Espaços gourmet são tendências dentro e fora de apartamentos

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 28/06/2011 18:55 / atualizado em 25/10/2013 15:48 CorreioWeb /Lugar Certo
 
O gosto pela gastronomia em casa – seja pelo prazer de cozinhar ou de reunir amigos – é cada vez mais valorizado por profissionais que planejam ambientes para condomínios. Os ‘espaços gourmet’ são tendência porque permitem a integração das pessoas, já que o cozinheiro fica de frente para os convidados. O objetivo é proporcionar conforto para quem está cozinhando.

A arquiteta Alessandra Fatureto indica o uso de materiais práticos, de fácil manutenção e que sejam resistentes. “O calor desgasta os materiais. Além disso, a cozinha gourmet, aberta aos convidados, é local de grande fluxo de pessoas”, explica Alessandra. Segundo a especialista, é importante arrumar a cozinha para que haja uma organização racional do trabalho, com utensílios à mão e que facilitem o momento de cozinhar.

O arquiteto João Rafael de Paula dá dicas para quem quer ter um espaço gourmet em casa e não sabe por onde começar. “A ideia principal é adquirir utensílios que sejam de materiais fáceis de limpar”, indica. Bancadas em ‘stone’ – material feito em resina e cristais, que imita granito e é impermeável à água –, cubas fundas de inox, mobília em vime e estofados emborrachados entram na lista. Para melhor aproveitar o espaço, são indicados os carrinhos móveis para transporte. “Há economia de espaço, além de os objetos ficarem mais acessíveis”, acrescenta.

Quanto ao cheiro da comida, que incomoda os próprios moradores da casa e até os vizinhos, o arquiteto recomenda o uso de uma boa coifa. “Para sugar a fumaça, o ideal é uma coifa com filtro de carvão e escape para fora do ambiente”, conclui.
 

Investimento
 
No Distrito Federal, esse tipo de espaço pode ser encontrado no The Park Águas Claras, que foi lançado em maio deste ano. Cada um dos 144 apartamentos possui uma varanda gourmet com bancada e cuba. O ambiente é uma mistura de sala de estar, cozinha e área de lazer. A funcionalidade e praticidade transformam a varanda em um ambiente para receber amigos e familiares em momentos de descontração.

“O espaço exclusivo pode ser utilizado para tomar um café da manhã admirando a vista, fazer um churrasco ou um grelhado em almoço para familiares ou amigos, ou em um jantar romântico", descreve Claudia Gaspar, gerente de incorporação da Sig Engenharia.
 
Fora de casa
Outro sucesso são os empreendimentos imobiliários com espaço gourmet na área comum, usado pelos moradores para festas e jantares. Alternativa valorizada em condomínios que têm apartamentos menores, os espaços gourmet complementam a infraestrutura de lazer e oferecem um ambiente aconchegante.

Equipados com bancada, fogão, fornos especiais e decoração charmosa, com longas mesas de jantar, esses espaços permitem ao morador receber convidados sem fazer bagunça dentro do apartamento. Também são uma opção mais segura para contratar cozinheiro e garçom.

No Jardins Life Residence, no Guará, a Direcional Engenharia planejou um salão de festas sofisticado, com cozinha e mesas espaçosas, destinado a reuniões e jantares. O condomínio, com entrega prevista para 2013, também terá um ‘espaço pizzaiolo’, com forno de pizza, além da tradicional churrasqueira.

“Para as pessoas que gostam de receber os amigos, é uma opção de lazer segura e econômica. Projetos que oferecem ambientes agradáveis conquistam os clientes”, explica o superintendente de Incorporações da Direcional em Brasília, Cláudio Costato.

Tags: dentro

Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
600

Últimas Notícias

ver todas
13 de julho de 2023
04 de julho de 2023