Casa na árvore nos EUA valoriza a perfeita harmonia com a natureza

Residência construída em meio a densa floresta não limita os ambientes interno e externo

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 31/01/2013 12:03 / atualizado em 31/01/2013 13:11 Joana Gontijo /Lugar Certo
Cameron Neilson/Divulgação

Uma residência construída no meio de uma densa floresta nos EUA se destaca pela integração perfeita com o meio ambiente. Com proposta de ser como uma verdadeira casa na árvore, o imóvel deixa a vida selvagem adentrar o interior. Localizada em uma encosta íngreme em uma área fortemente arborizada nos arredores da cidade de Portland, no estado de Oregon, a construção é de autoria do arquiteto Robert Oshatz, conhecido por seu repertório de projetos únicos situados pelo oeste americano, caracterizados por manter uma relação marcante com o espaço natural circundante.


Cameron Neilson/Divulgação
O principal ambiente de convivência da Residência Wilkinson está estruturado no andar superior, que fica entre trepadeiras e outras imponentes espécies vegetais, permitindo à natureza penetrar pela cozinha, a sala de jantar e as áreas de encontros e reuniões. No acabamento, muita madeira e grandes paredes de vidro que deixam entrar diretamente a luz solar. Ainda neste piso, se abre um generoso deck no lado exterior que leva o morador a entrar em contato direto com a floresta.

No andar inferior, destaque para as telhas de cedro folheado que cobrem as superfícies. Aí estão três quartos e um banheiro e, embora seja um espaço mais escuro, se torna um local de maior privacidade, onde a vista para as partes baixas da floresta são emolduradas por barbatanas profundas entre as janelas.

A paleta de materiais usada na construção não limita o exterior e o interior, mas sim se mistura ao longo dos espaços, criando uma estrutura equilibrada em harmonia com o ambiente natural. Uma atenção especial foi dada aos preceitos da sustentabilidade, como o favorecimento da ventilação, os sistemas de aquecimento por radiação solar e a aplicação de vidro tipo low-e, que impede a transferência de temperatura entre dois ambientes, mantendo o conforto térmico dentro da casa.

Como escreve o arquiteto em seu site oficial, o terreno em declive forneceu a oportunidade de levar o nível principal da casa para as copas das árvores, evocando a sensação de estar entre elas. “Um amante da música, o cliente queria uma casa que não só se tornasse parte da paisagem natural, mas também abordasse o fluxo da música. É até difícil captar a forma como o espaço interior flui perfeitamente através do exterior. Realmente, é preciso fazer um passeio pela residência para agarrar suas complexidades e sua ligação com o ambiente externo”, ressalta.

Tags: casa,

Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
600

Últimas Notícias

ver todas
07 de julho de 2023
05 de julho de 2023