Entre a natureza

Casa na árvore no Texas construída para crianças lembra mansão em miniatura

Projeto de arquiteto aposentado para filhos de amigos inclui varandas, lareira e até área para esportes radicais

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 16/04/2013 10:54 / atualizado em 16/04/2013 13:35 Joana Gontijo /Lugar Certo
James Curvan/Divulgação

Formado em arquitetura pela Universidade do Texas, James Curvan tem um trajeto na área que perpassa a construção de lojas e residências em modelos mais convencionais, mas isso ficou no passado. A mais recente obra do agora aposentado arquiteto esbanja criatividade. Atendendo o desejo de uma família de amigos, ele acaba de conceber uma casa na árvore exclusivamente para uso das crianças, como uma reprodução em miniatura de uma verdadeira mansão.


Instalada na cidade de Terrell, no estado americano do Texas, esta casa em escala reduzida inclui vitrais, varandas, e lâmpadas com desenhos antigos originais usadas na iluminação pública. Composta por escadas e passagens de acesso, a obra é, na realidade, uma grande área de lazer e diversão para as crianças e parece arte, para a sorte dos pequenos.

Configurada mais como uma mini mansão que uma casa na árvore, a construção se desenha como um edifício complexo, composto até por ambientes de convivência ao ar livre e plantas trabalhadas com topiaria. O interior da casa não é menos luxuoso, e também foi muito bem planejado. O papel de parede charmoso, a pequena lareira, e móveis de madeira menores que os comuns fornecem um belo conjunto de decoração que cria uma atmosfera extremamente aconchegante dentro da casa.

Quando o clima está quente, as crianças podem aproveitar a varanda em uma plataforma sombreada e separada da estrutura principal, que é alcançada por uma passarela que perpassa a copa das árvores. Ali está um jogo de mesa e cadeiras que são o lugar perfeito para ficar entre a natureza. Para os mais aventureiros, há uma parede de escalada e uma tirolesa colocadas no próprio jardim. Até o cachorro de estimação da família ganhou uma acomodação especial.


James Curvan/Divulgação
Agora, o projeto acabou se tornando uma nova oportunidade de negócio para Curvan que, em entrevista à revista County Line, disse que o segredo para seu sucesso foi ouvir as ideias das próprias crianças. "Elas gostam de certas cores, certos animais, e outras coisas. Eu escuto o que elas querem e começo o projeto a partir daí.” Depois de se reunir com os pais para acertar os detalhes do orçamento, ele construiu uma versão reduzida do produto acabado.

Quando mostra às crianças um modelo de casa na árvore do futuro, os arquiteto diz que “seus olhos brilham”. O desenho intrincado parece impressionante também à noite, quando a chaminé, as extremidades e as varandas ficam totalmente iluminadas.
Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
600

Últimas Notícias

ver todas
07 de julho de 2023
05 de julho de 2023