Sua casa na moda

Armários coloridos e papeis de parede estão entre as tendências da decoração para 2017

Designers de interiores revelam as tendências da decoração para 2017. Veja o que vai estar em alta e como você pode escolher as peças certas que brilharão ao longo do próximo ano

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 12/12/2016 16:35 / atualizado em 12/12/2016 16:45 Lilian Monteiro /Estado de Minas
Neste projeto, a designer de interiores Fabiana Visacro usou o cinza e o preto, atemporais, para compor o home office - Osvaldo Castro/Divulgação Neste projeto, a designer de interiores Fabiana Visacro usou o cinza e o preto, atemporais, para compor o home office
Para quem ama decoração, seguir tendências é natural. O fim do ano chegou e, depois das festas, muitos desejam dar uma nova cara para a casa. Mas não é qualquer mudança, a transformação tem de seguir as principais inspirações das feiras e salões, de quem dita as novidades. A designer de interiores Fabiana Visacro destaca os armários coloridos para a cozinha. “O tom é o verde-escuro, que também pode ir para a parede. É um barato poder usá-lo no ambiente (um verde-lousa). Indico bancada homogênea e neutra, nanoglass ou quartzo claro, escuro ou intermediário e, na composição, elementos retrô, como cafeteira e batedeira. O esquema cromático complementar casa superbem com o vermelho e, para os mais ousados, rosa e amarelo. Mas tudo bem dosado e de acordo com o estilo de cada um.”

Ainda na cozinha, a designer explica que é legal brincar com a texturas das paredes. “Porcelanato, estilo azulejo, ou mesmo o tipo tijolinho retangular branco ou ainda azulejos com formas geométricas. São ótimas opções, claro, escolha uma. Não é para misturar”, comenta. Em relação aos móveis, Fabiana afirma que “vem com tudo o mobiliário revestido com pele sintética de animal. Pode ser uma cadeira com estofamento ou uma manta de pele jogada sobre a cama ou o sofá. Mas têm que ser discretas”. Ela destaca ainda móveis industriais, como banquetas e bancos e peças com pegada mais romântica.

Composição elegante envolve almofadas coloridas em tons mais escuros, papel de parede e luminárias - Leroy Merlin/Divulgação Composição elegante envolve almofadas coloridas em tons mais escuros, papel de parede e luminárias
A designer de interiores lembra que o papel de parede continua em alta, principalmente o na forma geométrica e nas cores cinza, preto e prata. “E outra grande tendência são os móveis com aspecto mais natural, desde o uso de cestas até a madeira em tom natural.” Fabiana Visacro destaca ainda cabeceiras de veludo bem pomposas, cortiças em paredes, objetos vintage (opção de reaproveitamento de peças antigas) e decoração escandinava.

Tons de verde para áreas externas ou varandas combinam com peças em madeira - Leroy Merlin/Divulgação Tons de verde para áreas externas ou varandas combinam com peças em madeira
GEOMETRIA A designer de interiores Rosane Guedes aponta quatro direções. Ela aposta no azul-escuro como a cor do próximo ano e acredita no cinza e preto, que são tons atemporais e não interferem na composição. “O azul mais fechado estará em alta e ganha destaque quando combinado com o vermelho-escuro, quase vinho. Uma mistura forte, que chama a atenção. Pensaria num tapete vinho, com sofá cinza e almofadas com pitadas de azul.” Em segundo lugar ela destaca a geometria. “Os desenhos geométricos, os ladrilhos e o papel de parede com desenhos 3D são opções bacanas. Só é preciso ter cuidado com o 3D, principalmente quanto ao tamanho do ambiente, para não se sentir agredida com seu efeito. E o ladrilho hidráulico dá charme especial na varanda gourmet ou cozinha”, sugere.

A terceira tendência que Rosane destaca é o trabalho manual, o handmade. “Trabalhos e peças em tricô e crochê, técnicas artesanais, apareceram ao longo de 2016, mas permanecerão ao longo de 2017. É o resgate do que é mais natural. Está em alta o chamado slow design (o design sustentável que propõe o uso por longos anos de móveis, valoriza materiais ambientalmente corretos, um estilo de vida desacelerado). É bacana ter no ambiente peças com cara de antigas, mas com pegada atual. O importante é ter ambientes não com cara de showroom, mas aconchegantes.”

A designer indica a valorização do mobiliário antigo. “Não se desfaça, pelo contrário, restaure. Móveis antigos, com história, são peças maravilhosas e ganham nova vida. Um bufê de família com um tampo de mármore vira destaque. O importante é que a casa fique com identidade e não fria, triste, sem personalidade.” Rosane Guedes enfatiza que “o ideal é ter os pés no chão. As tendências do design são ligadas ao mundo da moda, não há como negar, não são independentes. No entanto, a decoração não é tão descartável, como ocorre na moda (que também não deveria ser)”.

Na sala de estar, a designer Rosane Guedes usou madeira e peças com nuances em azul, uma forte tendência para o próximo ano - Rafael Carrieri/Divulgação Na sala de estar, a designer Rosane Guedes usou madeira e peças com nuances em azul, uma forte tendência para o próximo ano
As apostas

A Leroy Merlin acaba de lançar a nova linha de decoração para 2017 e você, que está pensando em mudar a casa para o fim de ano, pode investir em peças que serão tendência do design de interiores na próxima temporada. A nova coleção da marca trabalhará com sete temas:

1) Urbano minimalista: estampas geométricas e sobriedade nas cores. A simplicidade do dia a dia com um toque de elegância.

2) Caribbean: com elementos naturais e cores do mar, essa linha leva a energia e o frescor da praia para o ambiente.

3) Bohemian: cores quentes e vivacidade celebram a diversidade das influências de diversas partes do mundo nesta linha.

4) Tropical night: referências botânicas em paisagens noturnas servem de inspiração para a linha Tropical Night.

5) Geo collage: cores vibrantes com formas geométricas dão o tom desta linha, que explora cor, forma e textura, oferecendo um ambiente moderno e arrojado.

6) Mini geo: referencias dos anos 1960 e 1970 dão o tom para essa linha, despertando memórias afetivas.

7) Monochrome: estampas atemporais misturadas ao clássico P&B, a linha imprime sofisticação e praticidade.

Tags: Lugar Certo Estado de Minas Sua casa na moda tendências da decoração para 2017 Designers de interiores

Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
600

Últimas Notícias

ver todas
13 de julho de 2023
04 de julho de 2023