZER

>> Veja pontos importantes para planejar um projeto luminotécnico
>> Definir a função do ambiente
>> Decidir qual a sensação que o morador pretende levar ao ambiente
>> Escolher um sistema de iluminação eficiente e, sempre que possível, tirar partido da iluminação natural
>> Calcular a quantidade de iluminação necessária no ambiente
>> Ter sempre em vista a economia de energia em todo o sistema
Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
600

Últimas Notícias

ver todas
13 de julho de 2023
04 de julho de 2023