Estado de Minas
  • RSS RSS
  • Você está em

Instalação de saunas

Publicação: 20/01/2008 14:47 Atualização:

Para instalar uma sauna tradicional em casa é preciso fazer o preparo minucioso do cômodo escolhido. As obras variam de acordo com o tipo de sauna pretendida seca ou a vapor e ainda com a forma de abastecimento do equipamento: energia elétrica, gás, lenha ou sistemas híbridos.

Maria Tavares explica que as saunas secas necessitam de um ambiente todo em madeira, de preferência em lambris de mogno ou cedro ou de outra similar que seja macia. A madeira tem de ser bem lixada para eliminar as farpas, explica.

O aparelho que permite o aquecimento um tipo de forno elétrico deve ser instalado no ambiente, sobre tijolos refratários e em um gabinete de aço inox, espelhado e termicamente isolado. O equipamento conta também com uma coifa e uma grelha para o alojamento de pedras de essências, responsáveis pela aromatização do ambiente.

Já as saunas elétricas a vapor precisam de um cômodo com isolamento térmico, revestido nas paredes com azulejos e forro bem liso e inclinado. A iluminação tem que ser protegida por um vidro blindado, assim como nas saunas secas, e o interruptor deve ser instalado do lado de fora do ambiente, no qual também será posto o equipamento, que, para funcionar, precisa ser conectado a um ponto de água.

Há outras regras de preparação que precisam ser seguidas. O pé direito do cômodo, por exemplo, não poderá ultrapassar 2,20 metros, e o vapor da sauna tem que ser liberado numa altura entre 10 e 20 centímetros do piso, diz Maria. Ela observa que a tubulação para a passagem do vapor do aparelho para o ambiente precisa ser em cobre ou ferro galvanizado e poderá ter no máximo três conexões em curva, para evitar perda de calor. Os cuidados com a área que vai receber a sauna a vapor movida a gás são praticamente os mesmos da instalação do equipamento elétrico. A central de gás precisa ser aprovada pelo Corpo de Bombeiros, alerta.

Para quem não tem espaço para a instalação de uma sauna tradicional ou não quer se envolver em obras, o mercado oferece opções, como saunas residenciais para a instalação no boxe do banheiro. É um equipamento fácil de instalar e que usa a eletricidade do próprio chuveiro, diz a sócia da Onda Azul.

Maria observa que outra opção são os kits completos, que incluem, além do equipamento da sauna elétrica a vapor, o cômodo de vidro e madeira de lei, com cobertura de policarbonato. É uma casinha que ocupa área de 1,72 x1,72 metro, pode ser instalada num único dia, tem capacidade para atender de cinco a 10 pessoas e leva 15 minutos para ficar aquecida.

Esta matéria tem: (0) comentários

Não existem comentários ainda

Comentar

Para comentar essa notícia entre com seu e-mail e senha

Caso você não tenha cadastro, Clique aqui e faça seu cadastro gratuito.
Esqueci minha senha »

Compartilhe

| Mais