Tudo com um só toque

Projetos de automação se adaptam ao bolso e necessidades do consumidor

Automação ganha destaque em projetos de ambientes da Casa Cor Minas. É possível facilitar o dia a dia com as novidades em sistemas de som, iluminação, vídeo e outros

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 27/09/2016 10:00 Teresa Caram /Estado de Minas
Neste Home Theater, a ideia é apresentar soluções completas de som, áudio, iluminação e automação - Jomar Bragança/Divulgação Neste Home Theater, a ideia é apresentar soluções completas de som, áudio, iluminação e automação
Cada vez mais, as pessoas estão em busca de praticidade e conforto. Para atender a essa demanda crescente, empresas de automação desenvolvem projetos que facilitam o dia a dia em casa ou no escritório, e permitem acessar luz, som, vídeo, entre outras novidades, pelo celular, computador ou tablet. Se há alguns anos a automação era algo projetado para clientes com melhores recursos financeiros, hoje ela ganha mais adeptos e novas soluções que vêm se popularizando no Brasil. Ao contrário do que muitos imaginam, esses projetos cabem no bolso e podem ser desenvolvidos de acordo com a necessidade de cada cliente.

Diretor comercial da Live Automação, Raphael Toletino explica que o primeiro passo para desenvolver um sistema de automação é entender os anseios do cliente, o que ele busca, o leiaute do projeto residencial e luminotécnico para então definir o que fazer. E criar um projeto de automação não significa, necessariamente, quebrar paredes. “Vai depender da abrangência do projeto. O ideal é começar acompanhando desde o início da infraestrutura e do cabeamento do imóvel. Mas no caso do apartamento pronto, tem inúmeras soluções no mercado que permitem fazer automação.”

Segundo Raphael Tolentino, o desenvolvimento da tecnologia e o aumento da produção nacional de artigos de automação permitiram uma queda no preço da instalação de sistemas. Os próprios equipamentos de áudio e vídeo se tornaram mais acessíveis a uma parcela maior da população, o que explica a procura maior pela automação residencial.

NOVIDADES Presente em sete ambientes da Casa Cor Minas, que está sendo realizada até 4 de outubro na Pampulha, em Belo Horizonte, a Live Automação – empresa mineira que atua há mais de 10 anos no mercado brasileiro de automação residencial e corporativa – trouxe projetos que incluem as maiores novidades em sistemas de som, iluminação, vídeo e automação em geral.

O ambiente Café conta com automação integrada a uma playlist on-line - Jomar Bragança/Divulgação O ambiente Café conta com automação integrada a uma playlist on-line
“A presença da Live em importantes projetos da maior mostra de decoração de Minas Gerais confirma a solidez da empresa e a preocupação do mercado em estar sempre antenado às novidades da tecnologia da automação. Todos estamos cada vez mais exigentes no quesito conforto e praticidade e, graças aos aparatos tecnológicos, os arquitetos contam com soluções completas, que permitem que seus clientes acessem remotamente sistemas que os auxiliem no dia a dia de suas casas”, explica Raphael Tolentino.

Segundo ele, nesta edição da Casa Cor, a Live está mais versátil, aplicando a automação em diferentes espaços e contextos. “A empresa trabalhou em sete diferentes ambientes, cada um com um tipo de conceito. O grande destaque continua sendo a concepção do Home Theater, que este ano foi assinado pelas arquitetas Maria Gabriela Nogueira, Nathasha Nascif e Juliana Couri. O espaço tem soluções completas de som, áudio, iluminação e automação”, afirma.

O Café, dos arquitetos Manuela Lolato e Fernando César, e o Wine Garden, de Droysen Tomich, Marcelo Serafim e Flávia Zambelli, contam com uma automação integrada a uma playlist on-line. Ou seja, o usuário acessa a sua conta no Dezzer, no Spotify, no TuneIn ou no Apple Music, por exemplo, por meio do próprio sistema. “Em ambientes como esse, ter acesso a diferentes discografias ou a qualquer rádio do mundo por meio da integração do aplicativo torna o espaço mais dinâmico e interativo.”

Os projetos da Live Automação estão presentes ainda no Estar Integrado, de Isadora Capobiango, no Quarto Masculino, de Andreia Moura e Juliana Silva, e no Restaurante, de Edwiges Leal e Eduardo Beggiato.

No espaço Estar Integrado, o ponto de partida foi definir três ambientes sintonizados por uma atmosfera tranquila - Jomar Bragança/Divulgação No espaço Estar Integrado, o ponto de partida foi definir três ambientes sintonizados por uma atmosfera tranquila
COMO TER UMA CASA HIGH-TECH:

» O primeiro passo para fazer um projeto de automação é verificar a fiação de toda a casa. Se o estado de fiação for ruim ou péssimo, é preciso fazer a troca de fios e conexões para garantir melhor aproveitamento das futuras instalações.

» É importante consultar profissionais eletricistas ou conversar diretamente com a empresa que irá realizar a automação residencial para verificar a situação da fiação elétrica.

» É possível com um só comando ligar e desligar todas as luzes da casa e evitar o desperdício de energia elétrica. Também é possível fechar as cortinas de vários ambientes, ligar/desligar os aparelhos de ar-condicionado, gerenciar câmeras de segurança, entre vários outros detalhes que tornam a vida mais prática e segura.

» A automação residencial também possibilita a instalação de sensores nas portas da casa, ou seja, uma medida que permite saber se os filhos estão em casa ou se alguém já está dentro da residência assim que você chega ao local.

Fonte: Omnihouse Automação

Tags: automação bolso e necessidades do consumidor projetos de ambientes Casa Cor Minas sistemas de som, iluminação e vídeo Lugar Certo Estado de Minas

Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
600

Últimas Notícias

ver todas
13 de julho de 2023
04 de julho de 2023