Dicas para sua casa

Veja dicas para evitar perigos para os pets escondidos em jardins e vasos

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 02/10/2013 14:42 / atualizado em 02/10/2013 14:54 Redação Lugar Certo PR /Folha de Londrina
Pet Care/Divulgação

Com a chegada da primavera, quem gosta de ter jardins e varandas sempre floridos já deve ter providenciado novos vasos com plantas e flores, além de caprichar na adubação daquelas que já possui. Mas, se você tem algum animalzinho em casa, vale prestar atenção nas orientações de especialistas antes de sair por aí comprando novas espécies de plantas. Alguns perigos podem estar escondidos nos jardins e vasos, representando riscos para os pets.

Os animais experimentam as sensações com a boca, apreendendo e mordendo tudo o que veem pela frente, principalmente os filhotes. Não é raro o animal lamber, mastigar e engolir aquilo que lhe despertou curiosidade. É exatamente por isso que os donos de pets devem estar atentos a alguns itens que podem que causam intoxicações e alergias. "Adubos, produtos utilizados no controle de pragas e até mesmo algumas plantas podem oferecer risco de intoxicação aos animais", explica o médico veterinário Marcelo Quinzani, diretor clínico do Hospital Veterinário Pet Care.

Em primeiro lugar, procure identificar as plantas com potenciais tóxicos e eliminá-las ou colocá-las fora do alcance dos animais. "Plantas extremamente difundidas nos nossos jardins e conhecidas pela grande maioria das pessoas têm potencial tóxico se ingeridas ou tocadas, e causam os mais diferentes sintomas, podendo levar o animal até a morte", alerta Quinzani.

Entre elas estão: azaleia, antúrio, bico-de- papagaio, calandium ou tinhorão, ciclâmen, comigo-ninguémpode, coroa-de-cristo, costela-de-Adão, cheflera, crisântemo, dracena, espirradeira, filodendro, hera, hortênsia, kalanchoe, lírio, beladona, trombeta-de-anjo, mandioca-brava, orelha-de-elefante, mamona, copo-de-leite, espada-de-São Jorge, avelós, hortênsia, entre outras.

O princípio ativo tóxico destas espécies pode concentrar-se nas folhas, nas flores, frutos e no látex (seiva branca que escorre das plantas quando machucadas) e, em alguns casos, também nas raízes. "Tome cuidado ao podar as plantas que eliminam látex e evite deixar os galhos em local onde o animal tenha acesso", ensina o veterinário.

Outro risco está ligado aos adubos, sejam eles orgânicos ou industrializados. Usada frequentemente nas adubações orgânicas de vasos e jardins, a mistura conhecida como "torta de mamona" é altamente tóxica se ingerida. "Como sempre vem associada à farinha de ossos, torna-se extremamente atraente, principalmente aos cães", lembra. Os adubos industrializados não são tão atraentes aos animais como a torta de mamona, pois geralmente têm cheiro forte que os espanta. "Mesmo assim, a ingestão pode acontecer de forma acidental misturada nas plantas ou grama e diluída na água que se acumula nos vasos e em seus pratos", conta. "Deixe sempre água à vontade para o seu animal, pois, se ele tiver privação de água, pode procurá-la nos jardins e nos vasos ou mesmo comer plantas na procura por água".

Outros inimigos dos pets são os pequenos animais que os espaços verdes podem atrair. Aranhas, abelhas, sapos, rãs, formigas, algumas lagartas e mesmo cobras e escorpiões são alguns deles. "Pode ocorrer desde uma simples alergia provocada pela picada de abelha até a morte do animal pelo contato com substâncias extremamente tóxicas como as de cobras e escorpiões", lembra Marcelo. "Por isso, procure manter o seu jardim limpo, evitando que seja abrigo de animais peçonhentos."

Em caso de acidente, os donos devem buscar identificar o item causador do problema e procurar o médico veterinário o mais depressa possível. "Procure por itens mastigados, galhos quebrados e outros indícios de que o pet passou pelo local ou ingeriu alguma planta", ensina.

Serviço:
Hospital Veterinário Pet Care - 24h
www.petcare.com.br
petcare.com.br/blog/

Tags: perigos

Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
600

Últimas Notícias

ver todas
12 de julho de 2023
10 de julho de 2023