Designers criam piscina flutuante que filtra água de rio em Nova York

Proposta pretende proporcionar banho de rio para os nova-iorquinos em água livre de bactérias e demais contaminantes

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 09/09/2013 14:21 / atualizado em 09/09/2013 14:36 CorreioWeb /Lugar Certo , Joana Gontijo /Lugar Certo
Divulgação/Kickstarter

O projeto dos designers dos estúdios Family and Play Lab, entitulado +POOL, começou com um simples objetivo: tentar limpar uma parte do East River e mudar a forma como os nova-iorquinos vêem as bacias hidrográficas da região. A piscina flutuante tem o poder de despoluir a água contaminada do rio, que é um dos mais afetados pelo lixo em Nova York. A proposta é dar oportunidade à população de nadar no tanque com a impressão de estar dentro do próprio rio.


Trata-se de uma piscina de 10 m² cheia com a água original do rio, que antes será filtrada. O sistema de filtração ocorre através das paredes da piscina, possibilitando a limpeza da água pela primeira vez em 100 anos. O mecanismo de filtros funciona em camadas, responsáveis por remover as bactérias e demais contaminantes. O resultado é água limpa e apropriada para nadar, atendendo às normas municipais e estaduais. Além disso, a água é pura e natural, desprovida de produtos químicos e aditivos.
Divulgação/Kickstarter

A piscina vai limpar cerca de meio milhão de litros de água do East River por dia. Com isso, o projeto vai contribuir de forma significativa para os rios de Nova York, que são em sua maioria extensos e enfrentam dificuldade para materem-se limpos.
Divulgação/Kickstarter

A +POOL é projetada para todos os tipos de nadadores, razão pela qual dispõe de quatro piscinas em uma: piscina para crianças, piscina esportiva, piscina para lazer e piscina lounge. O detalhe curioso é que cada um pode comprar um azulejo para contribuir, onde depois será inscrito o nome do comprador, para então ser instalado na piscina. Cada um pode ser utilizado de forma independente ou combinado para formar uma piscina olímpica.


De acordo com os idealizadores do projeto, a ideia foi bem aceita pela comunidade e está sendo financiada por um organismo internacional que apoia projetos inovadores a partir da participação de pessoas dispostas a contribuir com propostas criativas para a sociedade. Assim, o projeto começou a se tornar real desde o mês passado, quando um site de financiamento coletivo já havia arrecadado 250 mil dólares em doações para o desenvolvimento da +Pool. Após a fase de teste, a meta será alcançar a marca aproximada de 15 milhões de dólares para que a versão em tamanho original seja construída.
Divulgação/Kickstarter

Tags: Nova York

Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
600

Últimas Notícias

ver todas
07 de julho de 2023
05 de julho de 2023