Casa contêiner na Espanha é quase toda feita com materiais reaproveitados

Construção é 70% concebida com matéria-prima reciclada e, além da sustentabilidade, prima pelo charme em harmonia com a natureza ao redor

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 28/04/2017 13:19 / atualizado em 28/04/2017 13:32 Joana Gontijo /Lugar Certo
Divulgação

Totalmente sustentável, sem perder pela beleza e elegância. Desenvolvida pelo escritório de arquitetura James & Mau, a casa El Tiemblo explora a tendência da construção ecológica. Concebida com materiais reaproveitados, exalta como proposta arquitetônica um projeto harmônico com o entorno, ao mesmo tempo em que o interior esbanja o design arrojado e acolhedor.

Com um baixo orçamento como ponto de partida, os autores da morada na Espanha apostaram em um sistema modular, com quatro contêineres encaixados como peças de Lego, lançando mão ao máximo de sua estética brutalista. São 190 metros quadrados de área total, sendo que 70% da habitação é feita com matéria-prima reciclada, reutilizada ou limpa.

Divulgação

A configuração disposta em formato de L é distribuída em dois pavimentos, incluindo mais de sete cômodos de tamanho generoso. Sala, cozinha e banheiros ocupam o térreo, enquanto no andar de cima estão uma sala de estudos, uma suíte máster e o banheiro social. Os espaços se abrem para o exterior pelas grandes superfícies envidraçadas, exaltando o fantástico panorama do terreno.

A ideia dos arquitetos é prover independência, conforto e privacidade aos moradores. Cuidados com a redução do consumo de energia da residência, por sua vez, também foram priorizados. O planejamento da casa considera todas as condições naturais e utilizou a arquitetura bioclimática para oferecer autonomia energética à construção.

Divulgação

O sistema de isolamento térmico é um exemplo de reaproveitamento - foi desenvolvido a partir de jornal velho. Outra questão relevante é que o sistema modular acabou reduzindo também os impactos com transporte de materiais e os custos. O formato possibilita ainda que alterações na estrutura sejam feitas com o passar do tempo, conforme o desejo dos usuários.
Pablo Sarabia/Infiniski
Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
600

Últimas Notícias

ver todas
07 de julho de 2023
05 de julho de 2023