Decoração caprichada pode aumentar a clientela em bares e restaurantes

Os espaços precisam agradar aos clientes e atender às necessidades do chef responsável pelo local. Arquiteta dá dicas de como compor o ambiente

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 27/06/2015 08:00 / atualizado em 01/07/2015 14:31 CorreioWeb /Lugar Certo
Divulgação
Uma das preocupações de donos de bares e restaurantes é ter uma decoração atraente para o público. Um ambiente bem decorado, além de chamar a atenção dos clientes, faz com que eles se sintam à vontade e confortáveis para ficar mais tempo, voltar ao estabelecimento e o indicar para outras pessoas.

Todos os espaços precisam atender às necessidades do cliente e também da equipe. A arquiteta Tânia Fernandes destaca que a reforma em um restaurante é mais complicada por causa de detalhes como ventilação e uso de fornos e fogões semi industriais, mas um desafio é montar um salão de recepção acolhedor. “Todos os espaços devem estar bem construídos, pois será o local onde o cliente ficará por um longo tempo desfrutando do ambiente”, destaca a profissional.

Divulgação
Cada ambiente precisa receber uma atenção especial. A cozinha, por exemplo, deve ser feita de acordo com os gostos do chef que a comandará, para favorecer a liberdade e a criatividade. “Um modo de fazer isso é construir bancadas influenciadas pela altura do chef, posicionar os fornos e fogões de acordo com qual mão ele usa, e ter freezers e refrigeradores com tamanhos adequados com os dos produtos que são vendidos no local”, orienta Tânia.

A proposta visual também é importante e deve ser estrategicamente pensada, para conversar com a personalidade do espaço. “Se é um restaurante que busca ser um ponto de encontro de casais, invista em uma decoração intimista; se é um bar para reunir amigos, busque uma decoração descontraída”, lembra a profissional.

Divulgação
E, por último, a arquiteta lembra que, para deixar o ambiente bonito, não é necessário gastar muito dinheiro. Uma dica é utilizar estofados ou tecidos na parede, ao invés de uma pintura sofisticada. Investir em artesanatos e uma decoração mais "caseira" também é um conselho de Tânia. "Use utensílios da própria cozinha. Isso dará um charme que remete à culinária doméstica. Luminárias artesanais sempre caem bem", explica. Aplicar quadros negros para escrever o menu do dia é outra tendência para composições intimistas.
Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
600

Últimas Notícias

ver todas
13 de julho de 2023
04 de julho de 2023