Saiba como planejar um dormitório infantil que estimule a criatividade

As cores são importantes para criar um ambiente agradável, tanto para os estudos, quanto para o descanso

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 09/08/2014 10:00 Hellen Leite /Correio Braziliense
Reprodução/Internet
O desafio na hora de decorar um quarto infantil é transformar o espaço em uma área aconchegante e ao mesmo tempo divertida. Prestar atenção nas cores ao planejar o ambiente é importante principalmente quando o dormitório for o local de estudos da criança. "Cores excitantes podem dificultar na concentração", afirma a arquiteta Anna Flávia Bueno.

De acordo com a arquiteta, cores vibrantes como o laranja e o amarelo são estimulantes. Elas lembram a luz do sol e, automaticamente, fazem o organismo produzir um hormônio que se chama serotonina, que é capaz de refletir uma sensação de bem estar e incita o aprendizado. "Os tons amarelos e dourados melhoram a confiança e a autoestima. São cores que, se bem trabalhadas, são perfeitas para um ambiente de estudo", explica.

Os tons azuis e verdes, em nuances mais suaves, também impulsionam a criatividade e a concentração. "Um ambiente com itens de decoração ou paredes em azul não é apenas relaxante, mas ótimo para o local de estudo, sendo uma boa opção para o dormitório de um estudante", diz a consultora.


Reprodução/Internet
Reprodução/Internet
Pensar na iluminação também é fundamental. "No local de estudo é preciso que haja uma ótima reprodução de cor e intensidade de luz, e é indicado utilizar uma luz fria. Já na área de descanso o ideal é o oposto: uma intensidade de luz mais baixa e quente para estimular o relaxamento", comenta Anna.

Reprodução/Internet
Claro que os detalhes também contam e organização é essencial. Caixas, prateleiras, gavetas e armários são importantes para ter os materiais arrumados. Bancada, cama, poltrona e móveis que permitam a criança sentar confortavelmente são importantes para o que o ambiente se torne agradável.
Reprodução/Internet

Tags: cores

Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
600

Últimas Notícias

ver todas
13 de julho de 2023
04 de julho de 2023