BH tem alta de imóveis para alugar, mas preços acompanham a inflação

Oferta de imóveis residenciais e comerciais tem o maior crescimento semestral em 10 anos, mas valores seguem acompanhando de perto o índice que mede avanço geral dos preços

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 12/07/2013 15:15 Marinella Castro /Estado de Minas
Gladyston Rodrigues/EM/D.A Press

Pela cidade, anúncios de aluguel para casas, apartamentos e pontos comerciais chegam a disputar espaço em ruas estreitas e em uma mesma avenida, dando os primeiros sinais de mudanças no setor imobiliário. Depois do boom da demanda, que, nos últimos cinco anos, elevou o custo da locação a patamares bem acima da inflação, a oferta voltou a crescer no primeiro semestre, promovendo uma estabilização dos preços. Juntos, a avalanche de imóveis novos que chegaram ao mercado no último ano, o crédito para aquisição da casa própria e o avanço da renda da população estão empurrando a oferta.

De janeiro a junho, os anúncios para imóveis residenciais cresceram 31,2%. Para os pontos comerciais a alta foi de 26,4%. Esses são os maiores patamares para um semestre observado nos últimos 10 anos, segundo pesquisa da Câmara do Mercado Imobiliário e Sindicato das Empresas do Mercado Imobiliário de Minas Gerais (CMI/Secovi-MG), em parceria com a Fundação Ipead/UFMG. Para se ter ideia, no mesmo período do ano passado a oferta de imóveis residenciais fechou o semestre com recuo de 4,78%. No comércio o percentual era ainda mais baixo. De janeiro a junho do ano passado fechou em -7,32%.

A ampliação de vagas livres dos anúncios ainda não aliviou o bolso do consumidor. De janeiro a junho, os preços dos imóveis residenciais praticamente acompanharam a inflação, avançaram 3,27% frente a uma alta do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de 3,76%. Os preços dos imóveis comerciais, apesar da explosão da oferta, permanecem acima do custo de vida e acumularam alta de 4,35% em seis meses. Em junho, os aluguéis residenciais tiveram alta de 0,60% frente a uma inflação de 0,26% e os comerciais tiveram no mês alta mais forte, de 0,62%.

Clique para ampliar - Clique para ampliar
Fernando Junior, vice-presidente da CMI, diz que as obras iniciadas na cidade entre 2009 e 2010 começaram a ser entregues no último ano pelas construtoras e, até a Copa do Mundo de 2014, mais imóveis novos devem entrar no mercado, concluindo os investimentos do setor para o evento. Do outro lado, à medida que mais brasileiros mudam de endereço para a casa própria, mais vagas tendem a ser abertas no aluguel. “Os preços dos imóveis, a partir de agora, devem seguir trajetória de estabilização, mas não há espaço para recuos, uma vez que a demanda continua maior que a oferta”, avalia Junior. Segundo ele, o crescimento da captação por parte das imobiliárias também contribuiu para alavancar a oferta no mercado.

O aumento na oferta de imóveis comerciais chamou atenção especial em junho. Enquanto o setor residencial apresentou leve crescimento, de 1,5%, os anúncios de pontos comerciais cresceram 26,71%, a maior alta da década, segundo a pesquisa realizada pela Câmara do Mercado Imobiliário e Sindicato das Empresas do Mercado Imobiliário de Minas Gerais (Creci/Secovi-MG) e pela Fundação Ipead/UFMG. Para especialistas do segmento, o resultado acende o sinal amarelo para a economia, já que indica uma desaceleração, especialmente do comércio e serviços.

Além dos imóveis novos, que contribuem para o crescimento das vagas abertas para o aluguel, o indicador mais preocupante é o esfriamento mais generalizado. “Essa alta observada em junho na oferta dos imóveis residenciais é muito expressiva. É um alerta”, aponta Fernando Junior, vice-presidente do Creci-MG.

Obras

Cláudia Volpine, presidente do Conselho de Comércio e Serviço da Associação Comercial e Empresarial de Minas Gerais (AC-Minas) diz que uma combinação de fatores justificam a alta da oferta de pontos comerciais. Segundo ela, além do crescimento mais fraco da economia, as obras civis iniciadas na cidade para os grandes eventos esportivos tiveram o cronograma ampliado além da previsão inicial, o que levou muitos pontos comerciais, especialmente na Região Centro-Sul ao desequilíbrio financeiro. “Somado a isso, após obras de revitalização, muitos aluguéis dobraram de preço, sem a contrapartida do faturamento, o que ampliou os prejuízos”, diz Volpine. “Muitos enfrentam ações de despejo”, afirma.

Gabriel de Andrade Ivo, economista da Federação do Comércio de Minas Gerais (Fecomércio-MG), aponta que o crescimento do comércio e serviços em 2013, na expectativa da instituição, deve ser pouco superior ao Produto Interno Bruto (PIB) do país, variando entre 2,5% e 3%.

Tempo de espera é baixo

Dados do mercado já apontam para melhores condições de preços ao inquilino. O tempo para alugar um imóvel entre dois e três quartos na Região Centro-Sul por exemplo, ou próximo a faculdades, continua curto, de aproximadamente dois meses. No entanto, para garantir negócio rápido, muitos estão tendo que adequar os preços a patamares mais baixos. “Há dois anos, o mercado experimentou uma grande euforia, agora os preços tendem a se estabilizar”, diz Paulo Tavares, presidente do Conselho Regional de Corretores de Imóveis (Creci-MG). Segundo ele, em 2011, Belo Horizonte experimentava uma oferta de imóveis 60% inferior à demanda. Hoje, essa distância ficou menor e o patamar já se aproxima do equilíbrio.

A estudante Natália Zuca está de mudança para São Paulo e anunciou para aluguel seu apartamento de três quartos no Bairro São Pedro. Nesta quinta, ela se preparava para fechar o negócio. Para conseguir alugar o apartamento mais rápido, ela fez uma pesquisa de preços e decidiu alugar por valor abaixo da média do mercado. “Poderia alugar por até R$ 2,1 mil, mas decidi anunciá-lo por R$ 1,7 mil”, comentou. Segundo Paulo Tavares, ajustar o preço do imóvel à realidade do mercado acelera a locação.
A estudante Natália Zuca, que vai se mudar para São Paulo, anunciou seu apartamento no São Pedro depois de pesquisar preços no mercado  - Marcos Vieira/EM/D.A Press A estudante Natália Zuca, que vai se mudar para São Paulo, anunciou seu apartamento no São Pedro depois de pesquisar preços no mercado

Além do aquecimento da construção civil, motor do mercado de trabalho e da economia, a ampliação do crédito imobiliário é apontado como motivo do início de uma volta para o eixo dos aluguéis. Segundo Tavares a ampliação do prazo para o financiamento imobiliário também foi decisivo para equilibrar o mercado. “Nos últimos sete meses, o prazo máximo para financiamento foi ampliado de 30 para 35 anos.” (MC)

Tags: alta

Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
600
 
Marco - 13 de Julho às 10:59
Você levanta a cabeça e olha para todos os lados: os prédios parecem enfeitados para festa junina. Só que tem são bandeirolas de: aluga-se,vende-se e passa-se o ponto. Tem uma loja no alto da Afonso Pena que está há mais de 3 anos para alugar. É o conto do imóvel é rentável? Marco Meyer

Últimas Notícias

ver todas
07 de julho de 2023
05 de julho de 2023