Vitrine

Mostra de decoração enfatiza a união entre simples e luxuoso e vai até outubro em BH

Decora Lider 2013 busca na tendência hi-lo a referência para criar 18 ambientes cheios de estilo

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 02/09/2013 09:00 / atualizado em 10/09/2013 16:20 Joana Gontijo /Lugar Certo
O Café, de Ana Carolina Matos, é um dos ambientes da mostra - Thiago Ventura/Portal Uai/D.A Press O Café, de Ana Carolina Matos, é um dos ambientes da mostra

Acontece até outubro, em Belo Horizonte, uma mostra de decoração e design que mistura, em 18 ambientes assinados por profissionais consagrados do mercado mineiro, simplicidade e sofisticação, inovação e historicidade, refinamento e casualidade. O high low, tendência que já chegou há algum tempo da moda para dentro de casa, dá o tom da Decora Lider, que este ano entra na 12ª edição, mostrando da melhor forma como o chique pode ser harmonizado com o que cabe dentro do bolso, em uma vitrine para inspirar os espectadores com ideias para o levar ao seu próprio lar. Com cerca de R$ 1 milhão investidos para viabilizar sua realização, a exposição compreende um showroom de 1,1 mil m², e pode ser vista na loja da Lider Interiores, no Ponteio Lar Shopping, na capital. A entrada é gratuita.


“O tema - high low, harmonia das diferenças - está em total conexão com o posicionamento da empresa, demonstrando a versatilidade da marca, a qualidade, a variedade de opções e o design dos produtos. Queremos mostrar ao nosso público como ele pode mesclar produtos, móveis, objetos de decoração, texturas e cores, de estilos diferentes, mas de forma harmônica, com a ajuda de um profissional”, afirma Tiago Nogueira, gerente de marketing da Lider Interiores.

A temática desta edição permite uma maior abrangência de conceitos, e dá ainda mais liberdade de criação aos profissionais participantes. “O cliente encontra aqui variadas soluções para os diversos ambientes da casa: quartos, salas de jantar, home theaters, home offices, entre outros. Estão apresentados ambientes de proporções maiores e menores para que as pessoas consigam visualizar o seu lar ali dentro e encontrar uma resposta possível para o que buscam”, destaca Tiago.

Nomes importantes figuram entre os arquitetos e designers responsáveis pelos espaços da Decora Lider. Em comum, todos partiram da conjugação entre elementos aparentemente opostos, mas que se unem em sintonia para dar estilo e muita personalidade aos ambientes. “Houve um cuidado com cada detalhe: adornos, cores, acabamentos, texturas, mimos, além, claro, dos móveis, que prometem encantar os visitantes”, salienta o gerente de marketing. Até agora, cerca de 12 mil pessoas já circularam pelo evento.

O luxo unido ao econômico

Isabella Magalhães criou uma proposta acolhedora e intimista na Vitrine Exclusive - Joana Gontijo/Portal Uai/D.A Press Isabella Magalhães criou uma proposta acolhedora e intimista na Vitrine Exclusive
No ambiente Vitrine Exclusive, a arquiteta e urbanista Isabella Magalhães se firmou no conceito vitrine e buscou, em 12,94 m², referências nos produtos desenvolvidos pela Lider, como conta, para apresentar uma proposta acolhedora e intimista. A iluminação especialmente planejada com suavidade e os materiais especificados valorizam a ambientação e conferem a sofisticação do que é único. “Na escolha dos móveis, destaco em especial a poltrona e os aparadores luxuosos na cor preta, que se contrapõem as banquetas Pandu em laca ocre fosco, aproveitando com maestria o espaço para dar utilidade e funcionalidade a sala”, pontua Isabella. Um papel de parede 3D leva glamour ao projeto através das paredes, concebendo uma noção de profundidade e volumetria que dá amplitude ao ambiente. “O jardim de inverno desperta uma atmosfera sofisticada e, ao mesmo tempo, convidativa”, complementa a arquiteta.

Nos 25 m² que compõem a Sala do Jovem Casal, as arquitetas Mariana Borges e Thaysa Godoy idealizaram um ambiente para recém casados que ainda não tem filhos e adoram receber os amigos em casa, descrevem. “Elaboramos o projeto para um espaço reduzido que comporta estar e jantar no mesmo ambiente, como são a maioria dos primeiros apartamentos, porém com todos os elementos necessários pra uma sala completa, contando inclusive com um móvel para TV”, explicam.
Mariana Borges e Thaysa Godoy conceberam uma sala para um jovem casal ainda vivendo a empolgação da lua de mel - Joana Gontijo/Portal Uai/D.A Press Mariana Borges e Thaysa Godoy conceberam uma sala para um jovem casal ainda vivendo a empolgação da lua de mel
Logo na entrada, um espelho aplicado como plotagem em cores e formatos modernos, cria efeito de cobogó e chama a atenção do visitante. “É uma parede diferente e criativa. Ao lado temos o móvel para TV, muito versátil. Além da televisão, possui espaço para livros, adornos, para os equipamentos, um bar e também funciona como cristaleira. No fundo, colocamos a mesma cor da plotagem, o azul petróleo, como um toque para quebrar as tonalidades neutras utilizadas em toda a sala.”

O tom do ambiente de Mariana e Thaysa é de puro despojamento. Ideal para quem ainda vive a empolgação da lua de mel. Nesta sala, o número de assentos e acomodações é proporcional a quantidade de amigos dos quais o casal gosta de ter a companhia. “Escolhemos um sofá maior para atender as visitas, além de pufes em frente às mesas de centro para acomodar a todos. As escolhas dos tecidos das almofadas também foram fundamentais para o clima jovem do ambiente”, dizem as profissionais. Na área de jantar, a mesa quadrada de seis lugares se instala mesmo em pouca metragem, e surge imponente com o tampo em espelho bronze. O clima de descontração e modernidade fica por conta da opção por duas cadeiras diferenciadas em design, nas cabeceiras.

Um tapete listrado cobre toda a extensão da sala e lhe confere o conforto tão almejado atualmente. “Também foi feito um canto de leitura com uma poltrona de tecido personalizado. Escolhemos um papel de parede bem neutro, porém com um brilho que deu charme ao conjunto. Para finalizar, o quadro, o pendente e o vaso foram peças fundamentais e oponentes para criar um ambiente jovial, aconchegante, funcional e criativo”, acrescentam as sócias do escritório Borges e Godoy.

No Quarto do Rapaz, Cris Terra e Claudia Zocoli apresentam um local dedicado à música - Joana Gontijo/Portal Uai/D.A Press No Quarto do Rapaz, Cris Terra e Claudia Zocoli apresentam um local dedicado à música
Criar um ambiente bonito e elegante, mas também criativo e carregando as características de um jovem, foi a intenção das designers Cristiane Terra e Claudia Zocoli, ao projetar para a mostra o Quarto do Rapaz, de 20 m². “O desafio foi fazer com que o espaço se encontrasse com tema proposto - um quarto despojado, elegante, com a personalidade marcante de um jovem DJ”, demonstram as profissionais. Tudo na composição remete à música. A cama montada sob um tablado plotado lembra um disco vinil e, em cima do armário preto, cabeças com fones de ouvido trazem alegria e um aspecto divertido ao quarto. “Prateleiras amarelas desalinhadas, papel colorido listrado e piso revestido com tapetes, fecham com a ideia de um rapaz moderno que gosta da noite”, enfatizam Cris e Claudia. Destaque ainda para a cama lançamento da Lider, a cadeira Pantton e o som automatizado. Valorizando os preceitos ecológicos, lâmpadas em LED e um mobiliário todo feito com madeira de reflorestamento, assim como a plataforma, executada com sobras de MDF, completam a composição.

Arquiteta estreante no evento, Marina Dubal apresenta uma sala de convivência para pessoas de todos as idades e perfis. Em 50 m², a Sala de Estar e Conversação integra microambientes distintos que permitem múltiplos usos, como leitura, relaxamento, uma conversa descompromissada ou até uma disputa de pôquer entre os amigos na mesa coletiva. A opção pela poltrona Cafuá proporciona outra forma de relaxamento no ambiente que une o rústico ao contemporâneo, buscando aconchego e elegância, como ressalta a arquiteta. “A inspiração vem dos pubs londrinos, com a aplicação do tijolinho nas paredes e uma luz íntima, com referências mais naturais e menos tecnológicas. Como é um espaço de convivência, a proposta foi democrática, com detalhes clássicos e sofisticados, mesclados com arte e peças modernas”, diz Marina.
No ambiente de Marina Dubal, a inspiração vem dos pubs londrinos em um tom rústico e contemporâneo - Lider Interiores/Divulgação No ambiente de Marina Dubal, a inspiração vem dos pubs londrinos em um tom rústico e contemporâneo

Atentas à necessidade de adaptar o quarto das crianças à medida em que elas vão crescecendo, as decoradoras Sylvia e Cláudia Navarro criaram, no Quarto Infantil, um ambiente lúdico e divertido, no qual meninas e meninos de até 12 anos podem descansar, brincar, estudar e se divertir sozinhos ou com os amigos. Trocando apenas adornos ou complementos, o ambiente de 14 m² pode ser adequado facilmente ao gosto do seu dono. No projeto foi fundamentalmente explorado o uso da madeira, da laca, da iluminação branca, do carpete e das cores neutras com pontuações de outras tonalidades, proporcionando leveza ao quarto. A parede serve como um quadro negro e possibilita que a criançada colora e solte a imaginação, não causando nenhum prejuízo ao revestimento.

Já no projeto de autoria da premiada decoradora Nara Cunha, Living com Adega, o ponto de partida são os grandes livings residenciais comuns no final da década de 1960, quando estava em alta a tendência por espaços mais aconchegantes e com intenso uso de cores, tecidos, formas e texturas. O conceito é dedicado a uma pessoa que aprecia bons vinhos e gosta de receber e confraternizar com amigos. Primando pela amplitude espacial, os 31,7 m² foram cuidadosamente distribuídos, a fim de que o layout disposto facilitasse a circulação no local. O ponto alto do projeto fica por conta da utilização do design limpo e de peças sóbrias, como os módulos Multifunzione e os cobogós em louça branca, que funcionaram como uma divisória. Para quebrar a formalidade, foram inseridos tons variados como o pink da mesa de jantar Pallus, criando assim um ambiente contemporâneo e vivo.

Referência nacional

As decoradoras Claudia e Sylvia Navarro mostram o quarto cheio de diversão para as crianças - Eduardo Almeida/RA Studio As decoradoras Claudia e Sylvia Navarro mostram o quarto cheio de diversão para as crianças
Na opinião de Cris Terra e Claudia Zocoli, a Decora Lider dita tendência e, por isso mesmo, “é esperada por profissionais e consumidores finais, sempre com o que há de melhor, sofisticado e diferente na decoração, otimizando nossos projetos e facilitando a execução”, salientam. Para elas, o evento apresenta muitas novidades, com lançamentos de móveis, texturas, cores e tecidos, que ajudam na inovação dos projetos. Para Isabella Magalhães, a mostra atualmente é referência no mercado nacional e deixa claro o processo de expansão da empresa, a cada no, para diferentes regiões do país. “Indico a Lider pela cumplicidade com o profissional e a lealdade com nossas criações”, exalta.

Segundo Mariana Borges e Thaysa Godoy, o mais interessante da Decora Lider é que cada profissional executa, com o mesmo mobiliário, decorações completamente diferentes, para perfis de moradores diversificados. “Para o cliente é uma super inspiração, pois o móvel aplicado no contexto que lhe agrada já dá outra referência visual e ele pode ter uma ideia de como ficará na sua casa. Para os profissionais também é inspirador. Muitas vezes, um móvel já comum para nós é usado de forma diferenciada, com tecidos e cores aplicados em um contexto particular, e não simplesmente como um mostruário do que está à venda.” Na visão de Marina Dubal, eventos como esse são essenciais para a apresentar novas tendências, tecnologias e propostas inovadoras para os ambientes em que vivemos e trabalhamos. “Além disso, as mostras são de suma importância na valorização do arquiteto/decorador/designer, uma vez que as pessoas podem visualizar a ambientação, a composição do mobiliário, obras de arte e eletrodomésticos em perfeita harmonia, o que obviamente é fruto de um estudo e projeto detalhados que se materializam”, complementa.

Vários lançamentos da Lider Interiores aparecem durante a mostra. “Inauguramos uma nova linha de móveis com acabamentos em lâminas de madeiras naturais, amadeirados, além de novas formas de pinturas de móveis. A Decora é uma grande vitrine para apresentarmos nossos produtos em primeira mão para os clientes”, acrescenta Tiago Nogueira. Mais de 300 mil pessoas já visitaram a Decora Lider, em BH, nas edições anteriores. A mostra acontece simultaneamente em São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Campinas, Salvador e Vitória.

Qual é o futuro da decoração?

No Living com Adega, o conceito de Nara Cunha é baseado em uma pessoa que aprecia bons vinhos e gosta de receber e confraternizar com amigos - Eduardo Almeida/RA Studio No Living com Adega, o conceito de Nara Cunha é baseado em uma pessoa que aprecia bons vinhos e gosta de receber e confraternizar com amigos
Para Isabella Magalhães, estamos caminhando cada vez mais no sentido de projetos de interiores que tenham a preocupação com o meio ambiente, em um panorama em que a decoração tenha sua estética mais ligada à questão da tecnologia que a envolve. Cristiane Terra e Claudia Zocoli acrescentam que o contexto atual mostra uma época em que tudo pode, tudo vale, em que ambientes mais limpos se contrapõem a propostas alegres, coloridas e mais elaboradas. “O conforto dita a tendência. Hoje escolhemos ficar em casa, receber os amigos em ambientes bem planejados e descolados”, contam. Marina Dubal complementa que a arquitetura de interiores está agora em busca de referências naturais, com materiais que reproduzem a natureza. “Tons neutros e superfícies mais foscas podem ser mesclados com detalhes em cor forte ou até metálicos que quebram a monotonia e criam ambientes de personalidade singular.” Praticidade, funcionalidade e aconchego é o que a maioria das pessoas quer, na concepção de Mariana e Thaysa. “Com a correria do dia a dia, o menos acaba sendo realmente o mais, sem deixar de lado itens de qualidade, duráveis e atemporais. Justamente o tema da mostra deste ano, hi-lo. Tudo bem escolhido, posicionado e harmonioso, em um ambiente onde o morador possa se deleitar e recarregar as energias”, finalizam.

Harmonia das diferenças

O modesto e o luxuoso convivem em perfeita sintonia na tendência que chega das passarelas para a decoração. A identidade hi-lo reúne peças de design consagrado, clássicas, caras, e preciosidades que se pode garimpar por pechinchas, para trazer aos ambientes valores inestimáveis em conceito. Misturando os mais variados estilos, formas, cores e materiais sem preconceitos, a única regra é harmonia no resultado final, e se está livre para inventar e dar aos espaços aquele toque pessoal.
Varanda, de Estela Netto - Lider Interiores/Divulgação Varanda, de Estela Netto

"O conceito hi-lo (abreviatura para a expressão "high and low", alto e baixo) pegou forte. Essa tendência, que torço eu, perdure muitos e muitos anos, surgiu em uma época de expectativas crescentes e orçamentos reduzidos, forçando os fashionistas de plantão a mesclarem peças clássicas e caras com outras mais econômicas e básicas, vindas de lojas populares, brechós e achados por aí”, compara a designer de interiores Erika Karpuk. De acordo com a designer, além da definição original, o hi-lo está ligado à personalidade e a história de vida de cada um.

Confira na lista os profissionais participantes da Decora Lider BH 2013:

Adriana Ferreira
Ana Carolina Matos
Ana Andréa Barra e Norma Guimarães
Beth Marquez e Thiago Marquez
Camila Ferreira e Fernanda Curi
Ana Claudia Navarro e Sylvia Thomaz Navarro
Claudia Zocoli e Cristiane Terra
Cristina Morethson e Ângelo Coelho
Deusicléia Horta
Estela Netto
Flávia do Prado e Letícia Dias
Flávia Freitas
Isabella Magalhães
Luís Fábio Rezende de Araújo
Márcia Carvalhaes
Mariana Borges e Thaysa Godoy
Marina Dubal
Nara Cunha
Renato Ianemoto

Decora Lider BH
Visitação até outubro no Ponteio Lar Shopping - BR 356, nº 2.500, Loja 112, Bairro Santa Lúcia, BH-MG. De segunda a sábado, de 10hs às 22 horas. Domingo, das 14hs às 20 horas. Entrada gratuita.

Tags: mostra

Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
600

Últimas Notícias

ver todas
13 de julho de 2023
04 de julho de 2023