Conheça 15 piscinas públicas que estão entre as mais sensacionais do mundo

Nesse calor, quem não queria aproveitar um mergulho refrescante? Veja a seleção e inspire-se!

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 21/02/2014 12:00 / atualizado em 21/02/2014 15:28 Joana Gontijo /Lugar Certo
Em dias de tão forte calor como os que têm passado os belo-horizontinos e o país como um todo, quem não gostaria de estar, neste exato momento, aproveitando um delicioso mergulho? Sucesso estrondoso em diversos locais da Europa, Austrália e nos Estados Unidos, a piscina pública oferece momentos de lazer para aglomerações de pessoas em plena rua, na maioria das vezes em regiões distantes de um rio ou mar adequado ao banho. Em canais da cidade, montanhas geladas, no topo de arranha-céus, em parques preservados por baixo de belas cachoeiras, ao lado das ondas ou dentro de palácios, elas estão abertas e esperando quem quiser chegar e se jogar. Sem gastar nada. E não pense naquele amontoado de gente se apertando, sem espaço para se mexer. A seleção a seguir vai te mostrar 15 piscinas públicas que certamente estão entre as mais fantásticas do mundo, e te dar a ideia real do que elas significam:

1 - Lagoa Azul, Grindavík, Islândia

Blue Lagoon/Divulgação
O azul profundo da bela lagoa faz este local paradisíaco na Islândia lembrar o célebre filme que levou Brooke Shields, ainda jovem, à fama. Situada perto do pólo norte na pequena península de Reykjanes, a versão islandesa da lagoa azul transforma o destino em um dos roteiros mais procurados pelos turistas no país (recebe 400 mil pessoas por ano), e não fica atrás do cenário tropical deslumbrante do longa-metragem de 1980.


A geografia explica a cor impressionante da lagoa. Ela foi formada no único lugar do mundo onde oceanos subterrâneos sobem ao nível do solo, fazendo com que as águas que surgem das profundezas mantenham uma temperatura entre 36°C e 39°C. Além disso, um tipo de alga azulada própria da região é responsável pelo inconfundível tom azul.

Para quem está acostumado com uma máxima que quase nunca passa dos 15ºC, o local é uma atração singular que se tornou muito famosa. O resort The Blue Lagoon aproveita a paisagem deslumbrante e oferece toda estrutura de bem-estar, relaxamento e lazer aos visitantes. Inaugurado em 1970, o conjunto passou por grande reforma em 1999 e recebeu sauna, spa e restaurante.


Veja mais fotos da Lagoa Azul
______________________________________________________________________________________________________________________
2 - Bondi Baths, Sydney, Austrália

Reprodução/Internet/Instagram
No verão, Sydney tem tudo a ver com a praia e as águas, e poucos trechos são tão icônicos como a seção esculpida pelo mar entre Bondi e Bronte. Com uma beleza estonteante e um público variado, Bondi Beach é o coração de muitos eventos no calor. Quem passeia no arrebatador arco de areia que se estende por um quilômetro e se cansar de surfar no Mar da Tasmânia, pode aproveitar esta piscina pública incrível, que fica aberta o ano todo desde 1929, onde pessoas de diferentes perfis chegam a qualquer momento para se divertir. A piscina, que se confunde com o mar, é de água salgada e fica invadida pelas ondas em época de vento forte. Com dimensões olímpicas, o tanque costuma ser mais frio que o mar, por causa da construção em betão, um refresco extra nos dias mais quentes. Os banhistas podem curtir o deque para tomar sol, ginásio, dois bares e um restaurante, em um complexo de lazer adornado pela trilha costeira espetacular que percorre épicos penhascos de arenito.

Veja mais imagens da Bondi Baths
_______________________________________________________________________________________________________________________
3 - Pamukkale, Hierapolis, Turquia
Reprodução/Internet/Wikipedia
A região de Hierápolis-Pamukkale, situada na parte ocidental da Turquia, junto ao rio Maeander, é local considerado patrimônio mundial pela Unesco. Caracterizada tanto pelas nascentes de água quente de Pamukkale, como pelas ruínas da antiga capital frígia Hierápolis, esta é uma montanha recoberta por rocha branca calcária. Com o nome que, em turco, quer dizer Castelo de Algodão, o monte há milhões de anos é moldado pelos sulcos de água que correm ali e que lhe deram um visual singular de preciosa beleza. Destino muito procurado por viajantes e pessoas das localidades próximas, as águas termais nascem do chão a uma temperatura de 35ºC e constituem piscinas em tom azul turquesa.

Acesse a galeria de Pamukkale
_______________________________________________________________________________________________________________________
4 - Badeschiff, Berlim, Alemanha
Reprodução/Internet/abcpiscinas.com
A instalação feita com base em um fundo de embarcação reaproveitado justifica o nome desta bela piscina no centro de Berlim (Badeschiff, em alemão, tem tradução literal “navio de banhos”). A estrutura flutuante no meio do rio Spree tem 27 metros de comprimento, e é uma opção de entretenimento para qualquer um que estiver passando pelos arredores. Quando é verão, a piscina é complementada com um deque de madeira também colocado sobre as águas e, no inverno, recebe cobertura especial para garantir a curtição mesmo no frio. O conjunto inclui ainda sauna, espreguiçadeiras e área para refeições.

Confira mais fotos de Badeschiff
______________________________________________________________________________________________________________________
5 - Kastrup Søbad, Copenhagen, Dinamarca
Reprodução/Internet/araceamazonia.blogspot.com
Construída em 2005 no meio das águas salgadas, essa piscina pública arredondada em Copenhagen lembra um forte, que aqui serve para preservar os nadadores dos ventos mais intensos. Ao mesmo tempo, a obra assinada pelo arquiteto sueco Fredrik Pettersson permite visualizar de camarote o horizonte espetacular do Mar Báltico. Para alcançar a piscina, é necessário perpassar a passarela de 100 metros sobre o oceano. Com investimentos de US$ 1,3 milhão para a obra, custeada pelo governo da Dinamarca, a Kastrup Søbad chega a até 5 metros de profundidade e funciona para o público entre junho e setembro.

Veja mais imagens de Kastrup Søbad
______________________________________________________________________________________________________________________
6 - Thermae Bath Spa, Bath, Inglaterra
Reprodução/Internet/aliraqi.org
A cidade inglesa de Bath ganhou fama por causa de seus deliciosos banhos termais, atração peculiar desde a época do Império Romano. Uma das únicas fontes de água deste tipo no Reino Unido, esta piscina deixa o visitante desfrutar um banho quente no alto de um edifício, enquanto vislumbra de forma privilegiada o panorama das construções históricas da região. Inspirada nas termas romanas, com jatos de massagem e jacuzzi, a piscina fica aberta durante o ano todo e é diversão, de graça, garantida.

Clique na galeria do Thermae Bath Spa
______________________________________________________________________________________________________________________
7 - Piscine Josephine Baker, Paris, França
Reprodução/Internet/commons.wikimedia.org
Flutuando no mítico rio Sena, de frente à imponente biblioteca François Mitterrand, esta piscina pública convida a curtir uma opção de lazer diferente para os turistas que chegam a Paris. Agradando os franceses e pessoas do mundo inteiro, a estrutura com cobertura retrátil captura a água do rio que passa por um tratamento para, após a utilização, retornar purificada, funcionando como um importante mecanismo de preservação desse ecossistema.

Confira a galeria da Piscine Josephine Baker
______________________________________________________________________________________________________________________
8 - Gellért Thermal Baths, Budapeste, Hungria
Reprodução/Internet/travelettes.net
Em Budapeste, a origem das termas remonta ao século 15, com a descoberta de águas hoje consideradas com propriedades medicinais. Com traçados arquitetônicos surpreendentes, esta piscina, inaugurada no início do século 20, tem 30 metros de comprimento cobertos por um suntuoso telhado de vidro. Com águas efervescentes dentro da construção que lembra mais um luxuoso palácio, o tanque é uma das principais atrações da região. Constituindo todo um conjunto de lazer, ele fica ao lado de outra piscina, mais moderna, que até produz ondas.

Veja mais fotos do Gellért Thermal Baths
_______________________________________________________________________________________________________________________
9 - Hamilton Pool, Austin, Texas, Estados Unidos
Reprodução/Internet/absoluteeuu.com
Um cenário idílico, de riqueza paisagística impressionante, dá o tom desta piscina natural nos EUA. Por baixo de uma cachoeira de 15 metros de altura e rodeada por grandes placas de calcário, ela fica incrustada na área preservada de Balcones Cayonlands Preserve. Há mais de 50 anos, a piscina tem sido procurada por turistas e os moradores de Austin para recreação e natação. Como a água não tem tratamento químico, é frequentemente monitorada para assegurar a qualidade do banho aos visitantes.

Clique e confira outras imagens da Hamilton Pool

_______________________________________________________________________________________________________________________
10 - Harbour Bath Islands Brygge, Copenhagen, Dinamarca
Reprodução/Internet/archdaily.com
Inusitada, esta piscina pública no centro de Copenhagen nasceu a partir da revitalização do porto da cidade. Os banhistas aproveitam o refresco das águas em meio a docas, rampas para barcos, falésias e até mesmo um farol estilizado.

Veja a galeria da Harbour Bath Islands Brygge
_______________________________________________________________________________________________________________________
11 - Kits Pool, Vancouver, Canadá
Reprodução/Flickr
A Kits Pool, em Vancouver, é a piscina de maior extensão do Canadá, com 137 metros de comprimento. Com água aquecida e salinizada, se tornou um dos roteiros de lazer mais procurados da cidade. As crianças adoram mergulhar depois de descer os tobogãs que circulam a estrutura, e os adultos mais atentos podem nadar enquanto contemplam o horizonte urbano que aparece depois das águas naturais, ao lado da piscina.

Veja mais fotos da Kits Pool
_______________________________________________________________________________________________________________________
12- Venetian Pool, Flórida, Estados Unidos
Reprodução/Internet/Hypeness
Concebida em 1923 a partir de um coral, esta piscina pública na Flórida bebe na fonte da arquitetura de Veneza. Abastecidos com a água de um aquífero subterrâneo, os 3 milhões de litros que formam o tanque são esvaziados e recolocados diariamente. O complexo, que também inclui cascatas e cavernas artificiais, é uma ótima opção para quem quer desfrutar um domingo na companhia dos amigos e da família, aproveitando a delícia das águas doces.

Confira a galeria da Venetian Pool
_______________________________________________________________________________________________________________________
13 - Barton Springs Pool, Austin, Texas, Estados Unidos
Reprodução/Internet/aproveitesuaviagem.com.br
Ladeada pelas belas árvores do parque Zilker, esta imponente piscina no Texas fica aberta entre abril e dezembro. A generosa construção cumpre 300 metros de extensão e chega a uma profundidade máxima de 5 metros.

Veja a galeria da Barton Springs Pool
_______________________________________________________________________________________________________________________
14 - Piscine Olympique d'Antigone, Montpellier, França
Reprodução/Internet/aproveitesuaviagem.com.br
Este complexo em Montpellier, na França, constitui-se por duas piscinas, alternadas entre dois pavimentos. Nomeada de Vênus, a que fica na parte superior inclui deque, jacuzzi, escorregador e teto que pode ser aberto. Na parte de baixo, a piscina, utilizada para competições, é chamada Antígona.

Acesse as fotos da Piscine Olympique d'Antigone

_______________________________________________________________________________________________________________________15- 15 - Krapfenwaldlbad, Viena, Áustria

Reprodução/Internet/aproveitesuaviagem.com.br
Com restaurante, bar e parque infantil, este conjunto de lazer em Viena conta não só com uma, mas quatro piscinas aquecidas. Entre a beleza de uma área verde original que fica em volta, elas funcionam entre maio e setembro.

Confira mais imagens da Krapfenwaldlbad

Tags: calor

Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
600
 
Diego - 21 de Fevereiro às 13:39
Bem que a Lagoa da Pampulha poderia ser assim...

Últimas Notícias

ver todas
07 de julho de 2023
05 de julho de 2023