Dicas para sua casa

Cuidados na instalação e manutenção de aparelho de ar-condicionado

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 02/10/2013 14:29 / atualizado em 02/10/2013 15:52 Redação Lugar Certo PR /Folha de Londrina
Gladyston Rodrigues/EM/D.A Press
O crescimento da climatização de ambientes torna cada vez mais comum o uso de aparelhos ou sistemas de ar-condicionado em residências ou espaços comerciais. O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (CREA-PR) alerta, no entanto, sobre a importância do acompanhamento profissional especializado no projeto, instalação e manutenção periódica destes sistemas.

O processo de tratamento do ar é destinado a manter os níveis adequados de qualidade do ar interior para controle da temperatura, umidade, velocidade, material particulado e partículas biológicas. Além de manter uma temperatura agradável, os sistemas de ar-condicionado precisam manter a qualidade do ar de um ambiente.

A falta de limpeza nos filtros e dutos de ar refrigerado pode acarretar não somente o desgaste prematuro do equipamento, como também o desenvolvimento de micro-organismos - fungos, bactérias e leveduras - que podem levar os ocupantes de ambientes climatizados a contraírem doenças respiratórias, infecciosas ou alérgicas, explica o engenheiro mecânico Rodrigo Fernando Munhoz.

O Ministério da Saúde determinou a elaboração de um Plano de Manutenção, Operação e Controle (PMOC) para ambientes refrigerados. O plano contém medidas básicas para procedimentos de limpeza, remoção de sujeiras e manutenção da integridade e eficiência dos componentes dos sistemas de climatização para garantir a qualidade do ar e prevenção de riscos à saúde.

Tags: dicas

Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
600

Últimas Notícias

ver todas
12 de julho de 2023
10 de julho de 2023