Médico constrói castelo em Sabará para realizar fantasia de infância

A residência em estilo medieval tem fosso, muralha e torres. Homem que idealizou a obra não esqueceu comodidades como piscinas e hidromassagem

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 22/07/2014 15:11 Pedro Ferreira /Estado de Minas
Gladyston Rodrigues/EM/D.A Press
Um castelo em construção surpreende quem passa pela Rua Costa Rodrigues, no Bairro Vila Esperança, em Sabará, cidade histórica da Região Metropolitana de Belo Horizonte, a 19 quilômetros da capital. Pessoas não resistem à curiosidade e pedem para conhecer o interior do imóvel, mas o dono, o médico Lívio Anastásio Ferreira Filho, de 67 anos, não deixa ninguém passar do pátio, a não ser a família.

Lívio conta que o sonho de morar em castelo vem da infância, quando dava asas à imaginação e “viajava” para os tempos da Idade Média lendo histórias em quadrinhos e vendo desenhos animados no cinema. Já são 10 anos de construção e o médico promete surpresa para o fim do ano, quando espera abrir a casa para os curiosos. “O que quero mesmo é impressionar, deixar todos boquiabertos.”

Veja mais fotos do castelo

Quem mais curte o castelo é a neta dele, Alice, de 6, que se sente uma verdadeira princesa. Em um dos aniversários, ela subiu em uma das 11 torres e jogou uma gigantesca trança feita com cordas, imitando Rapunzel, personagem criada na Alemanha pelos irmãos Grimm e publicada pela primeira vez em 1812.

O médico faz tudo no castelo nas folgas do trabalho. O filho, de 30, conhecedor de hidráulica e eletricidade, o ajuda quando pode. Para fazer o portão, que é acionado por um sistema automático, ele mandou trazer a madeira do Pará. “O portão será uma rampa, que descerá sobre um fosso construído para criar traíras. Os carros passarão sobre a rampa para entrar na garagem.”

Os arcos das portas foram feitos por um ferreiro de Governador Valadares, no Vale do Rio Doce. As pedras que revestem o castelo foram extraídas em Diamantina (Alto Jequitinhonha), em Piumhi (Sul de Minas) e em Três Marias (Região Central do estado). “Não há nada que tenha sido pintado. Todo o teto é feito em ipê e não levou prego ou parafuso. É tudo encaixado.” Os móveis também são feitos sob encomenda. São 16 cadeiras almofadadas, com encosto alto, tudo em jacarandá.

Lívio conta que somente o quarto dele tem 240 metros quadrados. A sala, 125 metros quadrados. São oito banheiros. No terraço, há duas piscinas, uma delas aquecida, e uma banheira de hidromassagem, na qual ele e a mulher nadam à vontade, sem vizinhos a espioná-los. Por uma abertura na parede, eles observam da piscina a movimentação no pátio, lá embaixo, onde há outra piscina para as visitas, já que elas não podem entrar no castelo.
Gladyston Rodrigues/EM/D.A Press
O que mais impressiona na construção, segundo o médico, é o sistema de ventilação, criado por ele mesmo. “Comprei o terreno no topo de uma montanha e recebo vento de todos os lados. Há janelas giratórias e é possível receber ar mais fresco vindo dos fundos do castelo e um ar mais quente vindo da praça. Se você joga um pedaço de papel dentro do castelo, ele fica girando por até três dias. Um verdadeiro turbilhão.”

A mulher dele, a enfermeira Sônia Jane Siman Pinto, de 59, conta que estão casados há 34 anos e que o marido sempre sonhou com o castelo. Ela diz se sentir uma rainha, mesmo porque é assim que é tratada pelos amigos mais próximos, que são muitos. “Já demos festa para 700 pessoas, mas todas ficam só no pátio.” Eles pensam em uma festa temática para a inauguração: ele de rei, ela de rainha e a neta de princesa.

Para vizinhos, o médico é um exagerado, mas todos querem saber como é o imóvel por dentro. O historiador Célio Macedo, de 53, mora perto e diz que não trocaria sua casa pelo castelo. Para ele, a construção destoa das outras residências da rua. “Não conheço e nem sei quem é esse médico, apesar de morar ao lado. Jamais faria um castelo. Gosto mais da minha casa, que é bem simples. Também não é bom tanta ostentação nos dias de hoje.” O médico rebate: “Não troco o castelo por nada neste mundo. Nem se alguém me oferecer uma viagem.”

Tags: construção

Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
600
 
Katia - 22 de Julho às 17:12
Pode até ser exagerado, mas o dinheiro é dele, trabalhou a vida toda e tem mais é que realizar seus sonhos mesmo. Achei muito bacana. Também gostaria de morar em um hi hi hi.

Últimas Notícias

ver todas
07 de julho de 2023
05 de julho de 2023