Quem dá mais?

Sonho da casa própria pode se concretizar mais rápido por meio de leilões

Modalidade de compra de imóveis vem se tornando uma opção cada dia mais vantajosa

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 12/07/2015 08:00 Augusto Pio /Estado de Minas
Reprodução/Internet/idealmt.com.br
Com o mercado financeiro em crise e as recentes medidas que alteraram e dificultaram o financiamento de imóveis, os leilões se tornaram uma excelente opção para quem deseja adquirir a casa própria ou fazer um investimento. O advogado especializado em direito imobiliário, Alexandre Fadel, explica que a principal vantagem em adquirir um imóvel em um leilão é a possibilidade de comprá-lo por até 50% do valor de mercado, de forma legal. “O interessado com estudo prévio e conhecimento do que vai adquirir sabe até qual o valor pode chegar nos lances, evitando ultrapassar o valor de mercado”, garante o especialista.

Segundo o advogado, atualmente, existem muitos sites de leiloeiros. “Recomenda-se verificar junto à Junta Comercial de cada estado se o site é oficial e habilitado. Também nos fóruns de todas as cidades, são afixados os editais de leilões. Basta o interessado comparecer no dia, hora e local programado e oferecer lances no bem que lhe interessa. De regra, o pagamento é à vista, devendo o arrematante dar dois cheques de garantia, sendo um para o valor do lance e outro para a comissão do leiloeiro, que varia de 5% a 10% no caso de imóveis. Porém, quando não há interessados no bem, existe a possibilidade de se ofertar lances com parcelamento, o que pode ser interessante.”

Além da Caixa Econômica Federal, outras empresas realizam leilões de imóveis. “As instituições financeiras e o poder judiciário em todas as suas esferas fazem leilões de bens. A melhor opção sempre é o imóvel desocupado, pois a posse deste será mais rápida. Porém, os imóveis ocupados são passíveis de ação de imissão na posse, na qual o ocupante será obrigado a deixar o imóvel”, avisa Alexandre.

Ele aconselha uma visita antes ao imóvel a ser adquirido. “Recomenda-se uma inspeção externa e interna quando desocupado ou autorizado, para avaliar com precisão o seu estado. A principal recomendação é estudar o edital do leilão e a ação que o originou para saber do que se trata e se existe algum ônus. Deve-se também analisar se existe dívida de IPTU e condomínio, pois, dependendo da demanda, poderá incidir sobre o imóvel, apesar de que existem entendimentos judiciais de que tais dívidas não são transferidas para o adquirente. No entanto, não é uma posição unânime do judiciário.”

O advogado Alexandre Fadel recomenda verificar na Junta Comercial a habilitaçãode sites leiloeiros, para
não cair em armadilha - Arquivo Pessoal O advogado Alexandre Fadel recomenda verificar na Junta Comercial a habilitaçãode sites leiloeiros, para não cair em armadilha
LANCE

Ao comprar o imóvel, lembra Alexandre, o adquirente deve conseguir a carta de arrematação, que é fundamental para para concluir a operação e se tornar proprietário do bem. Ele aconselha ao comprador dar um lance máximo, porém, sem se deixar empolgar. “A estratégia deve ser ajustada antes do início do leilão, definindo até quando chegará nos lances para não se perder na emoção, superando um limite razoável de lucro. Não quer dizer que outros participantes que estejam dando lances mais altos estejam certos ou conhecem o bem.”

O advogado explica que as avaliações são realizadas judicialmente ou pelas instituições financeiras e, portanto, são confiáveis. “Ocorre, muitas vezes, de o imóvel ser avaliado abaixo do preço de mercado, motivo pelo qual o leilão pode ser interessante ainda. O edital é a regra base para o leilão e nele contém a maioria das informações necessárias. Se houver algum ônus ou o imóvel for diferente do que está no edital, a compra pode ser anulada e o valor do lance devolvido.”

Visando auxiliar os interessados na compra de uma nova residência ou ter segurança para um investimento com bom retorno, Alexandre Fadel realiza nesta terça-feira, a partir das 18h30, na Avenida Prudente de Morais (621/610), Bairro Santo Antônio, a palestra Como adquirir imóveis em leilões. “Vamos abordar os diferentes tipos de leilões, questões da venda, edital, formas de pagamento, despesas envolvidas, entre outros pontos que geram dúvidas.” Informações e reservas: (31) 2552-2898.
Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
600

Últimas Notícias

ver todas
07 de julho de 2023
05 de julho de 2023