Móveis sob medida e funcionais

Projetos que valorizam cada espaço e decoração que cria sensação de amplitude são ideais para ambientes compacto

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 31/08/2015 13:34 / atualizado em 31/08/2015 13:44 Lilian Monteiro /Estado de Minas

Projeto do arquiteto Júnior Piacesi para um apartamento de solteiro com metragem pequena - Gustavo Xavier/Divulgação Projeto do arquiteto Júnior Piacesi para um apartamento de solteiro com metragem pequena
Cada vez menor e mais caro. Os apartamentos para solteiros (ou mesmo para famílias) diminuem de tamanho e o mercado de decoração precisa se adaptar à nova demanda. Os clientes também têm de se acostumar em montar uma casa aconchegante e bonita dentro de suas possibilidades e, obrigatoriamente, aprender a viver num espaço reduzido. Se essa é a sua opção, a primeira providência é ter a capacidade de inserir várias funcionalidades dentro de um ambiente pequeno, ou seja, sala de estar e de jantar agregadas ou cozinha e sala no mesmo cenário. Portanto, para tudo dar certo é fundamental o planejamento.

 

O arquiteto Júnior Piacesi enfatiza que, realmente, os apartamentos estão bem menores e a saída é se adequar às necessidades do espaço. Para isso, é inteligente ter melhor aproveitamento espacial de acordo com o perfil do morador. Se cozinha pouco, se recebe muitos amigos... Com o novo formato de moradia, o apartamento compacto é alternativa para as pessoas que não desejam se afastar dos centros urbanos, mas não podem investir num duplex. Como a oferta anda alta, a preocupação é não abrir mão do conforto. Ele lembra que, nessa situação, “o ideal é ter o mínimo necessário em uma casa. E, em seguida, transformar o mínimo em funcional”.

Móveis exclusivos criados pela marca italiana Foppapedretti:  mesas extensíveis, bancos que viram mesas, cadeiras dobráveis, sapateiras, varais ou cômodas - Foppapedretti/Divulgação Móveis exclusivos criados pela marca italiana Foppapedretti: mesas extensíveis, bancos que viram mesas, cadeiras dobráveis, sapateiras, varais ou cômodas

 

Júnior Piacesi tem trabalhado em vários projetos com essas exigências. Em um deles, criou para seu cliente “um armário de 1mx50m de fora a fora na parede de 10m cheio de portas. Ele abre uma e tem a TV, fecha e abre a outra e encontra a biblioteca, na outra o bar e assim por diante. Uma peça única com várias possibilidades”. No mesmo apartamento, na cozinha, ele criou uma ilha com 90cm e manteve tudo na mesma altura. O cooktop, o forno encaixado, a gaveta de talheres e a lixeira embutida (que não ocupa espaço e pode ser usada como champanheira), para que o espaço fique harmonioso, equilibrado e sem poluir a visão.

Foppapedretti/Divulgação

 

Ele enfatiza que esse tipo de ambiente exige criatividade e bom gosto. “Não precisa gastar muito, só usar a cabeça. Por exemplo, tenho apostado numa massa de cimento que imita o efeito de concreto no piso, teto e parede que, além de bem mais em conta, garante um efeito incrível.” Júnior Piacesi explica que é necessário analisar o espaço e definir o que encaixará melhor e quais soluções e ideias são bem-vindas. “Armários aéreos, torres laterais, espelhos que aumentam a profundidade, peças multiuso (uma caixa com função de armário e espelho na frente; uma cadeira que possa ser dobrada, pendurada na parede e virar um belo quadro), cores claras e uma iluminação, não só geral, mas que case com o clima de receber amigos e com a sonorização.”

 

Fazer moveis planejados é uma opção interessante para todos os cômodos de um apartamento pequeno. Seguramente, fará diferença no resultado final da decoração. Para o arquiteto, “trabalhar com móveis sob medida é ideal porque fica personalizado e adequado”.

Armário de fora a fora na parede, cheio de portas, é uma peça única com várias possibilidades - Gustavo Xavier/Divulgação Armário de fora a fora na parede, cheio de portas, é uma peça única com várias possibilidades

ITÁLIA Imóveis compactos têm várias saídas. E se falta espaço, uma opção bacana é investir em móveis inteligentes. Unindo beleza e funcionalidade, a grife italiana Foppapedretti, com loja recém-inaugurada em Belo Horizonte, oferece uma série de ideias práticas como mesas extensíveis, bancos que viram mesas, cadeiras dobráveis, sapateiras, varais ou cômodas. “As novas residências brasileiras têm seguido um padrão de tamanho pequeno, que na Europa já é bastante usado. Os móveis funcionais têm se tornado aliados fundamentais na decoração, já que, além de ser objetos de design, facilitam o dia a dia das pessoas por oferecerem soluções perspicazes”, reforça o único representante da marca italiana na América Latina, Luciano Bellini.

Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
600

Últimas Notícias

ver todas
13 de julho de 2023
04 de julho de 2023