Frases, palavras e letras usadas na decoração carregam mensagens que inspiram

Lançar mão de dizeres para compor os ambientes leva mais personalidade para a casa

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 26/08/2011 13:18 / atualizado em 29/08/2011 14:27 Joana Gontijo /Lugar Certo
Usar frases, letras e palavras na decoração, seja em almofodas, seja nas paredes, imprime identidade ao ambiente. Na foto, quarto da filha, de Virgínia Reis e Bruna Figueiredo, integrante da Casa Cor MG 2011 - Thiago Ventura/Portal Uai/D.A.Press Usar frases, letras e palavras na decoração, seja em almofodas, seja nas paredes, imprime identidade ao ambiente. Na foto, quarto da filha, de Virgínia Reis e Bruna Figueiredo, integrante da Casa Cor MG 2011

Frases de efeito nas paredes, textos, poesias, trechos de músicas, letras em forma de objetos, pintadas à tinta ou adesivadas, mensagens nos tecidos que revestem almofadas e travesseiros. As palavras chamam atenção na decoração da casa e ainda dão charme e personalidade aos ambientes. Usar dizeres para elaborar composições faz com que o espaço seja renovado, de forma fácil e eficiente. A criatividade pode vir de diferentes fontes, de acordo com a bagagem de cada um, e o resultado é sempre inspirador.

As arquitetas Virgínia Reis e Bruna Figueiredo acreditam que as frases, letras e palavras podem ser usadas como adesivos, fotografias, objetos utilitários (como cabideiros e seguradores de livros), ou adornos (como esculturas e almofadas), e o que mais a imaginação mandar. Em paredes, tetos, estantes, geladeira, poltronas, sofá, elas podem estar inseridas em qualquer canto da casa. “Frases prediletas, palavras otimistas, alegres, profundas, que trazem paz e bem estar estão entre as favoritas. A escolha pode vir de uma música especial, de um livro inesquecível, do escritor predileto, de um provérbio ou ser simplesmente uma frase que você ouviu ou leu um dia e amou. Elas tornam o ambiente mais exclusivo, trazem para a decoração as características dos moradores”, dizem.

Veja mais fotos de frases, letras e palavras na decoração


No ambiente quarto da filha, projeto de Virgínia e Bruna para a Casa Cor Minas Gerais deste ano, que está berta no Alphaville, as profissionais utilizaram o recurso de uma frase na almofada de linho que fica em cima da poltrona. A frase de Coco Chanel ("O luxo é a necessidade que começa onde acaba a necessidade") faz menção ao luxo como um excesso, explicam. “Mas, afinal, quem não gosta do requinte? O quarto com materiais nobres, elegantes e uma super bancada de maquiagem deixa claro que nossa intenção foi oferecer nada menos que luxo e conforto para essa menina de 20 anos. Nesse contexto cabe outra frase da mesma estilista: 'O luxo precisa ser confortável. Se não, não é luxo'”.

Para a designer de interiores Carolina Lage, frases, letras e palavras podem ser usadas de várias formas na decoração. Podem ser inseridas em uma parede através de um adesivo de contato, a plotagem, podem estar em estampas de almofadas, por exemplo, e até mesmo em adornos. “Como é o caso de peças revestidas de couro que formam uma palavra que compõe muito bem uma estante ou uma mesa. Existem também os recortes a laser em MDF (pintados de branco – muito usados em quartos de bebês) e também fabricados no acrílico, com iluminação ou não. Também está sendo muito usado as letras em néon, aquelas tipo de letreiro antigo, porém o cliente deve ser mais arrojado, pois é uma proposta mais ousada”, conta.

HARMONIA
Sala de jantar dos amigos, projeto de Carolina Lage para a Casa Cor - Thiago Ventura/Portal Uai/D.A.Press Sala de jantar dos amigos, projeto de Carolina Lage para a Casa Cor

Em geral as pessoas procuram dizeres que tenham marcado sua vida e história, e estão em alta palavras que traduzam o desejo ou a personalidade do morador, continua Carolina. “A escolha de frases na decoração é direcionada pelo desejo de personalização do ambiente. De trazer emoção ao espaço. Traduzir o que o morador sente. Não só fazer uso do olhar, mas da emoção. Uma frase pode trazer lembranças lindas de uma época ou de uma pessoa. A intenção é causar uma emoção diferente. A inspiração deve vir do próprio cliente, ou seja, do usuário do espaço, tornando-o único para aquela pessoa. A opção mais adequada,ou seja, que material ou o local que será inserido a frase ou palavra, deve ser pensada juntamente com a decoração. Ou seja, a frase deve estar inserida dentro do contexto e de visualização atraente para que possa ter o efeito esperado. Um linda frase mal colocada pode não trazer efeito nenhum. Por isso, local, tamanho e cores são importantíssimos”, explica.

Palavras e frases aplicadas em adesivos, feitas de acrílico (colorido, espelhado ou incolor), espelho, aço, alumínio, madeira, MDF, néon, bordadas em quadros, almofadas e tecidos, têm sempre a intenção de gerar alguma sensação, criando um clima de identidade, intimidade e harmonia, pontua Carolina Lage. Elas podem estar em praticamente todos os lugares da casa, como em salas de estar e jantar, quartos de criança, bebê, adolescente, casal, corredores, e até na cozinha. Na sala de jantar dos amigos, ambiente de Carolina Lage na Casa Cor MG 2011, a frase está inserida em uma parede de fundo, que compõe um quadro de fotografias. Ela foi desenvolvida pela designer gráfica Chris Bolda, e feita em acrílico espelhado recortado a laser. “A meu pedido, a Chris desenvolveu um painel e uma frase que enfatizasse o título do ambiente. Por isso a frase “Vocês sabem o quanto nós caminhamos pra chegar até aqui...” faz uma homenagem aos amigos dos jovens recém casados. Um espaço para receber os convidados, assistir a um show e servir um jantar informal. Neste caso a frase reforça o conceito do ambiente e causa muita emoção e identidade com o público visitante. Quem não quer ter as fotos do casamento na parede de casa, de maneira diferenciada?”, completa a arquiteta.

Seja um trecho de música, poesia, ou um pensamento, o importante é que o uso de frases, letras e palavras na decoração reflita a personalidade do usuário, acrescenta a arquiteta Sandra Diniz. “Elas sempre darão um clima pessoal, podendo ser romântico no quarto, espirituoso na cozinha ou no banheiro, reflexivo ou filosófico em qualquer ambiente”. No home office elaborado por Sandra para a Casa Cor, a arquiteta inseriu um porta recados, do piso ao teto, feito por cabos de aços, onde pensamentos, recortes de jornais, entre outros, são fixados por pregadores de roupas. “Em um deles cito Niemeyer: "A gente tem que sonhar, senão as coisas não acontecem". Em arquitetura e decoração, o primeiro tijolo é um sonho, um desejo. E este desejo reflete o momento. Ao lançar mão deste objeto, procuro mostrar que uma instalação simples pode dar um toque especial ao ambiente. Neste caso, por se tratar de um home office projetado para um jovem empresário, este objeto torna-se útil e pertinente. Poderia ser qualquer outro pensamento, que refletisse o suposto cliente em questão”.

Tags: decoração

Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
600
 
Maurício - 29 de Agosto às 10:44
Grande reportagem Thiago, Parabéns não só pelo conteúdo da matéria quanto pela idéia. No meu caso por exemplo já estou até pensando em utilizar a idéia também do lado de fora para espantar os incovenientes testemunhas de Jeová ( e outros)sem ser agressivo ou mal educado com mensagens bíblicas. Amém?

Últimas Notícias

ver todas
13 de julho de 2023
04 de julho de 2023