Estado de Minas
  • RSS RSS
  • Você está em
  • (1) Comentários
  • Votação:
  • Compartilhe:

Decoração » Móveis da cozinha devem seguir padrões de tamanho para ter boa ergonomia Cozinhas, pias e armários também devem ser projetados para melhorar o bem estar quando utilizados

Augusto Freitas - Diário de Pernambuco

Publicação: 09/06/2011 15:52 Atualização: 10/06/2011 12:16

Ambiente criado por alunas da Fumec: altura dos móveis deve ser bem escolhida (Gladyston Rodrigues/AOCUBO FILMES - 14/10/2008 )
Ambiente criado por alunas da Fumec: altura dos móveis deve ser bem escolhida

Mais do que objetos de decoração e design, os móveis que compõem um ambiente também devem passar conforto aos moradores. Para isto, é preciso seguir algumas regras da ergonomia, que visa orientar uma melhor interação entre objetos de uso continuo e pessoas. Diferentemente do que muita gente acha, ela não é apenas aplicada no que se refere à ambiente de trabalho e à melhor forma de se sentar diante do computador. Cozinhas, pias e armários também devem ser projetados para melhorar o bem estar quando utilizados.

Em uma cozinha, por exemplo, os armários superiores devem ficar entre 1m40 a 1m70 do piso e, se colocados sobre a pia, o vão deve ser de, no mínimo, 60cm. "Quanto à profundidade, os armários inferiores geralmente tem uma média de 60cm, pouco menos do dobro que utilizamos nos superiores, que devem ser mais curtos para evitar que as pessoas batam as cabeças", recomenda a arquiteta Mariana Moras, proprietária da fábrica pernambucana de móveis modulados Unaidea.

No mesmo ambiente, recomenda-se instalar a bancada da pia que geralmente costuma ser em mármore ou granitos em uma altura que varia entre 89 a 90 cm para tornar o uso confortável ao usuário, independente da sua altura. "Esta também é uma medida ideal para instalar uma máquina de lavar louças embaixo", exemplifica Juliana Machado, proprietária da Inpermal, que comercializa mármores, pisos e revestimentos. Ainda em relação à pia, Mariana recomenda colocar as gavetas que vão guardar o faqueiro do lado direito, junto ao fogão, para facilitar o uso na hora de cozinhar.

Na sala de jantar, o móvel principal deve ter, em média, 75 centímetros de altura e as cadeiras devem estar, no mínimo, a 30 cm de distância da mesa, para permitir que as pessoas encostem totalmente os pés no chão e a coluna rente ao encosto. A mesma medida é válida para as mesas de trabalho. "Para o banheiro vale a mesma regra da cozinha: a pia deve estar a, aproximadamente, 90 centímetros de altura. Neste quesito é importante levar em conta o tipo de cuba que for ser utilizada. Se a cuba for sobreposta, a bancada deve ser mais baixa. O que importa realmente é a altura da pia", explica Mariana. Quanto ao móvel superior, popularmente conhecido como farmácia, é preciso ter cuidado na profundidade, que não deve ultrapassar os 35 cm, para que a pessoa não bata a cabeça ao se debruçar sobre a pia.

Esta matéria tem: (1) comentários

Autor: eron carvalho
essa cozinha so se for pra uma pessoa. ao tem lugar pra por nada. os armarios lero lero. E sem contar a mesa muito proximo da bancada da pia. Ou seja não funcional. | Denuncie |

Comentar

Para comentar essa notícia entre com seu e-mail e senha

Caso você não tenha cadastro, Clique aqui e faça seu cadastro gratuito.
Esqueci minha senha »