Holanda cria ciclovia sustentável que gera energia limpa

A Solar Road pode produzir 50 quilowatts-hora por metro quadrado

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 14/11/2014 13:50 / atualizado em 14/11/2014 13:58 CorreioWeb /Lugar Certo
Solar Road/Divulgação
A Holanda tem a primeira ciclovia do mundo que é capaz de converter luz solar em eletricidade. Chamada de Solar Road, o primeiro protótipo foi instalado em Krommenie, que fica a 25 quilômetros da capital Amsterdam, nesta quarta-feira (12/11). Com 70 metros de extensão, a via pode produzir energia suficiente para alimentar as casas de três famílias durante o ano.



A Solar Road é basicamente um módulo de concreto coberto por uma camada de vidro super resistente e células fotovoltaicas, que captam a energia do sol e a convertem em eletricidade. Além de permitir uma extensão maior para a captação dos raios solares, a nova ciclovia não causa impactos na paisagem. De acordo com os autores do projeto, a Solar Road é capaz de produzir 50 quilowatts-hora por metro quadrado.

A iniciativa é da TNO, uma organização holandesa independente que promove a inovação. Por enquanto, apenas 70 metros de ciclovia inteligente serão instalados, mas ideia é aumentar a extensão para 300 metros até 2016. O projeto tem um custo estimado de 3 milhões de euros.
Solar Road/Divulgação
Solar Road/Divulgação
Solar Road/Divulgação

Tags: energia

Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
600
 
Lincoln - 16 de Novembro às 13:01
E n'os aqui fazendo teste de resistencia em viaduto pronto h'a mais 10 anos sem que os pseudos, engenheiros,prefeitos,politicos sem nem um pouquinho de vergonha na cara, tanto o costume de fazer merda e ninguem se importar.Noticia proibida pra menores estudantes de hoje.'

Últimas Notícias

ver todas
07 de julho de 2023
05 de julho de 2023