Portas

Escolher bem as portas é tão importante quanto definir qualquer outro item de decoração

Afinal, a primeira impressão realmente é a que fica

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 30/10/2011 08:00 / atualizado em 28/10/2011 09:54 Joana Gontijo /Lugar Certo
Para agregar beleza sem se esquecer da segurança, a recomendação dos especialistas é ficar atento ao cumprimento das normas técnicas brasileiras - Eduardo Almeida/RA Studio Para agregar beleza sem se esquecer da segurança, a recomendação dos especialistas é ficar atento ao cumprimento das normas técnicas brasileiras

Há uma velha máxima que diz: a primeira impressão é a que fica. Sendo assim, a porta de entrada é o cartão de visita da casa. Cabe a este item, a ideia inicial que as pessoas têm sobre o lar. É, inclusive, o estilo da porta que revela ao visitante o que ele vai encontrar depois que girar a maçaneta, ou seja, qual a decoração existente no interior da residência.

Compradas prontas ou encomendadas sob medida, as portas têm o poder de marcar a decoração. Na hora de escolher este componente, que além de dar um toque especial ao projeto também vai proteger o lar, é preciso ficar atento a alguns detalhes. “É muito importante especificar as portas dentro das normas da ABNT NBR e pensar na acessibilidade de portadores de necessidades especiais”, recomenda a arquiteta Flávia Soares.
Para a arquiteta Flávia Soares, a tendência é simplicidade, mas investir em um bom acabamento ajuda a dar charme às portas - Eduardo Almeida/RA Studio Para a arquiteta Flávia Soares, a tendência é simplicidade, mas investir em um bom acabamento ajuda a dar charme às portas

São inúmeros os estilos de portas existentes no mercado, continua a arquiteta. “As mais usadas no interior das casas e apartamentos são as portas pranchetas, pelo seu preço acessível e pela facilidade na colocação. Mas cada casa pode ter um estilo especial, com detalhes. As portas podem receber guarnições que protegem a entrada de pequenos animais ou água de chuva. Esta guarnição pode ser de madeira ou até mesmo de borracha, mas esta de gosto bem duvidoso”.

No projeto de uma casa ou um apartamento, a porta de acesso pode ser diferente, uma espécie de convite, pontua Flávia. Existem as portas anti ruídos e outros modelos super reforçados para proteger o ambiente. “Já com relação aos materiais mais usados estão: as madeiras - podem ser naturais, pintadas ou laqueadas -, os vidros - podem ser temperados ou laminados (não recomendo vidro normal por questão de segurança) -, os metais, ferro, alumínio - podem ser enferrujados ou pintados, e o PVC”, explica a arquiteta.

Para Flávia, tendência neste segmento é simplicidade e, para não errar na decoração, é importante investir nos acabamentos como pintura e nos puxadores. De dobradiça comum, pivotante, sanfonada, articulada ,bang bang ou de correr, a escolha pelas portas passa pelo estilo do projeto, se rústico,contemporâneo, clean ou sóbrio, de acordo com a designer de interiores Ana Karina Chaves. “É muito importante a escolha de boas esquadrias e dobradiças para maior durabilidade da porta. As portas internas devem seguir a linha do projeto levando em conta a estética e a funcionalidade, já a porta de entrada pode ser diferenciada”, diz.
As designers de interiores Ana Karina Chaves e Klazina Norden dizem que as peças devem seguir a linha do projeto, considerando durabilidade, estética e funcionalidade - Eduardo Almeida/RA Studio As designers de interiores Ana Karina Chaves e Klazina Norden dizem que as peças devem seguir a linha do projeto, considerando durabilidade, estética e funcionalidade

Entre as funções das portas, Ana Karina destaca a divisão de ambientes, privacidade, isolamento acústico e segurança. As feitas em vidro ajudam na iluminação natural do ambiente e, além disso, frisa a designer, as portas vêm se tornando cada dia mais um item decorativo importante em um projeto. “A porta de entrada de uma casa é sem dúvida a que mais se destaca. É onde você pode ousar, criar estilos diferentes, usar materiais inusitados, como pastilhas, bambu, corian, resinas, aço, etc. Ela pode ser totalmente diferente do restante das portas internas, por exemplo: as internas podem ser laqueadas de branco (contemporâneas) e a de entrada em madeira de demolição (rústica)”.

NO LUGAR

Para fazer a opção certa, Ana Karina recomenda analisar em qual espaço a porta será instalada e qual será sua função. “Ambientes pequenos pedem porta de correr ou articuladas. Ambientes externos pedem um material resistente a intempéries. Pessoas com necessidades especiais precisam de portas com largura específicas, de no mínimo 80cm”.

A designer de interiores Klazina Norden chama a atenção para a hora da instalação. Mão de obra especializada, acompanhamento da execução do vão, prumos e alinhamento de paredes, em alvenaria ou gesso, são fundamentais. “É importante considerar o tipo de porta e o tipo de ambiente. Portas de correr tem menos vedação, portanto são adequadas para o interior, deixando o ambiente mais amplo. De acordo com a arquitetura da construção e sua finalidade, será possível casar o estilo da porta de forma harmoniosa com o restante da decoração”. Para a manutenção, Klazina lembra que os modelos de madeira devem receber verniz, de acordo com a indicação de cada fabricante. Já as portas de alumínio e vidro necessitam apenas de limpeza, e aquelas que foram pintadas ou laqueadas também podem ser repintadas e relaqueadas quando necessário.

NÃO ERRE O MODELO
Gladyston Rodrigues/EM/D.A Press

O engenheiro civil coordenador do Curso de Especialização em Construção Civil da Escola de Engenharia da UFMG, Dalmo Lúcio Mendes Figueiredo, explica que as portas são paineis móveis que propiciam a interligação entre cômodos de uma edificação ou a sua ligação com a área externa. A escolha do tipo do material a ser utilizado depende da especificidade do local. “Deve ser consideradas as condições de segurança, incidência de intempéries (água, sol, vento, umidade etc.) e integração ao espaço”. Dalmo lembra que as portas de madeiras são as mais utilizadas nas edificações residenciais, e podem ser basicamente de dois tipos: maciças e pranchetas. “As maciças usualmente são para portas externas. Sendo pesadas, devem ter batentes e dobradiças reforçadas, sempre observando possíveis problemas de empenos se estiverem sujeitas a incidência de umidade e insolação. As portas pranchetas são ocas, portanto leves, utilizadas para as áreas internas, mas não apresentam condições de segurança. As portas também devem ser consideradas como elemento de decoração, incorporando-as ao ambiente de maneira a torná-lo mais agradável do ponto de vista estético. Para tanto, podem receber detalhes como molduras, apliques e cores. Os metais (fechaduras e dobradiças) também devem ser considerados quanto a este aspecto”.

As portas são elementos móveis e de encaixes milimétricos que devem receber uma atenção especial quanto à sua montagem, continua Dalmo. A mesma observação se aplica quando da fixação dos batentes (marcos) das portas. “Qualquer desvio milimétrico na dimensão, no esquadro ou no prumo acarretam dificuldades na operação de abrir e fechar que geram desconforto para os usuários para o resto da vida”.

O engenheiro explica quais sãos os problemas mais comuns quando as portas são mal instaladas: a porta fecha sozinha, agarra no batente quando se quer abrir, apresenta frestas no encaixe com o batente, entra vento e chuva pelas frestas. Além disso, problemas na fixação das dobradiças ocasionam o aparecimento de frestas, o emperramento da porta e dificuldade em abrir a fechadura; nas portas externas a variação de temperatura e umidade causa dilatação, ocasionando

atrito da porta com o batente, dificultando sua abertura e fechamento; as portas externas têm seu acabamento (pintura ou enceramento) deteriorado precocemente em razão da umidade e insolação; nas portas de vidro temperado a mola que regula a velocidade da porta, quando desregulada, cria fresta, atrito da porta com o piso e dificuldade em abrir e fechar, entre outros.

SERVIÇO IDEAL

“Se depois da montagem for constatado um defeito, dificilmente ele poderá ser solucionado sem sequelas. São problemas que depreciam o imóvel e inibem a sua comercialização. Para evitar esta situação, é necessário que se contrate pessoal adequado para a montagem das portas. Este profissional deve ter experiência com o material, ser capacitado e apresentar trabalhos similares já executados. O seu perfil é de ter habilidade diferenciada, ser detalhista e ter paciência. A contratação de profissional experiente para este processo é mais importante do que a escolha do material adequado para a porta.”, acrescenta Dalmo Lúcio.

A manutenção das portas, como em todas as partes de um imóvel, é essencial para o incremento da durabilidade dos materiais e serviços de uma edificação, continua o engenheiro. “Os usuários, constando qualquer anomalia, devem providenciar rapidamente a recomposição. Esta atitude evita que os problemas cresçam e algumas vezes inviabilizem a restauração”, completa.

ESCOLHA A SUA: Conheça alguns modelos de portas e quais sãos as suas principais características
Adami/Divulgação

Sanfonadas - São ideais para quem precisa racionar espaço da casa ou do escritório. Têm diversos modelos que contribuem para uma decoração do gosto do usuário.

De correr - Assim como a porta sanfonada, raciona espaço, porém, com um design mais bonito. Elas podem ou não ter vidros.

Articuladas - Também conhecida como porta camarão, é formada por duas folhas articuladas entre si e é excelente solução para espaços pequenos.
Gladyston Rodrigues/EM/D.A Press

Tradicionais - Com vários tipos e modelos, as portas tradicionais podem dividir cômodos ou simplesmente decorar um ambiente. Designs despojados são diferenciais entre as grandes marcas do mercado.

Com almofadas - São feitas em madeira, permitindo a execução de diferentes tipos de acabamento. Podem encarecer um pouco o produto, mas têm forte apelo visual.

PVC - São ideais para ambientes onde se faz necessário o uso de esquadrias resistentes à corrosão. Além disso, o PVC é termoacústico, o que reduz a invasão de ruídos externos e as variações climáticas.

Tags:

Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
600

Últimas Notícias

ver todas
07 de julho de 2023
05 de julho de 2023