Interiores

Projeto ergonômico para cozinhas garante saúde aos moradores

Quando não executado corretamente, layout da cozinha pode acarretar problemas como dores crônicas na coluna

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
Reprodução/Internet/casaleve.blogspot.com.br

Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) apontam que 80% das pessoas sofrem ou ainda sofrerão com dores nas costas. O mais alarmante deste índice é que a maior parte dos casos poderia ser prevenidos com algumas mudanças nos hábitos cotidianos. "Além de corrigir vícios de má postura, é muito importante que os projetos de interiores sejam cada vez mais ergonômicos, e não apenas nos ambientes comerciais, mas também nos residências", observa a fisioterapeuta Paula Pinho, lembrando que a cozinha merece atenção especial na hora de projetar uma casa.

As designers de interiores Ana Karina Chaves e Klazina Norden, da AK Interiores, estão atentas a essa questão. "O padrão de altura das bancadas das pias é de 93 cm, incluindo o revestimento. Em um dos nossos projetos, a pia era muito mais baixa que isso e os usuários sentiam dor nas costas. Então fizemos a correção da altura", contam. "Se entre as pessoas da casa houver alturas muito diferentes, recomenda-se que as pias estejam na altura do quadril das pessoas mais altas e que sejam instalados degraus de adaptação para os mais baixos. Os degraus de apoio também são importantes para que as tarefas possam ser executadas apoiando os pés alternadamente, o que ajuda na descarga de peso e torna a atividade menos cansativa", sugere a fisioterapeuta.

Outra instalação que também deve ser observada é a dos armários. "Os armários superiores podem ficar de 1,40 a 1,70 m do piso. Se instalados sobre a pia, o vão pode começar em 45 cm e chegar a 70 cm. As alturas para os fornos elétrico e micro-ondas variam mas, em média, o eixo do elétrico fica a 97 cm do piso, enquanto o centro do micro-ondas fica posicionado a até 1,50m do chão", explicam as profissionais da AK Interiores.

Se na cozinha tiver mesas, estas também devem ser observadas. "A mesa deve ter 76 cm de altura em relação aos pisos, enquanto para as cadeiras esta relação é de 45 cm", recomenda a designer de interiores Iara Santos. "Isto porquê é recomendável que os pés fiquem sempre apoiados no chão. E o antebraço deve estar posicionado sobre a mesa, sem que os ombros fiquem excessivamente elevados. Essa postura diminui a probabilidade de dor na coluna por compressão dos discos vertebrais", explica Paula Pinho.

A designer Iara Santos finaliza com outras dicas para tornar as cozinhas ambientes funcionais, seguros e confortáveis: "As atenções sempre devem estar voltadas para a área de trabalho. Ou seja, fogão e bancada com cuba e geladeira. A circulação mínima entre as bancadas deve ser de, no mínimo, 1.10 m de distância para uma melhor locomoção, evitando acidentes com panelas".

Tags: vida

Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
600

Últimas Notícias

ver todas
13 de julho de 2023
04 de julho de 2023