Jardim em casa melhora a qualidade de vida e diminui o estresse

Presença do verde ganha força nos espaços

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 15/06/2012 12:55 / atualizado em 15/06/2012 13:28 CorreioWeb /Lugar Certo
Reprodução/Internet

Com o crescimento das cidades, os apartamentos estão cada vez mais reduzidos, sem espaços dedicados ao lazer e à contemplação da natureza. Mas, para a arquiteta e paisagista Daniela Sedo, é possível sim trazer o verde para perto e aumentar a qualidade de vida em pequenos ambientes dentro de casa ou apartamento. Além de deixar o ambiente mais bonito, os projetos paisagísticos em espaços pequenos podem ser utilizados para aumentar o bem-estar dos moradores, pois diminuem o estresse.


O trabalho manual de plantar, cuidar ou regar das plantas também auxilia na concentração. “Em espaços pequenos devemos aproveitar a utilização de vasos de tamanhos diferentes e espécies de sombra ou de sol de acordo com a incidência do local, podendo criar uma cerca viva ou um painel vertical”, destaca a arquiteta.

Na varanda é provável criar, por exemplo, um deck quadrado com vasinhos em volta, fazer faixas com pedras maiores ou pequenas, redondas, e colocar uma decoração com bancos pequenos ou objetos graciosos. “Hoje em dia, há decks de cerâmica ou placas de concreto, que imitam a madeira. Esses materiais não requerem manutenção, são práticos, bonitos, não desgastam com o tempo, e são produtos ecologicamente corretos e impermeáveis”, aconselha a Daniela Sedo.

Dependendo do espaço onde será feito o paisagismo, é possível ter trepadeiras, lavandas ou alecrim, que são de fácil manutenção. “O ideal é montar um jardinzinho com plantas fáceis de mexer e cuidar. Vale a pena colocar espécies perenes, que vão ficar lindas o tempo todo e não darão o trabalho de ter de varrer o chão a toda hora para tirar folhinhas. A manutenção é igual a de jardins externos e internos”, orienta.

Outra opção bacana para espaços menores são os painéis verticais com samambaias, orquídeas (meia sombra), chifres-de-veado (sombra), brinco de princesa e bromélias (sol). “O jardim vertical ou painel vertical é uma peça única, com uma singular estrutura, onde pode ter alguns vasinhos fixados. Para montá-lo é necessário o cuidado para adquirir uma uniformidade vegetal em que o principal seja a vegetação, que pode ser uma mescla de espécies”, detalha Daniela.

Para a profissional, é fundamental usar a criatividade. Com este recurso, qualquer pequeno ambiente pode ser abrilhantado com um pequeno e valioso jardim, afinal o verde quebra a frieza do concreto, cada vez mais presente nas grandes cidades, e alivia o microclima local.

Tags: vida

Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
600

Últimas Notícias

ver todas
13 de julho de 2023
04 de julho de 2023