Saiba como identificar vazamentos em casa e evite prejuízos

Manchas de mofo ou presença de umidade em pontos próximos às instalações hidráulicas são sinais claros de vazamento de água

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 30/12/2014 09:00 / atualizado em 29/12/2014 14:20 Silas Scalioni /Estado de Minas
SXC.hu/Banco de Imagens
Diante da grave crise hídrica que o Brasil enfrenta, economizar água se tornou essencial, o que vem levando até empresas especializadas em produtos para a construção a criar campanhas especiais. A Tigre, fabricante de tubos e conexões, por exemplo, tem se empenhado em mostrar aos consumidores como identificar vazamentos residenciais e solucionar problemas. Afinal, uma casa pode ter vazamentos mesmo quando o relógio, que mede o consumo, estiver estático. “Vale observar se há mudanças na coloração de revestimentos e pisos ou a presença de mofo e umidade em algum ponto próximo ao sistema hidráulico”, diz Carlos Teruel, gerente de Produtos e Assistência Técnica da Tigre. É importante verificar com frequência se registros, torneiras e mangueiras de jardim estão funcionando corretamente.

Ele explica que perdas podem ocorrer por vários motivos, sendo os mais comuns os vazamentos em tubos e conexões ocasionados por erros na execução; falhas de registros, válvulas de descarga e torneiras que não vedam adequadamente; mau uso dos aparelhos; e falta de uso racional da água. “O consumidor pode perceber vazamentos por meio do aumento do consumo na conta mensal, por umidade e manchas na parede e pontos com gotejamento. A solução deve ser dada por um profissional que possa identificar falhas na instalação hidráulica”, informa.

A torneira é um dos maiores motivos de desperdício. As pessoas se esquecem de fechá-la ou não a fecham completamente, mas há modelos economizadores que permitem a redução da quantidade de água na entrada e seu fechamento automático. Teruel diz que, no caso da troca de material, como tubos e conexões, deve-se primeiramente verificar se há um projeto da rede hidráulica para servir de referência aos serviços de manutenção e reforma. O ideal, segundo ele, é que um engenheiro civil faça a avaliação da situação para propor soluções na instalação.

ORIENTAÇÕES TÉCNICAS

Ele ressalta que existem materiais adequados para casos diferentes de vazamento. De acordo com cada produto, há um componente específico para ser substituído, e o profissional deve seguir as orientações e referências do fabricante. “Uma torneira da marca X tem um mecanismo de vedação (bucha) específico para ela, sendo que um produto genérico ou adaptado pode não estancar o vazamento na mesma proporção, gerando novos problemas em curto espaço de tempo”, explica, destacando que um produto de qualidade e corretamente instalado e/ou revisado vai proporcionar, além de uma economia, aumento na sua vida útil.
Infiltração provocada por encanamento antigo - Gladyston Rodrigues/EM/D.A Press - 27/4/09 Infiltração provocada por encanamento antigo
Complementando, ele lembra que um simples vazamento pode causar muito prejuízo ao bolso do proprietário. “Só para ter uma ideia, uma torneira gotejando pode desperdiçar cerca de 46 litros de água por dia”, diz, acentuando que, dependendo do vazamento, esse volume pode superar os 5 mil litros, volume suficiente para encher cinco caixas de água residenciais. Porém, pelo fato de na maior parte das vezes os tubos e conexões ficarem embutidos na parede ou enterrados no solo, um simples vazamento pode se tornar um prejuízo impensável, com danos aos revestimentos (pintura, gesso) e pisos. “Por essa razão, é importante estar atento à qualidade do projeto, da mão de obra e dos materiais utilizados.”
SXC.hu/Banco de Imagens

Tags: vazamento

Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
600

Últimas Notícias

ver todas
07 de julho de 2023
05 de julho de 2023