Construções ecológicas

Aeroportos pelo mundo adotam soluções para se tornarem sustentáveis

Além de economia de energia e água, até cabras ajudam a manter os terminais em sintonia com a natureza

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 14/07/2015 14:37 / atualizado em 14/07/2015 14:46 CorreioWeb /Lugar Certo
Aeroporto Internacional do Kuwait - Foster - Partners/Divulgação Aeroporto Internacional do Kuwait
Em todo o mundo, empresas e pessoas comuns têm se unido para investir em sustentabilidade, mas a aposta em tecnologias verdes, a cada dia, toma proporções maiores. Um exemplo são aeroportos em vários países que foram transformados para aderir ao movimento que respeita o meio ambiente.

As iniciativas vão além da economia de energia e água. Eliminar totalmente a emissão de gás carbônico na atmosfera é o objetivo do Aeroporto Internacional de São Francisco, nos EUA, até 2020. Além disso, os passageiros que alugarem carros eco-friendly terão descontos e os ônibus devem operar a base de biodiesel. Os responsáveis pelo aeroporto até trocaram a forma como a grama é aparada: ao invés de ser cortada, ela é comida por cabras.

No Kuwait, o Aeroporto Internacional promete se tornar um ícone da sustentabilidade no país. O teto será feito em vidro para permitir a entrada de luz solar durante o dia, e também vai receber painéis fotovoltaicos para captar energia.

Aeroporto de Incheon, Coreia do Sul - Gensler/Divulgação Aeroporto de Incheon, Coreia do Sul
Gestão de recursos hídricos, energéticos e baixo nível de emissão de carbono já são marcas do Aeroporto de Incheon, na Coreia do Sul. Mesmo assim, um projeto de construção de um novo terminal inclui jardins e hortas dentro do aeroporto.

O Aeroporto de Queen Alia, na Jordânia, conta com espaços verdes para ajudar a purificar o ar, neutralizar as emissões de carbono e manter a temperatura interna. Outro exemplo é o Aeroporto Internacional O'hare, em Chicago. Lá, as verduras usadas nos restaurantes são cultivadas dentro do aeroporto, por meio de sistema aeropônico. E no local existem ainda ações para captação e reuso de água, gestão energética, telhados verdes e existem bebedouros de graça para incentivar a reutilização das garrafas plásticas.

Aeroporto Internacional de Queen Alia - Foster - Partners/Divulgação Aeroporto Internacional de Queen Alia
Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
600

Últimas Notícias

ver todas
07 de julho de 2023
05 de julho de 2023