Áreas de lazer

Piscina agrega valor ao imóvel

Muito além de embelezar o espaço, ela o deixa mais atrativo, principalmente na hora de vendê-lo ou alugá-lo

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 16/03/2012 12:32 / atualizado em 16/03/2012 12:44 Celina Aquino /Estado de Minas
Mauro Augusto Machado diz que usa a piscina o ano inteiro - Maria Tereza Correia/EM/D.A Press
Mauro Augusto Machado diz que usa a piscina o ano inteiro

Artigo de luxo, sinônimo de dor de cabeça, garantia de diversão. Ter piscina em casa é um assunto que divide opiniões. Mas, quem não sente falta de aproveitar a água nos dias quentes? Com as variadas opções que o mercado oferece, dá para construir uma área de lazer sem gastar muito dinheiro. Além de tornar o ambiente mais bonito e agradável, a piscina pode ser um investimento interessante para quem pensa em vender ou alugar a residência, já que ela valoriza o bem.

Veja mais fotos de piscinas

“A piscina influencia – e muito – a negociação de um imóvel”, garante Mírian Dayrell, que comanda a imobiliária de mesmo nome, no Bairro Sion, Região Centro-Sul de Belo Horizonte. Por isso, é um dos primeiros itens que ela destaca ao descrever a residência para o cliente, seja casa ou cobertura. A empresária observa que o comprador pode até não ter a intenção de usar a piscina, mas a área de lazer é um fator extremamente importante na hora de fechar o negócio. “A piscina agrega valor e torna mais atrativo o imóvel, que tem maior liquidez no mercado de venda ou aluguel”, destaca.

Para o aposentado Mauro Augusto Machado, a piscina é um ótimo investimento, não apenas por valorizar a casa, mas por ter muita utilidade. Há cinco anos, ele transformou uma área verde, onde cultivava duas árvores frutíferas e uma horta, em espaço com sauna, hidromassagem, ducha e churrasqueira. “Vira e mexe, a família está reunida aqui em casa. Então, é chegar e cair na água”, conta. Mauro gostou tanto da ideia que, seis meses atrás, planejou uma reforma na área de lazer. Instalou toldo para cobrir a piscina e colocou iluminação com lâmpadas LED, além de aquecimento solar para ter o conforto de usá-la o ano inteiro, porque, diariamente, faz exercícios na água.

Apesar de admitir que o investimento não é barato, o dono da casa acredita que compensa gastar, em média, R$ 100 por mês com a manutenção da área de lazer.

O arquiteto Ulisses Morato defende que a piscina é uma parte importante do projeto de uma residência, pois cumpre outras funções além de proporcionar a atividade aquática. Quando bem planejada, ela deixa o lugar mais bonito e atrativo, cumprindo seu papel estético. Em períodos de altas temperaturas ou umidade relativa do ar baixa, a presença de água nas proximidades da casa torna o ambiente mais ameno e agradável, pois funciona como um elemento de equilíbrio do microclima.

SOCIALIZAÇÃO

A área da piscina também pode ser um espaço de interatividade entre moradores e visitantes da casa, avalia o arquiteto. “Numa época em que as redes virtuais estão cada vez mais presentes no nosso dia a dia, os lugares para a socialização real são muito bem-vindos. Certamente, as áreas de piscina serão pontos de convergência e estimularão as interações familiares e sociais. Criança adora água e as atividades tendem a ocorrer no entorno”, destaca Morato. E isso agrada muito ao mineiro. Como sempre foi ligado à gastronomia, ele gosta de reunir os amigos na cozinha e, por aqui, uma das preferências é integrar a piscina ao espaço gourmet, o que torna a área de lazer ainda mais útil.

Morato observa, ainda, que a piscina pode funcionar como um interessante mirante, onde é possível admirar as belas paisagens de Minas Gerais, principalmente quando está localizada no alto das encostas.

Mercado em alta
A tradicional piscina de concreto permite variação de formas e cores, mas ainda tem custo alto. Já as de vinil e fibra de vidro são mais baratas e ficam prontas em menos tempo

O mercado de piscinas cresce a uma média de 10% ao ano, inclusive em Belo Horizonte, de acordo com dados da Associação Nacional dos Fabricantes e Construtores de Piscinas e Produtos Afins (Anapp). Há 20 anos no ramo com a Piscinas Planalto, o empresário Joaquim Ribeiro acredita que o bom momento se justifica pelo aumento geométrico de condomínios no entorno da capital. “A casa de campo virou moradia, por estar tão próxima a BH”, opina. Para a empresa, a demanda é grande em cidades como Lagoa Santa, Vespasiano e Jaboticatubas e a procura quase dobra no verão.

O arquiteto Ulisses Morato lembra que o ideal é planejar a área de lazer no início da obra, para evitar problemas futuros
 - Maria Tereza Correia/EM/D.A Press O arquiteto Ulisses Morato lembra que o ideal é planejar a área de lazer no início da obra, para evitar problemas futuros
O arquiteto Ulisses Morato lembra que o projeto da piscina deve ser pensado como um complexo, em que se inclui o tanque de água, vestiários, banheiros, a casa de máquinas e paisagismo. Por isso, o ideal é que a área de lazer seja elaborada junto com o projeto da casa, mesmo que não seja colocado em prática imediatamente. A antecipação evita problemas futuros, como falta de espaço, insolação insuficiente e isolamento indesejado. “São vários os critérios que precisam ser observados, desde inclinação até a profundidade, o que denota a complexidade do projeto. Para que tenha segurança, conforto e higiene, a piscina não pode funcionar sozinha”, alerta.

A piscina de concreto com revestimento de cerâmica ou azulejo dominou por muito tempo o mercado, mas hoje existem soluções que ajudaram a diminuir os custos da obra: vinil e fibra de vidro. “O melhor material será aquele que se adaptar às condições da obra e ao orçamento do cliente”, pondera o arquiteto.

O concreto oferece liberdade total para a criação de formas, definição de cores e tamanhos, mas o custo e o tempo de execução são maiores. As piscinas de fibra são de fácil instalação e têm preços atrativos. As limitações, no entanto, são formas e tamanhos padronizados e, para locais de difícil acesso, como coberturas de prédios, são inviáveis. O vinil é um revestimento bem maleável, chega a ser 60% mais barato que concreto e pode durar até 10 anos, desde que seja bem conservado.

LIMPEZA

Independentemente do material escolhido, para ter uma piscina durável não se pode esquecer da manutenção. “Quando chega o inverno, as pessoas deixam a água verde, suja e mal cuidada. Piscina tem que ficar bonita o ano todo”, diz o dono da Piscinas Planalto. Mesmo que não tenha a intenção de usar, a recomendação é limpar o tanque pelo menos três vezes por semana. Além de eliminar bactérias, fungos e larvas do mosquito da dengue, a manutenção conserva a água cristalina.

PASSO A PASSO PARA NÃO ERRAR

» Programe-se para que a obra de construção da piscina não coincida com o período chuvoso. Como o trabalho é feito ao ar livre e por meio de escavações, existe o risco de inundação do tanque ou desmoronamento do terreno.

» Para definir o lugar onde ficará a piscina, é preciso simular o trajeto do sol ao longo do dia e das estações do ano, para verificar as interferências de muros, árvores e edificações próximas. O melhor posicionamento será aquele que oferecer à área de banho a maior quantidade possível de luz solar direta.

» O projeto deverá prever espaço não apenas para o tanque de água, mas para todo o complexo da piscina. Vestiários, banheiros, área gourmet, paisagismo e casa de máquinas não podem faltar.

» Quanto mais frágil o solo e mais próximo da superfície estiver o lençol freático, mais complexa e cara ficará a solução estrutural para instalar a piscina. O documento técnico que vai fornecer as informações sobre o terreno, indispensável ao projeto, será a sondagem de solo, realizada por empresas especializadas.

» Para as piscinas de concreto, o tempo médio de obra gira em torno de 45 dias. As de fibra de vidro podem ser executadas em 10 dias. O tempo de execução da piscina revestida com vinil fica entre os dois.

» Piscina pronta, a preocupação passa a ser a manutenção. Três vezes por semana, independentemente do uso, deve-se medir pH e cloro, que são ajustados com produtos químicos. Além disso, filtrar a água por pelo menos seis horas e tirar a sujeira da superfície com peneira.

Tags: imóvel

Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
600

Últimas Notícias

ver todas
07 de julho de 2023
05 de julho de 2023