O desenho das coisas

Circuito DMAIS fará de BH, de 16 a 27 de setembro, a capital do design

Moda, decoração, arte e arquitetura serão destaque em exposições, palestras e oficinas, em um total de 50 eventos

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 03/09/2014 14:00 / atualizado em 27/01/2015 16:09 Lilian Monteiro /Estado de Minas

Poltrona Cobogó (esq.), do designer Roque Frizzo, será apresentada pela Saccaro. Já a luminária criada por Max Ingrand (dir.), em 1954, terá 15 releituras à venda - Saccaro/Divulgação e Drika Viana/Divulgação Poltrona Cobogó (esq.), do designer Roque Frizzo, será apresentada pela Saccaro. Já a luminária criada por Max Ingrand (dir.), em 1954, terá 15 releituras à venda
Criação de objetos, ambientes, obras gráficas, da colherzinha do café ao carro luxuoso, passando pelo seu sofá favorito, o design está em tudo. E não é só estética ou beleza, é aplicação prática. Tamanha importância fará nascer em Belo Horizonte a DMAIS - Circuito de Decoração e Design, de 16 a 27 de setembro, projeto inovador que tem objetivo de valorizar e democratizar o acesso ao design. Com intensa e variada programação, incluindo lançamentos de produtos, exposições, palestras, seminários, oficinas de criação, vitrines decoradas, mostras e inúmeras intervenções, o evento foi idealizado e tem curadoria de Renato Tomasi.

Um circuito de 50 eventos fará a conexão da decoração e do design com moda, arte e arquitetura gerando valor aos negócios e difundindo o talento nacional. O DMAIS conta com a parceria dos Diários Associados, tendo como media partner o Estado de Minas. Renato Tomasi conta que lojistas locais e nacionais, designers, varejistas, marcas de design, museus, instituições, entidades beneficentes e shoppings vão se envolver. “A ideia é criar um calendário único na cidade para discutir decoração e design e atrair o público. O circuito é um convite à participação de todos por 12 dias. O diferencial é que somos uma ação urbana com o desafio de impactar o maior número de pessoas dentro da sua área de interesse”. Ele explica que 95% dos eventos serão gratuitos e o DMAIS é a plataforma de divulgação e curadoria. “Cada proponente será um organizador individual”. A comunicação visual foi criada pela designer Kátia Ney.

A meta de Renato Tomasi é que o DMAIS entre para o calendário da capital. “O embrião do projeto foi em 2012 e agora ganha as ruas. Não queria nada no formato tradicional, fechado, como feira ou salão. A ideia é criar algo que democratize e desmistifique o consumir design. Embutir esta cultura, assim como passou a ocorrer com o vinho na gastronomia. Um movimento que ensine que o design está no nosso dia a dia. Aliás, está em tudo. Se é funcional, é design”. Ele acredita que “o mineiro é um berço de talento e vai abraçar o projeto”. A inspiração, revela, veio de iniciativas internacionais como o Fuori Saloni, realizado anualmente na Itália, e o London Design Festival, que movimenta a capital londrina, além de diversos eventos de design que ocorrem em Nova York ao longo do ano.

Renato Tomasi, idealizador e curador do evento: ideia é gerar um calendário único de ações e discussões - Drika Viana/Divulgação Renato Tomasi, idealizador e curador do evento: ideia é gerar um calendário único de ações e discussões
Renato Tomasi ressalta a gratuidade de várias ações, um suplemento especial que será veiculado pelo Estado de Minas no dia 14 de setembro com informações do circuito, que também poderá ser acessado pelas redes sociais (Instagram e Facebook) e pelo site (www.dmaisdesign.com.br). “Vamos distribuir ainda um guia oficial. As novidades e acontecimentos terão a cobertura do Estado de Minas, Portal UAI, Lugar Certo e Rádio Guarani que são os apoiadores de mídia”. O circuito conta com outros parceiros: Bel Lar Exclusive, Sebrae, Associação Brasileira de Designers de Interiores (ABD-MG)

Durante os 12 dias, Renato Tomasi enfatiza que moradores e visitantes vão conferir inúmeras ações, com palestras e iniciativas de profissionais mineiros e de outros estados. “Beagá já conta com regiões de design, que vão estar no circuito. Então, Lourdes, Sion, Savassi, Funcionários vão guiar as pessoas. Várias lojas aguardam esse momento para fazer lançamento e estilistas vão abrir seu showroom e mostrar um preview da nova coleção. Enfim, é o momento de respirar design e tenho certeza de que o público vai pedir bis. O DMAIS nasce para ser anual, sempre em setembro”. Ele lembra que o evento terá ainda o “Design Tour, uma van que vai circular com o público por pontos dos eventos”.

Oficinas, instalações e diversas exposições estão programadas em várias lojas e locais, inclusive em shoppings. Além de pensar e conhecer o design, Renato Tomasi diz que haverá business. “Venda de peças nas lojas, produtos de jovens designers (em forma de feirinhas descoladas), enfim, possibilidade de negócio com conhecimento, o chamado consumo inteligente. Entender para comprar”. Claro, vai ter festa. Diversos coquetéis, brunchs e happy hours, alguns fechados para convidados e outros abertos ao público.

Plataforma de jovens talentos

O DMAIS tem o compromisso de ser uma plataforma de eventos independentes e de divulgação de jovens talentos, cena efervescente na capital. Eduardo Faleiro, arquiteto e sócio do Fósforo Coletivo, é um destes representantes convidado a desenvolver o projeto cenográfico. “Beagá tem potencial para design e decoração pela qualidade dos profissionais, lojas e representantes do mundo inteiro. Acredito que é o lugar ideal para um evento deste nível”.

Eduardo Faleiro conta que o Fósforo Coletivo assina a cenografia com a “preocupação de apresentar um design puro, sem tratamento, mas com aspecto bonito, como é o verdadeiro design”. O arquiteto revela: “Criamos uma identidade simples e com conceito puro. Com o madeirite rosa, fizemos peças para várias intervenções. São cubos que, de certa forma, vão guiar e identificar o circuito. Eles têm várias proporções, pequenos, grandes e gigantes”.

O arquiteto será responsável ainda pela sede do DMAIS (o prédio verde da Praça da Liberdade) e “um espaço onde vai reunir profissionais da área e designers independentes para “promover encontros e exibir instalações artísticas que vão mudar o cotidiano das pessoas. Beagá tem uma cena de design independente de muito valor e nada mais justo do que divulgar e reunir esta galera. O potencial é enorme”.

A designer de bijus Mary Figueiredo Arantes, da marca Mary Design, enfatiza o valor do projeto. “Um evento como o DMAIS traz para a cidade a renovação do olhar para o design. A possibilidade de novos talentos se mostrarem, a visibilidade que todos nós, que vivemos entre montanhas, necessitamos, ainda mais neste caso, em que a proposta é de uma interação: comida combina com moda, que desfila com design, que versa com prosa...”

DESTAQUES

Latoog Design/Divulgação
» O designer Pedro Moog (foto à esq.), da Lattoog Design, é convidado Associação Brasileira de Designers de Interiores (ABD-MG) para comandar uma palestra sobre “Processo Criativo”, dia 17/9, 10h, no cinema do Ponteio Lar Shopping, para 200 convidados (não é aberto ao público).

» Abatjour de Arte apresentará a exposição “Reinvenção” para inaugurar a nova sede no Sion (Rua Califórnia, 150), instalada numa construção modernista projetada em 1959, pelo arquiteto Sylvio de Vasconcellos, e tombada pelo Patrimônio Histórico. A mostra ficará aberta ao público em todo o período do DMAIS. Quinze artistas e designers farão a interpretação pessoal de uma luminária clássica do designer Max Ingrand, datada de 1954. Essas peças únicas serão vendidas durante o período da exposição, e a renda revertida para a Jornada Solidária do Estado de Minas. Os artistas convidados são: Andréa Gomes, Camila Faria, Cristiano Sá Motta, Daniela Karam, Fernanda Santiago, Fernando Pacheco, Fernando Vignoli, Graça Ottoni, Gustavo Penna, Isabela Vecci, Martielo Toledo, Miriam Quick Doll, Pedro Lázaro, Rodrigo Cezario e Victor Dzenk.

» Nomes consagrados nacional e internacionalmente serão lembrados e terão coleções lançadas ou instalações e insterferências utilizando seus produtos. Os designer Charles e Ray Eames serão homenageados na exposição Inside. A Saccaro apresenta a coleção Habitat com a poltrona Cobogó, do designer Roque Frizzo.

» Haverá lançamentos de produtos de designers como a paulista Jaqueline Terpins e o conceituado Jorge Zalszupin, referência do design moderno brasileiro.

Tags: circuito

Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
600

Últimas Notícias

ver todas
13 de julho de 2023
04 de julho de 2023