Casas de temporada

Arquiteta ensina a decorar refúgios particulares

Sonhos de muitos, casas no campo ou na praia tornam-se cada vez mais um local onde as pessoas buscam calmaria ao invés do estresse das cidades grandes

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 03/04/2012 13:10
Reprodução/Internet/www.veramoraes.com.br

Sonhos de muitos, casas no campo ou na praia tornam-se cada vez mais um local onde as pessoas buscam calmaria ao invés do estresse das cidades grandes. Mas estes verdadeiros refúgios particulares necessitam de cuidados especiais. Para decorá-los, por exemplo, conheça algumas dicas da arquiteta Andrea Parreira:

Reprodução/Internet/www.veramoraes.com.br
1. Analise o espaço: o primeiro passo é reconhecer quais são as necessidades de cada família ou da pessoa que vai ocupar a casa. Alguns detalhes importantes devem ser conferidos como, por exemplo, se têm filhos e com que frequência a residência deverá ser usada. Todos os anseios e desejos devem ser colocados no papel.

2. Receber bem: outro ponto imprescindível são as visitas. Qual é o perfil das pessoas que visitarão a casa de praia ou de campo? São casais, crianças, idosos? É bom lembrar que a casa deve estar pronta ou ter fácil adaptação para receber bem, sempre.

3. Atenção aos materiais: é preciso estar atento aos materiais e as especificidades de cada ambiente. Tanto numa opção quanto na outra, a aposta são os ecológicos como o bambu, madeira certificada, além de vidro, cerâmicas e porcelanatos. Nas casas de praia é bom evitar objetos e móveis de ferro, já que a maresia não tira férias e causa corrosão rapidamente.

4. Use e abuse: nas casas de praia, abuse de motivos de conchas, animais marinhos, barcos e coqueiros. Já nas casas de campo, aposte em flores, cavalos e vegetações.

Divulgação
5. Colorido especial: no litoral, a inspiração vem do mar e a decoração pode trazer tons de azul, mesclados com cores claras. Por causa do calor, usar cores muito fortes e vibrantes exige manutenção mais frequente, já que com o calor tendem a desbotar. Já no campo, as casas podem ganhar mais charme no inverno, conferindo ainda mais aconchego com o uso de capas de almofadas com cores e texturas que transmitem uma sensação térmica. Tons mais quentes, como vermelho e marrom, ajudam a aquecer os ambientes. Listras e xadrez também são boas opções de estampas.

6. Aproveite o sol: em qualquer uma das casas, invista no jardim quando chegar o verão. Mesas, cadeiras e espreguiçadeiras ganham espaço em áreas abertas. Além disso, este cenário permite brincadeiras de contraste, que mesclem o rústico e o moderno. Se a casa for cercada de verde, há a possibilidade de usar vidros, que permitem uma interação com o ambiente e dão toque de sofisticação.

Tags: decoração

Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
600

Últimas Notícias

ver todas
13 de julho de 2023
04 de julho de 2023