Inovadores e práticos

Construtoras investem em projetos arquitetônicos arrojados

Propostas diferenciadas buscam uma forma de harmonizar o empreendimento com a vida urbana. Serviços exclusivos também integram as unidades

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 19/10/2014 08:00 / atualizado em 17/10/2014 13:35 Silas Scalioni /Estado de Minas
"O prédio é todo recortado e recoberto de muito vidro, que chama a atenção do observador. E os serviços oferecidos o tornam muito especial" - Lucas Couto, diretor da Patrimar
Criar e viabilizar um projeto arquitetônico diferenciado, além de valorizar a estética e a funcionalidade do empreendimento, contribuem bastante para a beleza da cidade e a qualidade de vida. Custos à parte, uma vez que projetos arrojados e inovadores, muitas vezes, demandam materiais e equipamentos mais caros, as construtoras vêm se preocupando cada vez mais em aliar desenvolvimento imobiliário e harmonia urbana. O cidadão que precisa viver no interior de uma selva de pedras agradece por, pelo menos, poder apreciar uma cidade mais bonita e moderna.

Alexandre Nagazawa, arquiteto da Bloc Arquitetura e consultor do Grupo EPO, explica que há, hoje, uma tendência entre os arquitetos de optar por projetos sustentáveis, que valorizem a ventilação, a iluminação natural e o melhor aproveitamento da energia solar. Além de aproveitar o terreno da construção de forma mais racional, criando um projeto paisagístico escalonado ao longo da sua topografia. “Um projeto assim, por si só, já é inovador, sendo possível desenvolver um design diferenciado a partir dessa arquitetura”, diz ele, salientando que a escolha de bons materiais também vai tornar o edifício esteticamente diferenciado ao olhar das pessoas. “Claro que o uso de materiais mais caros vai encarecer a obra. Imagine um prédio todo com fachada de vidro, como fica bonito. Mas o custo disso sobe perto de 30%”, avisa.

Seguindo esta linha, o Grupo EPO tem como destaque entre seus empreendimentos o Paisagem Escritório Parque, localizado no Bairro Alto Santa Lúcia, com acesso principal pela Avenida Raja Gabáglia. Com projeto arquitetônico assinado pelo arquiteto Gustavo Penna, o complexo empresarial representou um desafio para a equipe envolvida em sua concepção, já que o terreno é irregular e elevado. “Sempre amei as montanhas, suas ondulações e o mistério que guarda o seu interior. O projeto é uma homenagem a elas”, afirma Gustavo Penna. Com 44,6 mil metros quadrados (m²) de área construída, o empreendimento é visto como um ícone da cidade. São quatro edifícios escalonados, independentes, e em harmonia com o entorno. Terraços descobertos, com vista panorâmica da cidade, fachadas curvas, que acompanham o relevo do terreno, uma tipologia interna flexível e espaços integrados são algumas características que atraíram, por exemplo, o consulado norte-americano. A embaixada do país vai ocupar todo o Edifício Panorama, que é um dos prédios do complexo.

FAZER DIFERENTE

Outra construtora que valoriza o arrojo em seus projetos, a Patrimar informa que sempre busca inovar ao conceber um empreendimento. Para o seu diretor, Lucas Couto, arrojar é fazer diferente, criar plantas inteligentes, práticas e que atendam às exigências do mercado. Ele cita o último lançamento da construtora, o Edifício Manhattan Square, na Savassi, como exemplo de arquitetura inovadora, que remete à ilha de Manhattan, em Nova York. “É um projeto bonito e prático. O prédio é todo recortado e recoberto de muito vidro, que chama a atenção do observador. E os serviços oferecidos o tornam muito especial”, afirma. Outro empreendimento da empresa que se encaixa perfeitamente nesse quadro é o Empresarial Irffi, no Bairro Santo Agostinho, projeto que ainda vai ser lançado nos próximos meses, mas que já ganhou dois prêmios internacionais de arquitetura. Ao melhor estilo Niemeyer, o prédio tem a forma curva, com fachada 100% em vidro e ocupa todos os 130 metros da parte frontal do terreno.

Para Adriana Bordalo, diretora-geral do Grupo RKM Engenharia, toda a trajetória da empresa é marcada pela inovação, solidez e pioneirismo, tendo a RKM a qualidade como sua premissa básica. “Para se destacar em um mercado tão exigente e concorrido, buscamos criar diferenciais, como projetos arquitetônicos arrojados, que encantem os clientes”, diz a diretora, destacando entre esses diferenciais empreendimentos mais humanizados, que valorizam os espaços de convivência, integração e bem viver; investimentos seguros e rentáveis, onde são aplicadas as mais modernas tecnologias e métodos construtivos; e atendimento personalizado, buscando sempre a satisfação do cliente. “O Karina Barakat e o Edifício Zaidal, ambos no Bairro Funcionários, são dois exemplos disso, pois reúnem conforto, praticidade, serviços e projetos arquitetônicos belos, que valorizam muito o visual da cidade.”

Tags: mercado imobiliário

Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
600
 
Marcos - 19 de Outubro às 14:11
Bolha imobiliária.

Últimas Notícias

ver todas
07 de julho de 2023
05 de julho de 2023