Estado de Minas
  • RSS RSS
  • Você está em

Muros com mais estilo Projetos para cercar imóveis merecem atenção especial e conferem beleza às fachadas de casas e prédios. Moradores podem ter privacidade garantida com soluções simples

Júnia Leticia - Estado de Minas

Publicação: 09/11/2009 17:49 Atualização:

Com criatividade e o uso de pedras decorativas, como a Ouro Preto, é possível garantir charme e elegância à entrada da residência, mas os muros requerem cuidado e manutenção com o passar do tempo (Fotos: Gladyston Rodrigues/Ao Cubo Filmes)
Com criatividade e o uso de pedras decorativas, como a Ouro Preto, é possível garantir charme e elegância à entrada da residência, mas os muros requerem cuidado e manutenção com o passar do tempo
Projetados para cercar os imóveis e demarcar a área construída, eles garantem segurança e privacidade. Além de úteis e eficientes, os muros podem conferir beleza à fachada. Por isso, eles merecem atenção quando da elaboração do projeto e requerem manutenção com o passar do tempo.

Veja mais fotos de muros

Segundo o arquiteto e diretor da Torres Miranda Arquitetura, Júlio Guerra Tôrres, os muros são a tênue linha entre o espaço público e o privado. "Aos olhos de quem se aproxima, são o cartão de visita das residências, o elemento que diz ao mundo o que pretendemos em relação ao visitante: bloqueá-lo, convidá-lo, mostrar um pouco de nossa vida ou simplesmente ignorá-lo", opina. Por isso, para o arquiteto, a primeira questão a ser analisada quando da construção de um muro é qual a mensagem que será passada para aqueles que transitam pela rua.

Leia a continuação desta matéria:
Projetos sem complicações
Iluminação para segurança

Para a arquiteta Estela Neto, considerando como gradis de divisa com o passeio, o muro deve dialogar com o projeto arquitetônico da edificação, ou seja, seguir as lógicas utilizadas de proporção, estética e linguagem arquitetônica. "Outros fatores, como permeabilidade visual, o quanto o cliente quer que a edificação se mostre à rua, segurança - como ele pode contribuir para resguardar a casa - e a altura do gradil também são extremamente relevantes", enumera.

Leia mais sobre muros: Segredo para construir certo

A fim de conseguir um projeto de muro eficaz quanto à estética, proporção e segurança, a arquiteta Renata Basques diz que devem ser levadas em consideração a extensão da área a ser murada e a altura necessária. "Além disso, tem de ficar atento, principalmente, para a localização do espaço, se é residência em condomínio fechado, bairro na cidade, entre outros", exemplifica.

Os critérios utilizados para execução de um muro passam pela utilização do espaço - residencial ou comercial - e o nível de privacidade desejado. "O muro pode garantir maior exposição em imóveis comerciais, com utilização de vidros, expondo o espaço interno. Em ambientes residenciais, normalmente utilizamos maior vedação, alvenarias, pois a necessidade é garantir segurança e privacidade", explica a arquiteta.

Na hora dessa escolha, o arquiteto Júlio Tôrres conta que opções não faltam. "Existem diversos materiais possíveis de ser utilizados nos muros e gradis: alumínio, aço, alvenaria, tijolos aparentes, madeira, laminados melamínicos, texturas, cerâmicas, granito, entre outros", enumera.
Para o arquiteto Júlio Guerra Tôrres, os muros são o cartão de visita dos imóveis e transmitem o olhar dos moradores
Para o arquiteto Júlio Guerra Tôrres, os muros são o cartão de visita dos imóveis e transmitem o olhar dos moradores

Para optar, devem ser considerados o custo e os prós e contras de cada um deles. "Os custos são diferenciados, o que normalmente reflete no nível de manutenção posterior. Materiais mais caros, como granito e alumínio, exigem menor manutenção", considera Júlio Tôrres. De acordo com ele, outros, menos resistentes, como é o caso da madeira e das texturas, precisam de cuidado maior, que pode ser minimizado por meio de um bom projeto que proteja esses elementos das intempéries.

VERSÁTIL

Além dos inúmeros materiais disponíveis no mercado, a arquiteta Estela Neto diz, ainda, que há inúmeras técnicas construtivas possíveis. "Alvenaria de tijolos cerâmicos, blocos de concreto, metais, vidros, telas... Tudo vai depender da linguagem da edificação. Essas superfícies também podem ser revestidas com pedras, cerâmicas, porcelanatos e madeiras", fala.

Comente no Fórum do Lugar Certo

Apesar da variedade de materiais, a arquiteta Renata Basques diz que, como a extensão do muro normalmente é muito grande, o que é mais utilizado é a alvenaria revestida com pintura, texturas diferentes e acabamentos que têm uma maior resistência ao tempo. "Porém, dependendo da utilização podemos colocar revestimentos cimentícios, tijolos e cerâmicas similares, vidros, ladrilhos hidráulicos, só para citar alguns", conta. Conforme a arquiteta, os critérios para a escolha passam pela questão da utilização do espaço, dimensão a ser revestida e altura do muro.

Esta matéria tem: (0) comentários

Não existem comentários ainda

Comentar

Para comentar essa notícia entre com seu e-mail e senha

Caso você não tenha cadastro, Clique aqui e faça seu cadastro gratuito.
Esqueci minha senha »

Compartilhe

| Mais