Branco moderno e atemporal

Cozinha total white é tendência entre profissionais de decoração e reconquista admiradores

Elas reinaram por um tempo, caíram em desuso e agora estão de volta com toda força

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 29/08/2017 13:42 / atualizado em 29/08/2017 14:02 Lilian Monteiro /Estado de Minas
No projeto da arquiteta Estela Netto, o branco ganha ares modernos pela composição das cadeiras assinadas  - Daniel Mansur/Divulgação No projeto da arquiteta Estela Netto, o branco ganha ares modernos pela composição das cadeiras assinadas

A arquiteta Estela Netto tem toda razão. Às vezes, há tantas tendências, novidades, cores, texturas e materiais novos que nada como retornar ao clássico. Depois de perder espaço para o ambiente supercolorido ou mesmo preto e metálico (prata), clima retrô, azulejo hidráulico, pastilha, mosaico, está de volta a beleza estética de uma cozinha toda branca. “Acredito que há o clássico para cada tipo de ambiente. O clássico não é velho. O branco é atemporal e não podemos lançar mão dele.”

O último projeto de Estela Netto é um exemplo. Ele criou uma cozinha toda branca, mas com uma bancada de nanoblass, material sintético moderno, que não amarela e não trinca com o calor. Sem falar que o próprio leiaute do ambiente é moderno, com ilha, cooktop, cadeira com design Panton... Por isso, ela enfatiza que “decoração atemporal não tem de ser de um jeito velho porque há uma maneira contemporânea de fazer o clássico”.

Estela Netto lembra que a cor branca remete não só à limpeza, mas destaca que, ao escolher o ambiente total white, é bacana pensar em levar em conta que “a cozinha já é colorida, a comida, as louças, as panelas, os temperos e, por isso, é interessante criar uma base neutra para receber toda essa vida”.

Outro ganho da cozinha branca é que é uma cor democrática, há muitos revestimentos e preços variados, de fácil assentamento e de fácil manutenção no dia a dia, sem textura que possa dificultar. E no projeto da arquiteta, vale chamar a atenção para uma “cozinha descomplicada, que tem muitas janelas e uma luz natural incrível, enfim, ela fica em um ambiente feliz”. E Estela Netto ensina que se engana quem pensa que a decoração é a única que determina o espaço. Tem outros aspectos, como iluminação e a forma como o ambiente é utilizado, que também influenciam.

GELO, CREME E NUDE

A designer de interiores Roberta Cavina lembra que a cozinha totalmente branca não se limita ao uso da cor branca, mas há nuances e jogo de tonalidades abusando do gelo, creme e nude. “A integração desses tons também agrega amplitude ao espaço, porque o branco reflete a luz e visualmente causa essa sensação em um cômodo.” Uma prática que contribui nesse sentido é o uso de pontos de luz no teto, em locais de pouca iluminação, como ao lado de armários.

O leiaute moderno quebra o minimalismo de um ambiente monocromático e confere um toque contemporâneo para o espaço da casa mais disputado atualmente. O uso de eletrodomésticos e adornos com pontos de cor também valoriza a composição da cozinha - Arquivo Pessoal O leiaute moderno quebra o minimalismo de um ambiente monocromático e confere um toque contemporâneo para o espaço da casa mais disputado atualmente. O uso de eletrodomésticos e adornos com pontos de cor também valoriza a composição da cozinha

De acordo com Roberta Cavina, o total white só surte esse efeito quando aplicado em todo o ambiente. “Escolher eletrodomésticos e móveis que harmonizem com a cor da cozinha é essencial. Para isso, indico a disposição de poucos adornos, móveis retos e que os objetos à mostra na cozinha combinem com a parede.”

Arquivo Pessoal

Outro ponto importante para a designer de interiores é a combinação entre pias e bancadas. “Apostar em materiais como o mármore e o granito, que têm alta durabilidade e ótimo custo/benefício, é o melhor caminho para a decoração desses móveis, já que eles harmonizam com o ambiente sem quebrar o efeito desejado.”

Veja quantas opções

1) Luz certa
2) É possível combinar pedra e madeira brancas
3) Se quiser ousar, vale investir em uma ilha com linhas curvas
4) Nos armários, se gostar de um clima minimalista, evite alças e puxadores
5) Se a metragem é pequena, uma cozinha branca será sempre ótima opção
6) Caso queira aquecê-la, leve para a cozinha branca alguns elementos em madeira
7) Uma parede de tijolo branco é um detalhe de personalidade, que ressalta a textura
8) O branco também pode estar nas colunas e vigas do ambiente
9) Aço inox combina com o ambiente total white e não o deixa completamente neutro
10) A cozinha não precisa ser toda branca, mas pode ter um jogo de tons como o nude, creme, gelo etc.
11) Aposte em peças de desing para ter uma cozinha inovadora
12) Armários brancos combinam com azulejos brancos
13) Em cozinhas estreitas, como se fosse um corredor, o branco faz toda a diferença para ter sensação de amplitude
14) Quem quiser, pode manter a cozinha clean ao mesclar o branco com o bege. O cinza também pode ser uma segunda cor, é uma dupla elegante
15) O piso pode ir desde o branco polido até o cimento queimado
Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
600

Outros artigos

ver todas
18 de setembro de 2017
13 de setembro de 2017
12 de setembro de 2017
05 de setembro de 2017
29 de agosto de 2017