Conheça cinco templos religiosos monumentais pelo mundo

Além de serem lugares para reflexão e pensamento, os templos também constituem belíssimas obras arquitetônicas

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 01/08/2014 13:03 / atualizado em 01/08/2014 14:15 CorreioWeb /Lugar Certo
O Templo de Salomão, da Igreja Universal do Reino de Deus, foi inaugurado nesta quinta-feira (31), em São Paulo, e tem chamado atenção pelo tamanho e imponência. Com 100 mil m² de área construída, a edificação tem capacidade para abrigar 10 mil pessoas e é a réplica do Templo de Salomão de Jerusalém, em Israel.

O líder da Igreja Universal, Edir Macedo, mandou buscar em Israel todas as pedras que revestiram a obra. No total, foram mais de 40 mil m² de material trazido de Hebron, a antiga capital do reino de Davi, o mesmo revestimento do Muro das Lamentações.
Antonio Miotto/Fotoarena/Folhapress
Os templos religiosos sempre tiveram lugar cativo na história da humanidade, que herdou grandes obras seculares, com arquitetura marcante e ricas em conceitos históricos e sociais. Caminhando pela fé, os devotos não veem esses edifícios como simples construções, mas como lugares sagrados e cheios de significados. Veja a seleção especial do Lugar Certo e conheça cinco templos suntusos pelo mundo:

1. Angkor Wat (Camboja - Budista)
AFP PHOTO/ TANG CHHIN
Inicialmente um templo hindu e depois budista, Angkor Wat é o maior monumento religioso do mundo, com uma área construída de 2 milhões de m². Ele está situado ao norte da atual Siem Reap, na província homônima do Camboja. O templo é o ponto máximo do estilo clássico da arquitetura do antigo império Khmer.
_____________________________________________________________________________________________________
2. Mesquita Al-Haram (Arábia Saudita - Islamismo)
Reprodução/Internet/gigantesdomundo.blogspot.com
Também conhecido como Grande Mesquita, é o maior centro de peregrinação do mundo, localizado na cidade de Meca, na Arábia Saudita, o lugar mais sagrado para os fiéis do Islã. Cerca de 1,5 bilhões de mulçumanos se voltam para ela cinco vezes ao dia para rezar, obedecendo aos preceitos do Alcorão, livro sagrado mulçumano. A Mesquita Al-Haram comporta 300 mil fiéis e ocupa uma área de 160 mil m².
_____________________________________________________________________________________________________
3. Borobudur (Indonésia - Budismo)
AFP PHOTO/ROSLAN RAHMAN
Borobudur é o maior monumento budista do mundo. Atualmente, é a atração turística mais popular na Indonésia, com 60 mil m². Foi construído no século 8, originalmente como um templo hindu. Depois, sua construção foi continuada como um templo budista. Com o advento do islamismo na ilha de Java, Borobudur foi abandonado e envolvido pela selva, até a sua redescoberta, em 1814, por colonos ingleses. A Unesco promoveu um programa para sua reconstrução e recuperação, que findou em 1983.
_____________________________________________________________________________________________________
4. Basílica de São Pedro (Vaticano - Igreja Católica)
Diego Amorim/CB/D.A Press
Trata-se do maior e mais importante edifício religioso do catolicismo e um dos locais cristãos mais visitados do mundo. Cobre uma área de 23 mil m², pode abrigar mais de 60 mil devotos e a sua cúpula tem altura de 136,57 metros. Diz a tradição que, abaixo do altar, encontra-se o túmulo de Pedro, um dos doze apóstolos de Cristo, considerado pelos católicos como o primeiro papa da igreja católica.
_____________________________________________________________________________________________________
5. Basílica de Nossa Senhora Aparecida (Brasil - Igreja Católica)
Ed Alves/CB/D.A Press
A Basílica de Nossa Senhora Aparecida está localizada no interior do estado de São Paulo e é o segundo maior templo católico do mundo, menor apenas que a Basília de São Pedro, no Vaticano. Em seu interior, cabem de 45 mil a 70 mil devotos, em um espaço de 12 mil m². Seu anexo conta com shopping, clinica médica e restaurantes.

Tags: mundo

Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
600
 
franklin - 01 de Agosto às 14:52
Acho muito bonito esses templos. Porem, eu acho se destinassem as verbas gastas nestes monumentos para matar a fome no mundo, seria mais benefico.

Últimas Notícias

ver todas
07 de julho de 2023
05 de julho de 2023