Quartos personalizados são tendência para os adolescentes

Arquiteta projeta dormitório com o tema de MMA e dá dicas de tematização para o recanto dos jovens

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 01/11/2014 08:00 / atualizado em 31/10/2014 15:11 CorreioWeb /Lugar Certo
Simone Stolfa/Divulgação
Criar um tema para o quarto é uma boa maneira de ensinar um jovem a assumir a responsabilidade por seu espaço. Arrumar a própria bagunça e organizar o seu ambiente favorito faz com que os adolescentes sintam-se mais orgulhosos com algo que reflita os seus interesses e personalidade.

“Como os adolescentes são mais agitados, por natureza, é importante optar por cores claras, que transmitam paz e calmaria. O branco, tons de amarelo e azul são super indicados para ambientar os quartos”, explica a arquiteta Simone Stolfa. Independente das possibilidades financeiras, é necessário colocar a criatividade em prática por meio da tematização. Portanto, as preferências do jovem devem ser levadas em consideração, como música, artes marciais, videogames ou filmes favoritos.

Um dos projetos da arquiteta de quarto para adolescente (foto acima), que leva tematização, aborda o MMA como base para a harmonização do espaço. “Para desenvolver o quarto, procurei focar na personalidade do pré-adolescente, que tem 10 anos, adora luta livre e jogar videogames com os amigos”, explica Simone. A cama possui um aspecto único, lembrando um tatame de luta. "Além de ser criativa, dá um aspecto despojado e confortável ao ambiente. A facilidade na organização também foi lembrada, uma vez que, devido à movimentação da cama, a limpeza e organização tornam-se simples”, explica a arquiteta.

Móveis embutidos e estantes são perfeitos para guardar coisas e manter a organização do espaço, além de dar mais funcionalidade ao cômodo. “Os móveis foram distribuídos de acordo com o tema abordado, com bancadas que ficam ao redor da cama e dão amplitude ao ambiente”, completa. Outro detalhe interessante no projeto é a plotagem tematizada em uma das paredes. Para os objetos de decoração, a arquiteta explica que deve-se usar as preferência do adolescente, como livros, jogos, aparatos eletrônicos, entre outros, que são ótimas opções. “Neste projeto específico, utilizei luvas de boxe e bonecos de lutadores. O destaque ficou para a plotagem da parede, com palavras de diferentes artes marciais”, completa.

Outra questão a ser pensada é a iluminação. Segundo Simone, apostar no uso de dimmers para regular os pontos de luz e trazer cenários ao ambiente pode ser interessante. “Invista em luzes indiretas e luminárias de mesa. Pense que o quarto ficará fechado a maior parte do tempo e os jovens reunirão amigos no local. Isso exigirá uma boa ventilação e um excelente projeto de iluminação”, finaliza.

Se inspire em outras propostas de decoração para quartos de adolescentes:

Reprodução/Internet

Reprodução/Internet

Reprodução/Internet

Reprodução/Internet

Tags: decoração

Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
600
 
Marcos - 03 de Novembro às 09:27
Bolhaimobiliria.

Últimas Notícias

ver todas
13 de julho de 2023
04 de julho de 2023