Estado de Minas
  • RSS RSS
  • Você está em
  • (0) Comentários
  • Votação:
  • Compartilhe:

Dicas para sua casa » Posso derrubar uma parede do meu apartamento?

Redação Lugar Certo - Estado de Minas

Publicação: 06/05/2012 11:05 Atualização: 07/05/2012 14:50

 (Reprodução/Internet/projeto801.larissabrainer.com.br)
Estou reformando o meu apartamento e pretendo desmanchar metade da parede que fica entre a sala e a varanda para aumentar o tamanho da sala. O pedreiro falou que, nos prédios, é possível retirar qualquer parede, pois eles têm estrutura de concreto. Posso confiar na informação dele?


Tânia Maria Camelo Faria, por e-mail

É comum identificarmos ou deduzirmos nas perguntas que chegam para esta coluna que a obra ou a reforma está sendo executada sem o acompanhamento de um engenheiro ou técnico especializado. E isso deve estar ocorrendo nesse caso, em que a leitora está se baseando na informação do pedreiro. Acontece que tal informação não tem qualquer fundamento técnico. Existem prédios nos quais os projetos são totalmente estruturados com concreto armado ou estruturas de aço, cabendo às alvenarias apenas a função de vedação. Nesses casos, é possível a retirada das paredes sem o comprometimento da estrutura do prédio, porém outros prédios são projetados com uma estrutura mista, isso é, parte da estruturação deles é feita pela alvenaria e, nesse caso, não poderá ocorrer qualquer retirada ou abertura de paredes. E a única forma segura de saber qual é o tipo de estrutura de um prédio é consultar o engenheiro responsável pelo projeto ou pela execução da obra. Qualquer outra regra prática ou dedução deverá ser desconsiderada, pois um erro nessa análise poderá ser fatal.

Pergunta respondida pelo engenheiro Luiz Eustáquio Cavalieri França - construtoraouro@yahoo.com.br

Quer dicas de decoração ou reforma?
Este espaço é seu. Participe! Envie suas dúvidas para o e-mail imoveis.em@uai.com.br ou continue visitando o Lugar Certo!

Esta matéria tem: (0) comentários

Não existem comentários ainda

Comentar

Para comentar essa notícia entre com seu e-mail e senha

Caso você não tenha cadastro, Clique aqui e faça seu cadastro gratuito.
Esqueci minha senha »