Circuito criativo

Dmais Design abre inscrições para a segunda edição em Belo Horizonte

Ideias e projetos inovadores poderão ser inscritos a partir de abril para fazer parte do festival

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 29/03/2015 09:00 Augusto Pio /Estado de Minas
Joana Gontijo/EM/D.A Press
No segundo semestre, Belo Horizonte voltará a ser a capital do design nacional. De 19 a 26 de setembro, será realizada a 2ª edição do festival Dmais Design, iniciativa do produtor Renato Tomasi, que tem o objetivo de disseminar a cultura do design para a população, por meio de diversos eventos independentes, simultâneos e integrados por um programa oficial. A iniciativa tem apoio do Estado de Minas. Podem se inscrever todos aqueles que trabalham com design e têm o interesse de propor alguma ação inovadora para integrar a programação do festival.

Uma das novidades desta edição é que qualquer pessoa, profissional, empresa, ONG, entidade pública ou privada, poderá participar do circuito realizando evento próprio, abordando o design, sua transversalidade e conexões com a economia criativa, arte, arquitetura, decoração, moda, negócios, gastronomia, sustentabilidade e inovações. As inscrições estarão abertas durante todo o mês de abril e poderão ser feitas pelo site www.dmaisdesign.com.br, clicando no link “participe”, ou pelo e-mail contato@dmaisdesign.com.br. O projeto encaminhado deverá passar por uma curadoria e, se aprovado, fará parte da programação oficial do festival, que contará com cerca de 100 atividades durante os oito dias de duração.

“Acredito no potencial da economia criativa da cidade e temos o interesse de atrair, cada vez mais, o público de outros estados. De qualquer modo, já estamos estudando formatos de parceria para realizarmos o Dmais Design em outras cidades, mas isso, possivelmente, só no próximo ano. Neste momento, estamos concentrando esforços em fortalecer o festival aqui em BH e transformar a cidade em referência nacional quando o assunto for design”, ressalta Renato Tomasi.

Renato Tomasi, responsável pelo evento, explica que o objetivo é disseminar a cultura do design - Drika Vianna/Divulgação Renato Tomasi, responsável pelo evento, explica que o objetivo é disseminar a cultura do design
“Este ano, estamos focados em mostrar ao público as vertentes do design. Teremos eventos relacionados a arquitetura, design de interiores, mobiliário, gráfico. Flertaremos mais com moda, arte, gastronomia e inovações tecnológicas. Queremos mostrar para o público como o design está no dia a dia das pessoas. Teremos mais eventos que vão agradar públicos bem variados. Ao mesmo tempo em que teremos ações em lojas, também será possível visitar o espaço Dmais Design e participar de palestras ou visitar uma exposição de design no corredor de um shopping ou museu, participar de um workshop no ateliê de algum artista, visitar o escritório de um designer renomado. Enfim, teremos uma programação para todos. Queremos otimizar o tempo de nosso visitante e que ele consiga participar o máximo possível de eventos.”

Como novidades deste ano, Renato destaca o calendário de oito dias. “É mais apropriado para atrair público de outros estados. Além disso, a inserção de mais eventos relacionados a moda, arte e gastronomia, o Espaço Dmais Design, ponto de encontro, exposições e de várias palestras. Teremos também um aplicativo para todos localizarem os eventos com mais facilidade, o Design Tour, que são vans plotadas que visitam os locais de eventos que ocorreram em 2014 e serão ampliados este ano. O Dmais Design é a proposta mais inovadora relacionada a design que existe em BH. Não queremos falar de design para um pequeno público, para guetos ou mesmo para aqueles que já são mais habituados com o tema. Queremos disseminar a cultura do design para a cidade e para as pessoas. Somos um formato inovador, agrupamos dentro do calendário inúmeros tipos de eventos que interessam e impactam públicos diferentes. Somos um festival, contamos com a força e o poder da coletividade. Uma coisa é um evento de design ocorrendo na cidade, outra são 100 eventos acontecendo ao mesmo tempo. Proporcionamos visibilidade a quem participa, atraímos público e negócios”, orgulha-se Tomasi.
Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
600

Últimas Notícias

ver todas
13 de julho de 2023
04 de julho de 2023